Copilado Questões Mercado Financeiro e de Capitais UVA
Por: deividcarioca • 4/6/2019 • Relatório de pesquisa • 6.176 Palavras (25 Páginas) • 775 Visualizações
Ao final do século passado foi adotado no Brasil o conceito de Banco Múltiplo, o qual, com autorização para operar mais de uma carteira, se inseria em vários segmentos da intermediação financeira. Compare o conceito de Banco Múltiplo com o de Conglomerado Financeiro, em que várias empresas financeiras atuam em conjunto sob uma mesma holding ou um mesmo grupo.
O Banco Múltiplo se constitui em uma instituição autorizada a operar mais de uma carteira bancária, podendo o mesmo fazer parte de um conglomerado financeiro.
As escalas de classificação de risco variam de agência para agência, porém carregam uma coerência entre suas amplitudes e fronteira, indicando os níveis de risco aceitáveis ou rotulados como especulativos. Como exemplo, temos o caso do Brasil, que há alguns anos conquistou o “grau de investimento”, atribuído pelas principais agências de rating internacionais e que, por conta da crise política e econômica que teve início no primeiro semestre de 2015, teve esse status posto em observação. Estabeleça uma relação entre a chamada “fronteira do grau de investimento” e os níveis de risco atribuídos a um determinado investimento em um título de dívida.
Se um título de dívida possui classificação abaixo do grau de investimento, este é considerado um investimento especulativo ou de “grau especulativo”.
O papel das autoridades financeiras de uma nação e a relação das mesmas com as demais instituições, tais como bancos, seguradoras e corretoras de valores, os também chamados operadores do mercado, varia de acordo com o grau de liberdade em que a economia opera. A determinação de taxas de câmbio, financiamentos e padrão de operações de crédito e em bolsas de valores pode caracterizar uma economia com rígido controle governamental, tendo na ponta oposta uma liberdade de atuação do mercado. Compare a atuação das autoridades financeiras com os operadores do mercado em uma economia com elevado grau de liberdade.
Neste tipo de economia as autoridades financeiras se focam na proteção dos investidores, poupadores e tomadores de crédito, deixando a determinação de ofertas e custos a cargo dos operadores de mercado, podendo, porém, ocorrer algumas intervenções.
As debêntures são importantes instrumentos de captação de recursos por parte das sociedades anônimas. São títulos típicos do mercado de capitais, pois, apesar de sua característica inicial ser a de um título de dívida, a relação é direta entre empresa emissora e aplicador. As debêntures são ainda divididas em
três classes: simples, conversíveis e permutáveis. Estabeleça uma relação entre as debêntures conversíveis em ações e as debêntures permutáveis no que se refere à troca desses títulos de dívida por outros de renda variável.
Ambas as classes são permutáveis por ações, as primeiras por ações da própria emissora e as segundas por de outras empresas, que não a emissora.
Ao longo do dia uma instituição financeira constitui ativos e passivos ou mesmo os reduz, por meio de operações de crédito, compra de títulos e captações de CDBs, LFs, LCAs, LCIs, Caderneta de Poupança e depósitos à vista. Ao final desse dia, a instituição deve possuir passivos, ou seja, recursos captados de terceiros somados ao patrimônio líquido da instituição, em montante maior ou igual aos seus ativos. Caso isso não ocorra, a instituição deve buscar recursos no mercado interbancário e, por fim, no redesconto bancário. Diferencie o Redesconto Bancário do mercado interbancário, em que ocorrem as operações envolvendo CDI, no que se refere às contrapartes.
No interbancário opera a instituição financeira interessada, tendo como contraparte outra instituição financeira. No redesconto bancário, a contraparte é o BACEN.
Um importante destino dos recursos excedentes de pessoas físicas e jurídicas são os títulos de renda fixa e variável negociados no Mercado de Capitais, tais como Ações, Debêntures e Notas Promissórias. A liquidez destes recursos, após a aplicação, depende da existência de um mercado secundário para esses títulos. Compare o mercado secundário de títulos de dívida e ações com o mercado primário desses mesmos títulos.
No mercado secundário são negociados títulos já emitidos e o recurso não vai para o caixa do emissor, enquanto que no mercado primário a venda é feita pelo emissor do título, recebendo em seu caixa os recursos captados.
No Mercado de Capitais, os títulos de dívida são representados pelas debêntures e notas promissórias, as quais possuem inúmeras características em comum, mas alguns aspectos as diferenciam. Descreva a diferença entre debêntures e notas promissórias, levando em conta os seus horizontes de vencimento.
Notas promissórias têm seu vencimento limitado a, no máximo, 360 dias, enquanto as debêntures possuem prazos não definidos, mas usualmente superiores.
Os riscos de toda natureza cercam as aplicações financeiras, sejam elas investimento ou poupança. A análise de crédito e a análise investimentos buscam precificar esses riscos, enquanto algumas medidas podem ser tomadas pelo investidor para antever contratempos e buscar medidas mitigatórias ou, simplesmente, evitar determinados riscos. Compare os conceitos de “mitigar” e “evitar” riscos.
Ao evitar, o investidor abre mão do risco, mas também da aplicação, por outro lado, as medidas mitigatórias visam minimizar os riscos de uma operação.
As opções de compra, conhecidas como “call”, conferem ao seu titular o direito, mas não a obrigação, de adquirir o ativo objeto ao preço de exercício, na data de vencimento, junto ao lançador da opção, ao qual foi pago um prêmio. O lançamento de opções pode ser feito “coberto”, quando o laçador possui o ativo objeto, ou “a descoberto”, quando este deverá, se exercido, comprar o ativo a preço de mercado para entregar ao titular. Sintetize o risco que um lançador a descoberto de uma opção de compra está exposto.
Perdas ilimitadas, dado que, em tese, o preço da ação pode se elevar, tendendo a infinito.
O mercado de derivativos pode servir para a estruturação de operações onde o investidor pode se proteger de oscilações de mercado enquanto busca recurso por um tempo determinado a partir da venda dos seus ativos. Tais instrumentos são denominados operações de caixa. Faça a distinção de uma operação de caixa realizada no mercado a termo de ações entre outra no mercado de opções, também de ações. Considere um detentor de uma ação de elevada liquidez no mercado e a sua necessidade de captar recursos por um prazo de 60 dias e vende-se ativo no mercado a termo com intenção de novamente adquiri-lo após este período.
...