Cultura da Informação
Por: fernandasco • 5/5/2015 • Abstract • 1.929 Palavras (8 Páginas) • 1.078 Visualizações
Cultura da Informação: Conjunto de valores, atitudes e comportamentos que influenciam a forma como as pessoas avaliam, aprendem, recolhem, organizam, processam, comunicam e utilizam a informação. Basicamente modo como às pessoas utilizam a informação, informação esta difundida por tecnologia. As redes de computadores e os recursos de multimídia possibilitam a partilha da informação, mas não garantem o uso inteligente da mesma.
As empresas para se manterem competitivas e se adequarem aos novos mercados necessitam de antever o futuro e isso requer uma serie de informações, de diversas fontes que precisam ser sintetizadas para serem apreendidas e isso só é possível através de uma cultura da informação que valorize ou leve em conta tais aspectos.
Primeira regra: deve estar implícito o que faz parte e o que não faz parte de tal cultura, ou seja, quais os elementos de uma cultura organizacional. Segundo Sashkin e Kiser após varias pesquisas sobre liderança e projetos de excelência organizacional a fim de melhorar o desempenho e a qualidade organizacional abordam os alicerces da qualidade total, sendo eles:
- O primeiro diz respeito às ferramentas técnicas;
- O segundo fator concentra-se no cliente como foco da qualidade total;
- O terceiro fator é a cultura da organização, que se baseia em determinados valores e na visão da liderança.
Oito elementos cruciais para o TQM – gestão de qualidade total
1 – As informações devem ser usadas para aperfeiçoar processos e não para julgar nem controlar pessoas. + importante
2 – Autoridade deve ser igual à responsabilidade
3 - Deve haver recompensa pelos resultados
4 – A cooperação, não a competição deve ser a base para o trabalho em conjunto.
5 – Os funcionários devem ter estabilidade no emprego
6 – Deve haver um clima de justiça
7 – A remuneração deve ser justo (quanto está disposto a pagar e o quanto está disposto a receber)
8 – Os funcionários devem ter participações no capital da empresa.
Além da primeira regra a cultura torna-se mais forte se dispuser de pessoas que possuam os seguintes conhecimentos:
- fontes de informações existentes (formais e informais)
- capacidade para utilizar essas fontes, interagir com pessoas ou sistemas de informações.
- avaliar a qualidade da informação (confiabilidade, precisão, atualidade, etc.).
- identificar problemas e as informações necessárias para resolvê-los
- identificar e acessar as informações necessárias para encontrar soluções para os problemas
- Aplicar as informações obtidas na solução de problemas
- Habilidade para articular, organizar e comunicar informações as demais pessoas da empresa de modo apropriado.
Para cada tipo de organização há uma cultura da informação adequada, ou seja, através de todas as análises da informação definir a mais apropriada a estratégia global da empresa, mais apropriada as metas da empresa, define-se qual através de dois critérios:
1 - Grau de incerteza da informação sobre o mercado. (è alto? é baixo?).
2 - Grau de complexidade da informação sobre produtos e processos. (è alto? é baixo?).
De acordo com as respostas acima encontramos umas das quatro culturas típicas:
Controlar: monitorar erros e problemas, usada como meio de exercer influencia ou poder sobre outros. Adequado a uma empresa com baixa incerteza de informação sobre o mercado e de baixa complexidade da informação sobre produtos e processos. Ex. fabrica de calçados
Adaptar: corrigir erros e problemas, as informações sobre fracassos e êxitos são importantes para provocar mudanças desejáveis. Adequado a uma empresa com baixa incerteza de informação sobre o mercado e alta complexidade da informação sobre produtos e processos. Ex. setor farmacêutico
Antecipar: evitar erros e problemas, procura informações para tomar decisões que ajudem a antever o futuro e mudar as próprias atitudes. Adequado a uma empresa com alta incerteza da informação sobre o mercado e baixa complexidade de informação sobre produtos e processos. Ex. empresas que negocia moedas (cambio)
Criar: redefinir novas condições de sucesso, redefinir novas oportunidades, para enfrentar ameaças e oportunidades. Adequada a empresas com alto grau de incerteza da informação sobre o mercado e alta complexidade da informação sobre produtos e processos. Ex. propaganda e pesquisa sobre novos produtos e tecnologias.
Informação Estratégica: está ligada a processos críticos e a projetos que asseguram a sobrevivência da empresa. De acordo com Gilbert o que vale é a estratégia e classifica o sistema de informação em dois tipos:
Informação operativa: para rotinas do dia-dia da empresa, ajuda as diversas funções a executar algumas tarefas especializadas. Ex. atender cliente
Informação Competitiva: para auxiliar a criar e manter uma vantagem competitiva sobre a concorrência.
O sistema de informação competitivo concentra-se em três pontos:
- na vantagem competitiva que requer custo
- fatores-chave de sucesso (fontes de vantagem competitiva), cada um deles apoiado por um
- grupo de informação, composto por base de dados que contem a informação necessária para alcançar um determinado fator-chave de sucesso e por aplicativos destinados a distribuir a informação.
A aplicação de um sistema de informação competitiva deve estar associada a vantagem competitiva que a empresa possui.
Vantagem competitiva: è qualquer característica do produto ou serviço da empresa que os clientes reconhecer como um diferenciador positivo em relação a outras empresas e por isso são atraídos para comprar da empresa, desta forma são errôneas as expressões do tipo “ a empresa tem vantagem competitiva porque está localizada perto das fontes de suprimentos, ou porque possui tecnologia de produção inovadora”. Essas não são vantagens competitivas, são no máximo fontes de vantagens competitivas.
...