Curso De Especialização Em Administração Pública
Por: Janaina_Japor • 4/5/2023 • Projeto de pesquisa • 2.042 Palavras (9 Páginas) • 55 Visualizações
ESCOLA DE GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS – EGPP
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – CEAP (XL)
JANAINA FRANCISCO LARA CAMELO JAPOR COELHO
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA: a evolução da execução da despesa no Estado do Rio de Janeiro no período de 2016 a 2019 e a qualidade do gasto público
RIO DE JANEIRO
2019
JANAINA FRANCISCO LARA CAMELO JAPOR COELHO
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA: a evolução da execução da despesa no Estado do Rio de Janeiro no período de 2016 a 2019 e a qualidade do gasto público
Projeto de Pesquisa apresentado à Disciplina Metodologia a Pesquisa Científica como requisito parcial para avaliação da disciplina.
Orientadora: Prof.ª MsC. Carla Marina Lobo
RIO DE JANEIRO
2019
SUMÁRIO
1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA ………………………………………………………….. 4
1.1 PROBLEMATIZAÇÃO ……………………………………………………………………. 4
2 OBJETIVOS …………………………………………………………………………….. 4
2.1 GERAL …………………………………………………………………………….. 4
2.2 ESPECÍFICOS …………………………………………………………………………….. 4
3 JUSTIFICATIVA …………………………………………………………………………….. 5
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA …………………………………………………………… 6
5 METODOLOGIA ……………………………………………………………………………. 9
6 CRONOGRAMA ……………………………………………………………………………. 10
REFERÊNCIAS ……………………………………………………………………………. 11
ANEXOS …………………………………………………………………………. 12
1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA
O aumento da intolerância à corrupção, a conscientização do cidadão quanto ao papel do Estado em suprir determinadas necessidades e propiciar o bem-estar da sociedade evidencia a necessidade do aumento da qualidade do gasto público.
A crescente demanda por serviços públicos e a escassez desses recursos faz com que a administração pública necessite cada vez mais desenvolver habilidades para que os recursos sejam alocados de forma eficiente para suprir adequadamente as necessidades da população, utilizando-se menos recursos e retornando mais serviços e com mais qualidade.
Para que o gestor público consiga tomar decisões mais acertadas com o fim de maximizar a eficiência, é necessário que sejam feitas análises e diagnósticos dos gastos e elaboração de indicadores que os norteiem.
O trabalho tem como objetivo analisar as despesas orçamentárias executadas no período de 2016 a 2019 no Estado do Rio de Janeiro e sua composição, possibilitando a avaliação da qualidade do gasto público.
1.1 PROBLEMATIZAÇÃO
De que forma os gastos públicos estão sendo executados para que as políticas públicas sejam concretizadas e efetivamente proporcionem melhorias na qualidade de vida da população?
2 OBJETIVOS
2.1 GERAL:
Analisar a evolução da execução orçamentária da despesa no Estado do Rio de Janeiro e a alocação dos recursos no período de 2016 a 2019.
2.2 ESPECÍFICOS:
Comparar a execução da despesa pública entre os exercícios de 2016, 2017, 2018 e 2019.
Verificar a alocação dos recursos em relação aos grupos de despesas e funções de governo.
Elaborar indicadores de eficiência
3 JUSTIFICATIVA
Há alguns anos a sociedade não vem mais aceitando o descaso com o bem-estar dos cidadãos e a corrupção dos governantes. Especificamente no Estado do Rio de Janeiro, essa corrupção levou o Estado a uma situação crítica que desencadeou em péssimos serviços à população e atrasos nos salários do servidor público. A possível solução foi a entrada no Regime de Recuperação Fiscal por meio da Lei Complementar 159/2017.
A preocupação com a qualidade do gasto público foi indicada na própria Constituição Federal de 1988 quando da inclusão do Princípio da Eficiência em seu art.37, caput., entretanto a eficiência é frequentemente prejudicada pelo excesso de normatizações da ainda cultura da burocratização no serviço público, ficando claro que mais do que normatização, atingir a eficiência e consequentemente o crescimento da qualidade do gasto público, passa por uma mudança cultural não só da administração pública, mas de toda a sociedade.
Esses revezes demonstram que é de suma importância alocar adequadamente os recursos públicos para que sejam ofertados serviços de boa qualidade utilizando-se o mínimo de recursos possível.
O estudo se torna relevante, pois propiciará à administração pública e à sociedade em geral informações acerca do desempenho na gestão do Estado do Rio de Janeiro.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Inicialmente o estudo pretende analisar a composição do gasto público do Estado do Rio de Janeiro e sua evolução na execução orçamentária. Segundo Boueri et al (2015) é de suma importância para o crescimento econômico, a composição do gasto assim como a preferência ao corte de gastos ao invés de aumento de receitas e que tais cortes devem ser nas despesas correntes ao invés de nas despesas com investimentos, para que se alcance o equilíbrio orçamentário.
...