DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE
Por: mmartins408 • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.333 Palavras (6 Páginas) • 248 Visualizações
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO..................................................................................................3
2.CONTABILIDADE COMERCIAL.......................................................................3
3.DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE.........4
4.REGIME DE APURAÇÃO..................................................................................5
5.MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES...................................................5
6.OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E IMPOSTOS........................................6
7.OPERAÇÕES FINANCEIRAS...........................................................................7
8.DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS....................................................................7
9.CONTABILIDADE E SUAS PESPECTIVAS......................................................8
10.CONCLUSÃO..................................................................................................9
11.REFERÊNCIAS..............................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
As empresas comerciais são entidades que objetivam o lucro. Para que estas entidades funcionem e atuem com legalidade e solidez no mercado,a Contabilidade Comercial usam de técnica Contábeis, seguindo ritos legais, regras fiscais e empresariais. A Contabilidade Comercial participa e registram todas as etapas das transações das entidades. Participando das compras, recebimentos, estocagem formação de preços de venda e das deduções de impostos, contribuições e apurações das receitas das transações comerciais.
2- Contabilidade Comercial
A Contabilidade Comercial é um ramo da Contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto de bens , direitos e obrigações do comerciante. A Contabilidade Comercial visa o lucro e é dividida em contabilidade mercantil, industrial e de serviços.A Contabilidade Comercial é peça fundamental para as empresas controlarem deus patrimônios, pois, todos os movimentos são registrados pela Contabilidade Comercial.
Na coleta e montagem dos relatórios contábeis existem normas e conceitos a serem observadas e seguidas pela Contabilidade a seguir serão relatados alguns tópicos relevantes para o gerenciamento e contabilização de uma empresa comercial.
3- Definições Conceitos dos Princípios da Contabilidade
a- Entidade
O princípio da Entidade reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade, afirma a autonomia patrimonial. Este faz a separação do patrimônio da entidade do patrimônio dos sócios, no art. 4- o Conselho Federal de Contabilidade diz que o “patrimônio não se confunde com aqueles de seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituições”.
b-Continuidade
O Principio da Continuidade pressupõe que a entidade continuará em operação, no futuro e, portanto, a mensuração e apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta estas circunstancias. Na visão da continuidade os planos e estratégias direcionadas à entidade levam em conta a continuação duradoura da entidade.
c-Competência
O Princípio da Competência determina que os fatos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos em que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Este princípio pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e despesas correntes.
Para se conhecer o reconhecer o resultado o resultado de um exercício, em determinado período período de tempo em uma entidade e preciso fazer o levantamento do total de despesas e receitas do exercício em questão. E são dois os regimes Contábeis que disciplinam a apuração do resultado: Regime de Caixa e Regime de Competência.
4-Regime de Apuração
a-Caixa
No Regime de caixa, a apuração dos resultados do exercício devem ser consideradas todas as despesas pagas e todas as receitas no respectivo exercício, sem observar a data geradora do fato. Muito utilizado em pequenos comércios.
b-Regime de Competência
Pelo Regime de Competência são consideradas nas apurações do exercício, as despesas incorridas e as receitas realizadas no respectivo exercício. É o regime indicado para as entidades com fins lucrativos, pois, abordam os custos e receitas do exercício pagas ou recebidas no momento gerador.
O Estoque em uma empresa comercial , industrial ou Prestadora de Serviços, o Estoque significa o material de consumo disponível e necessário para seu funcionamento. Com um estoque adequado a entidade pode planejar melhor o seu futuro, e melhor direcionar seus recursos disponíveis.
A Legislação de Imposto de Renda determina que os custos das mercadorias revendidas ou matérias-primas utilizadas será determinada com base em em registros permanentes de estoques, ou, valor dos estoques existentes, de acordo com o Livro de Inventário, no fim do período de apuração.
5-Métodos de Avaliação de Estoques
a-PEPS
No Método PEPS ( primeiro que Entra Primeiro que Sai) é baseado na imposição que as primeiras mercadorias que entra no estoque são as
...