DESENVOLVIMENTO EMPREENDEDORISMO
Por: Dayane Siqueira • 20/9/2020 • Trabalho acadêmico • 2.775 Palavras (12 Páginas) • 216 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Para execução dessa produção textual levaremos em consideração o caso de “Empreendedorismo Verde na empresa Green Trash”. Contaremos com essa proposta para que ocorra a fixação do conteúdo ministrado no semestre.
A situação a ser estudada é o caso do empreendedor que, orientado por sua genuína preocupação com o bem estar das pessoas e do planeta, decidiu constituir uma recente empresa, a Green Trash, especializada em produzir bens a partir de lixo, como o plástico, vidro e outros resíduos descartados. Este empreendedor sabe que a coleta dos resíduos é algo trabalhoso devido á grande capilaridade que existe no consumo de plástico, que é muitíssimo disseminado.
Atualmente, a empresa se especializou no segmento de confecção de roupas de fibras plásticas e decidiu comercializar seus produtos por venda direita no e-commerce, contudo, a Green Trash precisará investir na implantação desta plataforma de comércio eletrônico.
Desta Forma, elabora-se um documento que auxilie a obter o conhecimento necessário para suas atividades empresariais sejam realizadas e com sucesso.
Esse trabalho está construído a partir da metodologia de estudo de caso e da revisão bibliográfica, para que seja possível compreender os desdobramentos possíveis por meio da aplicação teórica e prática dos conteúdos estudados.
4
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 DESAFIO 1 – EMPREENDEDORISMO
Ser empreendedor significa ser motivado pela autorrealização, pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Existem pesquisas no mundo para identificar características em pessoas de sucesso, e mais básica de todas é o desejo de realização. Tal desejo que leva as pessoas a acreditarem e serem apaixonadas pelo que fazem. Os empreendedores estão sempre preocupados em melhorar nas habilidades menos desenvolvidas e se aprimorar nas mais fortes. O que diferencia o empreendedor dos demais é a maneira de como percebe a mudança e reage com as oportunidades tendo a iniciativa para gerenciar um novo negócio e tendo a responsabilidade de riscos calculados, gerando o valor para sociedade.
O lado ambiental busca inovações que propõe qualidade, em prol da preservação e sustentabilidade ou seja; que este fator é predominante para qualidade de vida da sociedade. Ainda possibilita o desenvolvimento econômico compatibilizando-o á igualdade social, e erradicação da pobreza e qualidade de bem-estar dos seres, reduzindo os impactos ambientais negativos e escassez ecológica.
Criando o novo negócio é o ponto de partida para qualquer empreendedor. Mas apenas a ideia não é o suficiente para bom desenvolvimento.
É preciso pensar em quais serão o seus principais produto e serviço, quem serão sua carteira de clientes, qual o lucro espera obter no negócio e em quanto tempo aguarda o retorno do investimento.
Neste contexto, é que entra o plano de negócios; uma importante ferramenta de gestão. O plano de negócios é um documento que pode e deve ser utilizado pela nova gestão que começa organizar a estrutura de criação.
É importante destacarmos que alguns pontos não deve ser esquecidos de lado na nova estrutura que esta sendo organizada.
Como, por exemplo, a experiência profissional e educacional de ambos gestores e funcionários. E também a definição das casulas jurídicas da empresa,o enquadramento tributário, a QSA ( Quadro de Sócios e Administradores da empresa na Receita Federal) e CNAEs( A classificação Nacional de Atividade Econômicas que é a classificação adotada pelo Sistema Estatísticos Nacional do Brasil e pelo órgãos federais,
5
estaduais e municipais gestores de registro administrativo e demais instituições do Brasil.
O plano de negócios ajudará o empreendedor a saber se a ideia é viável e auxiliará na busca por informações mais detalhada sobre o setor, produtos e/ou serviços que serão prestados aos clientes, concorrentes e os fornecedores. Assim descobrindo o ponto fortes e fracos da empresa.
Será a ferramenta que auxilia o processo do planejamento. Há razão em planejar é onde deseja chegar e como estará daqui 5, 10, 20 anos de mercado.
O crescimento é objetivo para o futuro que posa estar relacionando a diferentes áreas, mas é preciso planejar cada progresso.
Em mercado competitivo como na área ambiental a inovação se destaca como fator diferencial, cada vez devemos buscar profissionais com capacidade de inovação e sejam capazes de sair do conforto e apresentar ideias de processos e produtos e serviços.
A inovação está diretamente ligada com as novidades, gerando resultados positivos para empresa como lucro, solução de problemas e a ocupação de mercado.
São 3 tipos de inovação:
• Inovação de processos
• Inovação de Produtos e/ou Serviços
• Inovação Geral
Na inovação de processos, que corresponde ao conjunto de ações necessárias para atingir os objetivos claros.
A inovação de produtos e/ou serviços corresponde a modificação de design, função, mecanismos, softwares ,hardwares e afins que solucionem o mercado.
E a inovação geral, que ocorre ainda na empresa um todo.
Mudança na cultura organizacional, ramo de atividade, modelo de negócio ou em seus setores como departamento jurídico, contábil, de vendas , pós vendas entre outros .Pois existem setores mais conservadores e outros mais revolucionários.
O intraempreendedoríssimo é a modalidade que consiste na prática a capacidade de atuar
6
com donos do negócio, ajudando a movimentar a criação de ideias dentro das organizações, mesmo que indiretamente.
O corporativo é que está sempre atento aos riscos e oportunidades e notando as possibilidades que até mesmo os gestores deixaram passar despercebidos. Tem tendência de realizar e transformar sua ideia em realidade. Dando a organização a dar um upgrade que não seriam viáveis se apenas espera-se pelos gestores.
Os fatores oferecidos por eles são:
• Demonstração de interesse nas opiniões, dando abertura para novas ideias dos colaboradores e gerando um ambiente para novas iniciativas.
• Reconhecimento
...