DIAGNOSTICO DE UMA EMPRESA
Por: CIDALIZ • 5/2/2016 • Trabalho acadêmico • 4.883 Palavras (20 Páginas) • 262 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5][pic 6]
Cruzeiro Do Sul-2015
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral no curso de Administração de empresas no 8 período.
[pic 7]
[pic 8][pic 9]
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta um diagnostico de uma empresa da região no ramo de alimentação, além disso abordaremos a importância do sistema de informação em uma empresa no ramos de varejo, e como o administrador pode utilizar-se dessa importante ferramenta para melhorar cada vez mais a qualidade no atendimento com relação aos clientes e como pode ser feito para que haja um controle de estoque utilizando o sistema de informação. O mesmo visa simular as decisões e ações pertinentes a uma empresa.
DESENVOLVIMENTO
PRIMEIRO DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E GESTÃO DE NEGÓCIOS
Planejamento estratégico: O Planejamento é um processo gerencial que se refere à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Onde deve obedecer as seguintes etapas ao implementar na empresa.
A referida empresa apresenta as seguintes variáveis:
- demográficas: há um grande números de pessoas que frequentam a empresa e são clientes fieis da mesma.
- Tecnológicas: As tecnologias são essenciais e favorecem o sucesso da empresa e aumenta a produtividade.
- Culturais: A mesma se preocupa com a vida social das pessoas e com sua auto-estima.
- Variáveis político-legais, visa alcançar o sucesso da empresa;
- Ecológicas: visa o progresso e produtividade sem afetar o bem-estar ou a natureza.
- Clientes: estes são essenciais e são o alvo da empresa.
- Fornecedores: visa uma parceria de responsabilidades.
- Concorrentes: são uma forma de incentiva a empresa a buscar sempre a melhorar.
Assim, as oportunidades da empresa é se consolidar em uma empresa de grande sucesso e renome na cidade. No entanto as ameaças do setor, refere-se ao grande aumento de impostos e encargos que dificulta o rendimento da empresa.
SEGUNDO DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
As informações para a empresa em estudo são referente as tendências do mercado, os preços e juros dos produtos, as empresas que competem no mesmo ramo, oportunidades de investimento para a empresa, dentre outras. Essas informações são coletadas principalmente pela internet e demais meios de comunicação.
As informações que a empresa não tem acesso são dos lucros dos demais ramos dos negócios. A mesma tem um sistema de informação voltada para a venda de produtos. As principais características desse sistema é agilizar as informações sobre o produto, vendas e facilita o processo de venda, traz agilidade para a empresa e maior segurança nos negócios.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Portanto a realização deste trabalho foi de grande relevância em nossa formação profissional, permitindo-nos articular os conhecimentos teóricos a realidade prática das empresas.
Através do diagnóstico foi possível se identificar onde a empresa possui dificuldades de sugerimos algumas mudanças ao gestor, como por exemplo, uma forma de monitorar os resultados e compará-los com as demais empresas do setor, além disso, sugerimos a implantação de um sistema de informação para possibilitar um maior controle sobre o estoque da empresa.
REFERENCIAS
NEVES, João Carvalho. Avaliação de Empresas e Negócios. Edição/reimpressão: 2002. Páginas: 422. Editor: Mc Graw-Hill.
NOVAES, Antônio Galvão. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição – Estratégia, Operação e Avaliação. 3ª. Edição. Ed. Campus /Elsevier. Rio de Janeiro.
2007.
CHING, Hong Yuh. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada – Supply Chain. 3ª. ED. ATLAS S.A. SÃO PAULO. 2006.
BALLOU, Ronald. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BAZOLI, Thiago Nunes e JANUZZI, Ulysses Amarildo. Administração de produção e logística. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
BOWERSOX, Donald J.; COOPER, M. Bixby; CLOSS, David J. Gestão logística da cadeia de suprimentos. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BRUNETTA, Nádia e SCARAMUZZA, Bruno Cézar. Plano de negócios e empreendedorismo. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
DAVIS, Mark M.; AQUILANO, Nicholas J.; CHASE, Richard B. Fundamentos da administração da produção. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
DORNELAS, José Carlos A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
anexo : diagnóstico da empresa
1.1 Valores e diretrizes
A direção define valores e diretrizes para promover a cultura da qualidade e o atendimento às necessidades das partes interessadas – clientes, acionistas, fornecedores, comunidade (exemplos de valores: missão, visão, política da qualidade)?
1 A organização ainda não tem valores e diretrizes definidas. 0,0 - 2,0
2 A organização tem valores e diretrizes definidas, mas ainda não divulgados para as partes interessadas. 2,1 - 4,0
3 A organização tem valores e diretrizes definidas divulgadas para as partes interessadas, e assegura o entendimento pela força de trabalho. 4,1 - 6,0
4 Os valores e as diretrizes estão consolidados e divulgados para todas as partes interessadas, mas ainda não refinados. 6,1 - 8,0
5 Os valores e as diretrizes estão consolidados e divulgados para toas as partes interessadas e já foram refinados pelo menos uma vez. 8,1 - 10,0
...