DISCIPLINA: CONTABILIDADE AVANÇADA A ESTUDO DE CAS
Por: Shazamkrai • 17/6/2019 • Trabalho acadêmico • 766 Palavras (4 Páginas) • 249 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA – UFU
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FACIC
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: CONTABILIDADE AVANÇADA
A
ESTUDO DE CASO
AMALGAM
UBERLÂNDIA - MG
MARÇO 2018
a
ESTUDO DE CASO
AMALGAM
Trabalho referente à disciplina de Contabilidade Avançada do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.
Orientadora: Profª. Ms. Gilvania de Sousa Gomes
UBERLÂNDIA - MG
MARÇO 2018
1. PERGUNTAS
1°) Na ausência de uma IFRS que se aplica especificamente a uma transação ou outro evento, como entidade desenvolver uma política de contabilidade para essa transação ou outro evento?
2°) Como você aconselharia o Sr. J quando ele estiver desenvolvendo uma política contábil para Amalgam para conta para o cultivo de cogumelos?
3°) Como você aconselharia o Sr. J quando ele estiver desenvolvendo uma política contábil para a aquisição de Ação nas demonstrações financeiras consolidadas da Amalgam?
4°) Como você aconselharia o Sr. J quando ele estiver desenvolvendo uma política contábil para Amalgam para O ouro é considerado como uma reserva de riqueza?
5°) Como você aconselharia o Sr. J quando ele estiver desenvolvendo uma política contábil para Amalgam para conta as obras realizadas como uma loja de riqueza?
2. RESPOSTAS
1°) No caso da ausência de uma IFRS que regule uma situação específica podemos recorrer ao CPC 23 (Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro), que em seu décimo parágrafo diz:
Na ausência de Pronunciamento, Interpretação ou Orientação que se aplique especificamente a uma transação, outro evento ou condição, a administração exercerá seu julgamento no desenvolvimento e na aplicação de política contábil (...).
Desta forma cabe a organização desempenhar análise sobre a política contábil a ser adotada de forma confiável, que gere informações úteis aos usuários e que reflita a essência econômica da transação.
2°) Ainda considerando a resposta anterior ao citar o CPC 23 (Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro), aconselharíamos o Sr. J. a contabilizar este item como ativo biológico, pois mesmo que o CPC 29 que trata deste tema não comtemple o cogumelo, esta definição como ativo biológico chega a ser a mais próxima da finalidade com a qual a empresa tratará este ativo.
3°) Ao procurarmos uma política contábil que se relacione com a de aquisição de Ações nas demonstrações financeiras consolidadas, de acordo com o CPC 41 (Resultado por Ação), quando for apresentada demonstrações consolidadas e separadas elaboradas de acordo com o CPC 36 (Demonstrações Consolidadas e com o Pronunciamento Técnico) e com o CPC 35 (Demonstrações
...