DIVERSIFICAÇÃO DE ATITUDES PARA ATENDER ÀS DIFERENTES DEMANDAS ESCOLARES E SOCIAIS DE APRENDIZAGEM
Por: Luciene Olympio • 10/8/2016 • Trabalho acadêmico • 3.933 Palavras (16 Páginas) • 447 Visualizações
[pic 1]
FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA TRICORDIANA DE EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO VERDE
UNINCOR
EDUCANDO-SE GLOBALMENTE
DIVERSIFICAÇÃO DE ATITUDES PARA ATENDER ÀS DIFERENTES DEMANDAS ESCOLARES E SOCIAIS DE APRENDIZAGEM
Ana Paula Borges
Luciene Andrade Alves Olympio
Vitor Frigini Luchi, CEMd
Três Corações
Julho - 2015
[pic 2]
FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA TRICORDIANA DE EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO VERDE
UNINCOR
EDUCANDO-SE GLOBALMENTE
DIVERSIFICAÇÃO DE ATITUDES PARA ATENDER ÀS DIFERENTES DEMANDAS ESCOLARES E SOCIAIS DE APRENDIZAGEM
Projeto apresentado à Universidade Vale do Rio Verde – UNINCOR como parte das exigências do curso de Ciências Contábeis, para obtenção da aprovação na disciplina Projeto Integrador II – Responsabilidade Social, Educação Étnico-Racial.
Orientador
Prof. Esp. Samuel Carvalho dos Santos
Três Corações
Julho - 2015
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Índice de Valores Humanos
Figura 2 – Dados Escolares
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO:
1.1 – CONTEXUALIZAÇÃO:
1.2 – OBJETIVO:
1.2.1 – OBJETIVO GERAL:
1.2.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1.3 - JUSTIFICATIVA
2 – REFENCIAL TEÓRICO
3 – METODOLOGIA
4 – ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS
5 – CONCLUSÃO
6 – BIBLIOGRAFIA
RESUMO
Em uma visão do sistema educacional brasileiro vemos uma grande defasagem naquilo que é proposto pela educação, naquilo que realmente é aprendido pelos alunos e naquilo que é verdadeiramente necessário para a vida de cada um.
Esta educação que se preocupa apenas em atingir metas e parâmetros estabelecidos por governantes e conferências internacionais, não conseguem nem atingir tais metas nem preparar para a vida e para a construção da sociedade que educa. Pesquisas já mostraram que o Brasil fica para traz em relação a outros países quando se implica o uso de conhecimento para tomadas de decisão ou para a construção de sua própria realidade. O exame.com publicou em 21 de novembro de 2012 que “o Brasil voltou a fazer feio em avaliações internacionais de educação”. (Exame.com) O Brasil fiou em 39º lugar das 40 nações, ficando atrás da Colômbia, Tailândia e México, com uma nota de -1,65 (distância da média do grupo).
Palavras chaves: Educação, Aprendizagem, Globalmente
ABSTRACT
In a vision of the Brazilian educational system we see a big gap in what is proposed for education, what is really learned by the students and what and truly necessary for the life of each. This education that cares only about achieving goals and parameters established by governardes and international conferences, can not even reach those goals or prepare for life and for the construction of society that educates. Research has shown that Brazil is backward relative to other countries when it involves the use of knowledge for decision making or to build your own reality. The exame.com published on 21 November 2012 that "Brazil again made ugly in international educational assessments." (Exame.com) Brazil relied on place 39 of the 40 nations getting behind Colombia, Thailand and Mexico, with a score of -1.65 (group average distance).
Key words: Education, Learning, Globally
1 – INTRODUÇÃO:
Esta ação global pretende criar um modelo de educação sem “o professor” (como o conhecemos), mais com verdadeiros educadores, que serão todos.
Pretende-se com este projeto tornar o acesso à educação mais universal, para que todos se tornem educandos e educadores. Tornado assim todos os ambientes aptos para a difusão do conhecimento, fazendo com o acesso a “escolar” seja possível a todos e em todos os lugares, não se referindo a lugares geográficos e sim lugares como, sala de estar, passeio com amigos, conversas, etc.
1.1 – CONTEXUALIZAÇÃO:
Percebe-se que a situação educacional em nossa sociedade atualmente tem sido alvo de severas críticas. Compreende-se com isto a urgente necessidade de uma reforma nos parâmetros adotados nas escolas, e na consciência que a população, sobretudo a massa estudantil tem da importância da escola e sua escolarização.
Segundo o sociólogo Ivan Illich (1926 - 2002) a melhor maneira de desenvolver-se uma educação realmente comprometida com a adequação do homem ao seu meio é criando-se o que ele chama de “sociedade sem escola” - título de sua obra mais famosa (1971), não se pretende com isso abolir as escolas de nossas ruas, nem muito menos a imagem do professor.
Precisa-se lembrar aqui que em pleno século XXI, onde a sociedade é inteiramente globalizada vive-se num tipo de “aldeia global”, como definido por Marshall Mcluhan (1911 - 1980). Nesta aldeia global não se pode mais aceitar uma escola onde um, ou mais professores, portando-se como donos do conhecimento e alunos como seus meros receptores.
Pretende-se com esta ação global criar um modelo de escola onde a função do professor será subsistida por tutor e “os professores” serão todos os envolvidos na longa jornada em busca do conhecimento.
...