A Importância Da Supervisão Escolar Na Aprendizagem Do Aluno
Por: Daniela Cumaru • 31/7/2023 • Trabalho acadêmico • 3.233 Palavras (13 Páginas) • 102 Visualizações
[pic 1]
CURSO PEDAGOGIA
PROJETO E PRÁTICA DE AÇÃO PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL
Bárbara Estefanie Honório UP20211525
Daniela Cumaru Da Silva UP20214990 Phellipe Henrique Pereira Gomes UP20210401
A Importância Da Supervisão Escolar Na Aprendizagem Do Aluno
Fortaleza-CE 2023
Sumário
1. Tema 3
2. Situação Problema 4
3. Justificativa 5
4. Embasamento Teórico 6
5. Público-alvo 10
6. Objetivos 10
6.1 Objetivo Geral 10
6.2 Objetivos Específicos 10
7. Percurso Metodológico 11
8. Recursos 14
9. Cronograma 15
10. Avaliação 16
Produto Final 17
11. Referências 18
1. Tema
A Importância Da Supervisão Escolar Na Aprendizagem Do Aluno
2. Situação Problema
Por um olhar pedagógico, a escola se torna um ambiente que a todo momento está em constante movimento devido as suas demandas educacionais e o empenho para uma aprendizagem plena. Supervisionar de acordo com as orientações que são estabelecidas é um dos grandes desafios para os gestores e o corpo docente de cada escola pois o ato de educar requer elaborações de planos eficazes e possíveis a serem trabalhados e, chegando assim a constatar, como a supervisão pode ser estabelecida para a aprendizagem do aluno? Qual a importância da supervisão escolar para a aprendizagem do aluno?
O supervisor escolar tem uma importância significativa para o trabalho cooperativo onde as questões de aprendizagem surgem da necessidade dos alunos, da responsabilidade que o professor e a equipe gestora de uma determinada escola tem para ser cumprida.
3. Justificativa
A elaboração desse projeto partiu da necessidade de observar o papel do supervisor escolar quanto as demandas, necessidades e trabalhos desenvolvidos pela escola tendo em vista a sua importância e o seu significado real.
O supervisor escolar tem um papel importante não só pela escola mas quanto ao bem-estar das relações entre professores alunos gestão escolar e até mesmo quanto às famílias irresponsáveis dos alunos de uma determinada escola a base do diálogo se torna importante para assim ter um objetivo alcançado a educação de forma plena aos estudantes nessas circunstâncias o projeto pedagógico foi elaborado com o propósito de verificar e entender a importância do profissional da supervisão escolar aos seus pontos relevantes para uma educação eficaz.
4. Embasamento Teórico
O ato de educar possui um compromisso que está inteiramente pautado na formação do próximo e no ambiente escolar voltado para o público de crianças e jovens que estão a conhecer a si próprio e o mundo ao seu redor.
O papel do supervisor escolar entra neste contexto para estabelecer direcionamentos importantes para um convívio eficaz onde a realidade escolar com os seus desafios e anseios será o seu grande trunfo o grande objetivo nas demandas que ele encontrar.
Segundo Giancaterino (p44. 2013), a supervisão escolar no Brasil surgiu a partir da reforma Francisco Campos, com decreto 18.890 de 1931 que também nessa mesma época surgiu o PA-AEE (Programa Americano Brasileiro de Assistência ao Ensino Fundamental), onde foram formados os primeiros supervisores escolares com o intuito para atuar no ensino primário que era chamado por “elementar”.
Essa ação teve o propósito para estabelecer um novo meio do ensino nas escolas e o melhor preparo para o professor que ainda estava em formação ou que não tinha uma ideia estabelecida de como lecionar nas salas de aula.
Conforme os tempos foram passando a educação também passou por transformações ao que condiz principalmente as questões sociais da época em que se encontrava e com isso, ações pedagógicas passaram a ter adaptações à luz do que é educar, preparar e ensinar.
Na Língua Portuguesa, a palavra “visão” designa o ato de ver junto ao prefixo “super” passará a ter o sentido como algo superior chegando assim ao significado de que supervisão é “ver com mais transparência”. Nesse sentido, o supervisor escolar terá um papel importante de orientar, inspecionar, designar, planejar e dialogar.
[...] acompanhar a atualização pedagógica e normativa, com especial atenção, em ambos os casos, aos fundamentos; propiciar oportunidades de estudo e interlocução dos professores, em atividades coletivas, que reúnam professores que desenvolvem o mesmo conteúdo nas diversas séries e níveis escolares; oportunidades periódicas de reavaliação de currículo e programas; oportunidades de estudo e decisões coletivas sobre o material didático. (RANGEL, 2005 p. 63)
Levando em consideração os aspectos democráticos da gestão escolar, os programas garantidos e práticas pedagógicas estabelecidas, a aprendizagem e o ensino passam a ter uma prioridade que abrange todo o contexto escolar, um propósito multo onde deve provocar tanto na gestão como no corpo docente uma vontade incessante por novas descobertas, novos saberes e assim transformar a realidade para assim uma busca próxima do que é o ideal para uma educação eficaz.
Um dos grandes desafios enfrentados pelo supervisor escolar é o reconhecimento do seu papel, da realização dos seus atributos no âmbito escolar onde o supervisor está junto e inteiramente ligado ao planejamento da escola pois a sua participação é importante para as realizações não só das atividades a serem feitas, mas ao que condiz ao planejamento ao entendimento do ato de educar e ensinar.
A autoridade coerentemente democrática, fundando-se na certeza da importância, quer de si mesma, quer da liberdade dos educandos para a construção de um clima de real disciplina, jamais minimiza a liberdade, pelo contrário, aposta nela. Empenha-se em desafiá-la sempre e sempre; jamais vê, na rebeldia da liberdade, um sinal de deterioração da ordem. A autoridade coerentemente democrática está convicta de que a disciplina verdadeira não existe na estagnação, no silêncio dos silenciados, mas no alvoroço dos inquietos, na dúvida que instiga, na esperança que desperta. (PAULO FREIRE, 1996, p93)
...