TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influência da estrutura escolar na aprendizagem

Por:   •  24/3/2019  •  Artigo  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 7

A INFLUENCIA DA INFRAESTRUTURA DA ESCOLA NO DESEMPENHO E APRENDIZADO DO ALUNO.

Ana Carolina Mota Sampaio de Oliveira

 Aryane de Almeida Bezerra

Maria Vivianne Santiago da Silveira

RESUMO

Esse estudo visa analisar como se encontra no presente momento a qualidade da infraestrutura da escola pública. Busca encontrar indícios que comprovem que uma infraestrutura adequada pode influenciar no bom desempenho e aprendizagem. Bem como, saber se os alunos da rede pública estão em desvantagem e se realmente existe falta de oportunidade para os mesmos. Para adquirir tais informações foram analisados dados do Censo Escolar e outros órgãos que gerenciam a educação. Esse artigo têm como objetivo saber qual a infraestrutura ideal para a eficiência do processo de aprendizagem, bem como, entender como a infraestrutura afeta no desempenho cognitivo dos estudantes. Nesse contexto, foi realizado um trabalho de campo em uma escola do município de Fortaleza, para conhecer o espaço escolar e analisar os pontos positivos e negativos em relação à infraestrutura da escola. E os resultados indicam que o impacto da infraestrutura é significante para a eficiência da aprendizagem.

Palavras-chave: Infraestrutura. Qualidade do ensino. Desempenho e aprendizado. Pesquisa escolar.

ABISTRACT

This study aims to analyze how the quality of the public school infrastructure is at present. It seeks to find evidence that an adequate infrastructure can influence good performance and learning. As well, know if the public school students are at a disadvantage and if there really is a lack of opportunity for them. To acquire such information, data from the School Census and other bodies that manage education were analyzed. This article aims to know the ideal infrastructure for the efficiency of the learning process, as well as to understand how the infrastructure affects the cognitive performance of students. In this context, a fieldwork was carried out in a school in the city of Fortaleza, to know the school space and analyze the positive and negative aspects of the school infrastructure. And the results indicate that the impact of infrastructure is significant for learning efficiency.

Keywords: infraestructure. Quality of teaching. Performance and learning. School research.

INTRODUÇÃO

Diversos estudos têm-nos revelado ao longo dos anos que a educação é fundamental no processo de formação do ser humano, para que o mesmo venha a ser civilizado e possa assim ter um bom convívio em sociedade, além de contribuir para o desenvolvimento das capacidades cognitivas.

De acordo com a concepção sócio-interacionista de Vygotsky o homem constitui-se através do meio em que ele está inserido. Rego(1995) diz que as características de cada individuo são construídas através de trocas recíprocas entre este e o meio, mas cada aspecto influi sobre o outro.

Alguns fatores são considerados de grande importância para o desenvolvimento cognitivo do aluno como, a influência e a participação da família, as próprias características e a força de vontade dele, bem como não podemos negligenciar a importância da infraestrutura da escola nos resultados educacionais.

De acordo com o Observatório do PNE (Plano Nacional de Educação) os itens de infraestrutura exigidos para assegurar a todas as escolas públicas são, o acesso a energia elétrica, abastecimento de água tratada, esgotamento sanitário e manejo dos resíduos sólidos, garantir o acesso dos alunos a espaços para a prática esportiva, a bens culturais e artísticos e a equipamentos e laboratórios de ciências e, em cada edifício escolar, garantir a acessibilidade às pessoas com deficiência.

Além desses itens básicos, é de fundamental importância que os alunos possam contar com os espaços de convivência como pátios, parques e brinquedotecas, bem como os espaços para o funcionamento da escola, como as salas de professores, coordenadores e diretores, secretarias e almoxarifados. Não podendo esquecer dos materiais didático-pedagógico,  os computadores com acesso à internet.

A infraestrutura das escolas públicas vêm chamando a atenção de pesquisadores, principalmente por não apresentar um padrão mínimo de qualidade. Contudo, será que uma escola que dispõem de todos os itens necessários mostram melhores resultados comparadas a outras que não as possui? É possível precisar que a infraestrutura da escola está diretamente relacionada a aprendizagem e o bom desempenho do aluno?

Um estudo realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mostra que o desempenho dos alunos que estudam em ambientes com boa infraestrutura é superior ao dos que estão em escolas que não dispõem de ambientes adequados.

Os padrões de infraestrutura

No portal do MEC é disponibilizado um parecer sobre os padrões mínimos de ensino para a educação básica, ele estabelece normas para a aplicação do inciso ix do artigo 4° da lei n° 9.394/96 (LDB), esse relatório tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas até porque tem crescido, segundo o MEC, o número de pesquisas que são feitas sobre os fatores que mais influenciam na qualidade da educação básica no Brasil.

De acordo com os dados disponibilizados pelo MEC a estrutura e as características do prédio de uma creche deve seguir os padrões contidos na tabela abaixo, mas vale ressaltar que as características desse prédio é para abrigar a oferta de Pré-Escola para 240 crianças (20 crianças por turma) e 12 professores com jornada de 40 horas semanais, esse modelo proposto, segundo o MEC corresponde a uma área de 705 m2.

[pic 1]

Essa outra tabela nos mostra os equipamentos exigidos, bem como os materiais permanentes para uma Pré-Escola com as mesmas características abordadas na tabela anterior:

[pic 2]

[pic 3]

Essa tabela apresenta a estrutura e as características de um prédio para abrigar a oferta de uma escola de Ensino Fundamental – 5 anos iniciais, para 480 alunos (24 alunos por turma) e 20 professores com jornada de 40 horas semanais, esse modelo que está sendo proposto corresponde a uma área de 1.150 m2:

[pic 4]

Já nessa outra tabela mostra os equipamentos e materiais permanentes para uma escola de Ensino Fundamental – anos iniciais com as mesmas características citadas na tabela anterior:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (363.8 Kb)   docx (231.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com