Definição da Disciplina de Seminários Integrados em Ciências Contábeis
Por: Emanuelle Lima • 28/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.144 Palavras (5 Páginas) • 2.115 Visualizações
1 – Definição da Disciplina de Seminários Integrados em Ciências Contábeis.
A disciplina tem o objetivo de mostrar e desmistificar o (SINAES) bem como o (ENADE) e unir todo o conteúdo específico já ministrados aos alunos do 1º ao 6º semestre, haja visto que ela é ministrada no 7º semestre, permitindo assim ao aluno autodiagnosticar dos fatores melhorados e potencializados, ampliando sua autonomia e suas possibilidades na vida acadêmica e profissional.
2 – Sobre a Disciplina de Seminários Integrados em Ciências Contábeis.
O objetivo da disciplina é fazer com que o aluno revise todo o assunto já estudado desde o 1º período, bem como desenvolver a capacidade de avaliar as habilidades, pois é necessário na vida profissional.
3 – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) avalia as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. A metodologia de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. O SINAES agrupa informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e das avaliações institucionais e dos cursos. As informações obtidas serão utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. Os dados também são úteis para a sociedade, especialmente aos estudantes, como referência quanto às condições de cursos e instituições.
4 – Integração Curricular
A estrutura do Curso tem como expectativa habilitar seus alunos a:
⦁ Fazer o registro e controle do patrimônio, suas mutações e os resultados das entidades;
⦁ Ter compreensão técnico-científica, analítica e quantitativa da Contabilidade, suas relações econômicas, sociais e financeiras;
⦁ Planejar, implantar e manter os sistemas contábeis/gerenciais;
⦁ Efetivar a evidenciação adequada de informações contábeis/gerenciais;
⦁ Exercer o controle, análise e projeção de custos de atividades, produtos e serviços;
⦁ Proceder a Auditoria e Perícia em organizações, atividades e processos;
⦁ Ter capacidade para efetuar arbitragens;
⦁ Subsidiar e agregar valor ao processo decisório e a excelência das organizações;
⦁ Cumprir as diretrizes e normas institucionais e legais;
⦁ Agir com base na técnica, no senso autocrítico, na ética e com responsabilidade social;
⦁ Agregar valor às equipes de trabalho multifuncionais;
⦁ Interpretar, criticar, sintetizar e expressar com lógica, bom senso e propriedade conceitual.
Data: 02/03/2017
Avanços tecnológicos e Ética e Cidadania
As empresas estão cada vez mais investindo em sistemas avançados, os profissionais da área contábil necessitam constantemente estar aprimorando seus conhecimentos e buscando novas técnicas e sistemas para melhor atender seu cliente. Nesse sentido verifica-se a necessidade de sistemas que permitam as empresas e aos profissionais de contabilidade seguir o crescimento proporcionado pela competitividade de mercado. A relevância desse assunto se justifica pela necessidade de conhecer as origens da contabilidade, identificando as causas de suas mudanças.
A Contabilidade é tão antiga quanto à história da civilização. “Para que se compreenda a Contabilidade, pois, como ramo importante do saber humano que é necessário se faz remontar a suas profundas origens. ” (SÁ, 2008, p.21). Existem indícios do seu surgimento há 4.500 A.C, mas antes disso os povos primitivos contavam seus rebanhos, ferramentas, praticando uma contabilidade básica.
Vale relembrar a época dos homens s cavernas, todos os registros eram feitos usando-se peças de argila. Com a invenção da escrita, possibilitou mais um passo à frente, rumo à evolução, juntamente com a criação do papiro no Egito, a contabilidade pode ter seus registros de forma sofisticada, mais adiante esses registros foram passados aos livros contábeis, e com a tecnologia esses livros deixaram de existir no papel, tendo essas informações emitidas de forma digital.
A velocidade em que as tecnológicas são apresentadas hoje, é um fator determinante para que todos se enquadrem neste processo de rápida adaptação. Pois essas tecnologias, são apresentadas de forma virtual, via internet e outros meios de comunicação avançados, que permite os profissionais da contabilidade fazerem um melhor uso dessas ferramentas, tornando-as verdadeiras estratégias de mercado, no que diz respeito a agilidade com
...