Definição de contabilidade
Resenha: Definição de contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Juliandri • 4/11/2014 • Resenha • 600 Palavras (3 Páginas) • 200 Visualizações
Definição de contabilidade: É a ciência que estuda a formação e a variação do patrimônio.
Usuários da contabilidade – É um conjunto de pessoas ou entidades interessadas nas informações fornecidas pela contabilidade e também se interessam por informações que demostrem a situação econômica e financeira da empresa.
Sócios/acionistas – Se interessam pela informação referente ao patrimônio da empresa.
Investidores – Analisam a saúde financeira da empresa e sua capacidade de gerar lucros.
Bancos – Usam demonstrativos para analisar a situação financeira da empresa.
Fornecedores – Desejam informações sobre a capacidade de pagamentos e prazos suportados pela empresa.
Administradores – Usam a contabilidade como elemento fundamental para tomada de decisão em relação ao planejamento e controle das operações em ambiente empresarial.
Governo Arrecadação de impostos ou dados estatísticos visando redistribuir os recursos.
Empregados - Necessitam saber sobre as condições da empresa em relação ao pagamento de salários e benefícios aos colaboradores da empresa.
Princípios básicos da contabilidade
É um conjunto de regras desenvolvidas para a atividade contábil.
Entidade Contábil – Qualquer individuo, grupo de empresas ou entidade que mantiver contabilidade é uma entidade contábil.
Patrimônio
Definição – Significa um conjunto de bens, direitos e obrigações suscetíveis de avaliação econômica e vinculada a entidade, pessoa física ou jurídica.
Bens – Tudo aquilo que satisfaz as necessidades das pessoas e das empresas e pode ser avaliado economicamente.
Bens Tangíveis – São aqueles que possuem forma física. Veículos, estoques, moveis e etc ...
Bens Intangíveis – São aqueles que não possuem forma física. Direitos sobre marca, patentes relativas e invenções.
Bens Móveis – São aqueles que podem ser removidos por si próprio ou por outras pessoas. Maquias, equipamentos ou estoque de mercadorias.
Bens Imóveis – São aqueles vinculados ao solo, não podem ser retirados. Edifícios, construções ou equipamentos que podem estar presos.
Direitos
Trata-se de valores a receber, valores de propriedade. Assim quando a pessoa ou a empresa fornece um bem ou serviço e em troca ela receberá um pagamento, ela tem direito de receber. Ex: Aluguel, aplicações financeiras, duplicatas a receber.
Obrigações
São dividas ou compromissos de qualquer espécie ou natureza assumidos perante terceiros. EX: duplicatas a pagar, impostos, títulos a pagar, contas a pagar.
Patrimônio Liquido – O patrimônio liquido é formado pela soma dos bens + diretos - obrigações. Que representa a riqueza liquida.
Nulo
...