Desemprego: Um mal para a nação
Por: Diego Ávila • 7/9/2016 • Resenha • 486 Palavras (2 Páginas) • 217 Visualizações
PORTIFÓLIO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO.
DESEMPREGO: UM MAL PARA A NAÇÃO.
Resumo
Este portifólio tem com objetivo explorar em três parágrafos o tema “Desemprego: um mal para a nação” aplicando corretamente as regras ortografias estudadas durante o curso.
Palavras-Chave:
Desemprego, sociedade e qualificação profissional.
Introdução
Tem se falado muito em desemprego e que o ele acaba com o país e sua sociedade. Fala-se em que é um mal para nossa nação, mais na realidade falta pessoas preparadas e qualificadas para atuar nas áreas oferecidas. O brasileiro muita das vezes se acomoda não buscando seu aprimoramento e com isso não consegue concorrer à maioria das vagas a serem preenchidas.
O desemprego tem nos afetado diretamente e indiretamente, pois ele acaba com a sociedade abrindo portas para a violência, prostituição, drogas, abandono escolar, etc...
Corpo do Trabalho
As empresas buscam cada vez mais tecnologia para aprimorar e agilizar os processos nas suas rotinas e com a substituição da mão-de-obra pela máquina acaba gerando demissões, mais não é somente isso que causa o desemprego em nosso país, a abertura da economia permiti a entrada de grandes empresas no mercado brasileiro e assim as indústrias brasileiras foram obrigadas a reduzir custos para continuar operantes. Com a concorrência acirrada as empresas nacionais para sobreviver acabam cortando alguns custos, provocando as demissões.
A capacitação profissional também é um grande problema não somente para a solução do desemprego mais também um grande desafio em que às empresas vem enfrentando a algum temo, pois em um país como o Brasil que tem se desenvolvido tanto a situação da educação ainda deixa muito a desejar. Muitas empresas em busca de profissionais capacitados encontraram como recurso criar cursos de capacitação e qualificação dentro da própria empresa onde pode também fazer reciclagem do conhecimento de seus colaboradores.
O desemprego causa vários problemas em nossa sociedade, pois para o cidadão desempregado e sua família, o desemprego provoca insegurança, a indignidade, aquela sensação de inutilidade para o mundo social. O desemprego contribui sendo uma das principais causas para a inadimplência com os lojistas, para a violência, prostituição, entrada no mundo das drogas e abandono escolar que são os dos males que afeta nossa nação que mais nos preocupa.
[pic 2]
Legenda: A procura de emprego.
Fonte da imagem: http://www.blogdosereno.com.br/blog/2011/03/desemprego-em-fevereiro-e-o-menor-desde-2003-aponta-ibge/
Referências
http://forumseguranca.org.br/www2/node/21961
http://exame.abril.com.br/economia/noticias/desemprego-e-principal-causa-de-inadimplencia-no-rio
http://zurugoa.blogspot.com/2005/02/consequncias-do-desemprego.html
http://ouvidorkimbo.blogspot.com/2011/01/consequencias-do-desemprego.html
...