Desenvolvimento
Por: biaeubia • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 525 Palavras (3 Páginas) • 1.494 Visualizações
Introdução:
A globalização se intencificou na décade de 70, e ganhou velocidade na décade de 80. O desenvolvimento de novas tecnologias foi um dos motivos para esse acontecimento, como a tecnologia no ramo da comunicação. Historiadores afirmam que o processo de globalização iniciou nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. O homem europeu teve contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Mas, a globalização efetivou-se no fim do século XX, após a baixa do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica.
O BRICs que se refere as siglas do Brasil, Russia, India, China e Africa do Sul. Esses países não formam blocos economicos, apenas indices de desenvolvimento e situação economica parecidas.
Essa sigla foi formulada no ano de 2001, pelo Jim O'neill.
Descrição das definições de globalização
Uma caracteristica da globalização é a procura de processos industriais mais baratos, que a maioria produzem em vários paises para diminuir os custos, onde escolhem países que a matéria-prima, a mão-de-obra e energia são baratas
As multinacionais foram atras de novos mercados consumidores, pois a concorrencia fez com que as empresas usassem cada vez mais os recursos da tecnologia para os preços abaixarem e estabelecer contatos financeiros mais rápido e com mais eficiencia, como os meios de comunicação via satélite, redes de computadores e da internet.
Com esse processo econômico, vários países se reuniram e formaram blocos econômicos, com o objetivo de aumentar as relações comerciais entre os membros, que foram o Mercosul, o Nafta, a Apec, a Comecom, o Pacto Andino e União Europeia, onde se relacionaram entre eles e fortaleceram cada vez mais.
Esse processo de globalização não é somente econômico, mas também tecnológico e financeiro. Em termos culturais.
Definição de outsourcing
Outsourcing é uma linguagem inglesa, que traduzindo para o português signica terceirização, onde é usado no mundo dos negócios, por empresas que buscam uma outra instituição para prestar serviços em uma determinada área.
Três exemplos de marcas globais de outsourcing são: TIVIT, Eficacia S/A e Tata Consultancy Services (TCS).
Estudo de caso
Meu estudo de caso é sobre a Stefanini, que optou pelo processo do Outsourcing, tem mais de 25 anos de experiência com esse processo, proporcionando aumento de renda, produtividade e vantagem competitiva, gerando melhorias para a empresa.
Para um outsourcing eficiente, realizam reuniões diariamente com empresa que prestam serviços, apresentando resultados, novos desafios e proposta de melhorias. Possuem um profissional especializado para implementar gestão dessa metodologia de qualidade.
A Stefanini desenvolve uma metodologia em todo o mundo, com profissionais especializados e metodologia própria, desenvolvendo atividades com padrões rígidos e com qualidade.
Considerações Finais
Fazer suas considerações a respeito dos aspectos positivos e negativos da relação entre globalização, empresa analisada e pessoas que são ou foram beneficiadas ou prejudicadas pela empresa analisada direta ou indiretamente
...