Diario reflexivo da Prática profissional.
Por: celitolimagomes • 4/11/2015 • Relatório de pesquisa • 1.360 Palavras (6 Páginas) • 724 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA
PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO
CURSO TÉCNICO EM SECRETÁRIA ESCOLAR.
PAULA FRASSINETE DA SILVA
DIÁRIO REFLEXIVO DA PRÁTICA PROFISSIONAL
Paulo Afonso - BA
2015
PAULA FRASSINETE DA SILVA
DIÁRIO REFLEXIVO DA PRÁTICA PROFISSIONAL
Memorial apresentado ao Programa Pro funcionário, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, como requisito parcial à obtenção do certificado de técnico em Secretaria Escolar.
Orientadores: ProfoBárbara da Silva Souza e ProfoAlex Moreira Carvalho.
Paulo Afonso-BA
2015
Introdução
Nas realidades dinâmicas da sociedade, a Estatística desempenha um papel de grande importância e, ao mesmo tempo auxilia o Estado, fornece à ciência e à investigação científica um dos meios mais adequados para a consecução de suas principais finalidades. Diante destes fatos, o uso da Estatística aplicada à Educação tem como meta principal analisar e explicar os dados de investigação, consistindo, pois, em evidenciar os dados da realidade educacional não só indagando os seus fundamentos a partir dos dados e das suas relações, mas também os colocando como problemas não permanentes, a partir dos quais se procuram soluções para a melhoria da educação. É importante que o profissional em educação note que, através da análise dos resultados estatísticos, um mesmo dado que demonstra, pode ocultar também a realidade. Corroborando com esta assertiva, Bogdan e Biklen (1994, p.195-196):
Disciplina:Estatística Aplicada à Educação
Orientadores: Bárbara da Silva Souza e Alex Moreira Carvalho.
Período: 17.08 a 13.09.15
Memórias Reflexivas
O presente trabalho foi elaborado em quatro etapas contidas nos pratiques específicas se referido à disciplina Estatística Aplicada à Educação, possibilitando uma elaboração, desenvolvimento e reflexão sobre valores da estatística dentro do ambiente escolar. Na 1ª etapa, verificou, na secretaria da escola onde trabalho, a quantidade de alunos matriculados no Ensino Fundamental, bem como a quantidade de alunos aprovados em 2014. A partir dessas informações, foi determinado o coeficiente de aprovação dos alunos matriculados no Ensino Fundamental. Já na 2ª etapa foi precisoverificar a quantidade de alunos do Ensino Fundamental dos sexos masculino e feminino. A partir dessas informações, foi construído um gráfico em colunas que representa as porcentagens de alunos dos dois sexos. A 3ª etapa precisou ir a campo. O objetivo foi cuidar da saúde dos alunos da escola onde trabalho. Foi escolhida uma turma para ser calculado o IMC (Índice de Massa Corporal) dos alunos. Depois uma tabela que relacionando cinco intervalos de classe dos IMCS dos alunos dessa turma e as respectivas freqüências absolutas de cada intervalo. Já na 4ª etapa com base nos dados obtidos na 3ª etapa, calcule o desvio-padrão e coeficiente de variação do IMC da distribuição.O objetivo do módulo 16 é – refletir a partir da Estatística Básica sobre as ferramentas consolidadas pelo uso e pela ciência, disponíveis a todos, que auxiliam na tomada de decisão. Ao iniciar o estudo do mesmo, fiquei preocupada com o título Estatística, pois lembra matemática e eu não sou boa aluna nesta disciplina, sempre tive dificuldades, mas ao decorrer das aulas, percebi que o que era oferecido pelo autor, é muito utilizado por nós funcionários de secretaria de escolas. No dia-a-dia trabalhamos muito com tabelas e gráficos indicando notas, freqüência e controle de vários setores da escola, dos alunos, funcionários, professores. Mesmo sem fazer uso de forma consciente a estatística está presente em nossa vida profissional.Aprendi muito com este módulo, pois há muito tempo não estudava nada de matemática, foi bom para relembrar e aprender um pouco mais sobre esta disciplina. Interessante salientar que não tinha noção do quão antigo é esta ciência, e das diversas maneiras que ela foi utilizada ao longo do tempo para demonstrar vários dados sobre assuntos diversos de maneira prática e eficaz, facilitando a compreensão de forma mais rápida.
1ª Etapa:Determinar o Coeficiente de aprovação dos alunos matriculados no Ensino Fundamental do ano letivo de 2014.
Nº de Aprovados ÷nº de alunos
295/431 = 0,68
2ª Etapa: Gráfico em colunas com a quantidade de alunos do Ensino Fundamental dos sexos masculino e feminino.
3ª Etapa:Escolher uma turma e criar uma tabela para poder calcular o IMC (Índice de Massa Corporal) dos alunos. O IMC = Peso/(Altura)². E relacionar cinco intervalos de classe dos IMCS dos alunos dessa turma e as respectivas freqüências absolutas de cada intervalo.
Centro Educacional Professor Adelino Mártir de São José Ferreira
Relação Nominal dos Alunos do 9º Ano B – Vespertino– 2015
Nº ALUNO PESO kg ALTURA IMC
01 Alexandre
...