Diversidade etnico cultural
Por: petratohme • 27/4/2015 • Resenha • 436 Palavras (2 Páginas) • 3.638 Visualizações
Existem várias teorias antropológicas que nos ajudam a enterder as manifestações culturais em várias sociedades. Entre todas as teorias estão a do Evolucionismo, Difusionismo, Funcionalismo e Estruturalismo.
O homem europeu teve contato com novos povos, podendo assim perceber as diferenças culturais, fazendo com que surgissem as explicações de caráter monogeísta e poligenia. O monogeísta afirmava que o homem deveria passar sempre por um estágio evolutivo, onde começaria do estágio menos evoluído (primitivo) para o mais evoluído (civilização). Já na poligenia defendia que as diferenças físicas e morais se davam devido aos locais em que os homens vivam. Tanto o caráter monogeísta, quanto a poligenia estão dentro da teoria de Evolucionismo.
O Difusionismo veio contra a teoria de Evolucionismo de Darwin. No difusionismo teve alguns antropólogos como Eliot Smith que defendia a tese de que a diferença cultural se deu através da junção de características vindas de um único centro. Porém teve um difusionista chamado Franz Boaz que criou a teoria relativista que é voltada ao evolucionismo, onde ele conseguiu juntar as teorias de Evolucionismo e Difusionismo mostrando assim que algo pode ter um significado para uma determinada cultura e ter um outro significado em outra cultura.
No Funcionalismo os antropólogos deixam de lado o Evolucionismo de Spencer e se voltam para o determinismo, onde o homem forma sua cultura através de suas necessidades biológicas, ou seja, o lugar em que o homem vive, as suas condições físicas que vão moldar suas atitudes e assim formar sua cultura. Observo que nesta etapa é deixado de lado a superioridade das culturas, acabando assim com os preconceitos entre os povos e suas culturas.
Na teoria Estruturalista, o antropólogo que dá origem aos pensamentos aqui defendidos é Claude Levi-Strauss, que fez seus estudo com uma tribo indígena Brasileira, onde este afirmou que todo homem tem o ''pensamento selvagem'', igualando assim o homem primitivo ao civilizado sendo que os dois tem o mesmo pensamento selvagem de acordo com as suas necessidades e que os homens primitivos tinham pensamentos tão sofisticados quanto os homens civilizados.
O que noto diante de todas essas teorias é que houve uma revolução muito grande, onde a primeira colocava as outras culturas submissas a cultura européia e com o passar das teorias isso foi se deteriorando até que na teoria Estruturalista, ela se acabou de vez, dando lugar a igualdade, nenhuma cultura é superior a outra
...