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Diversidade Etnico Cultural

Por:   •  4/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  585 Visualizações

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Aluno (a): Jéssica Almeida Oliveira

RGM: 24721183                                                        Disciplina: Historia das Artes

Tutor: MARGARETE LEOPOLDINA DE FARIAS

[pic 2]
Raffaelo Sanzio, 
A Escola de Atenas (1511) – Estilo Renascentista

Neste quadro, cada figura ou elemento de arquitetura é bem claro. Embora integrados a um conjunto mais amplo que lhes dá sentido, cada figura neste quadro conserva uma espécie de autonomia. A idéia de Rafael neste mural foi a de homenagear os grandes pensadores da Antigüidade Clássica, e nele aparecem representados filósofos antigos de tempos diversos. Platão e Aristóteles aparecem destacadamente no centro do quadro, e também estão presentes diversos outros pensadores clássicos como Sócrates, Diógenes, Pitágoras, Epicuro, Ptolomeu e Euclides. Cada grupo ou figura isolada funciona, de certa forma, como um quadrinho menor dentro do quadro mais amplo (questão à qual voltaremos mais adiante), e é possível isolar cada elemento constituinte do todo precisamente porque os desenhos são muito bem delimitados. Os contornos das várias figuras e objetos são bem delineados e destacam-se do fundo, os grupos separam-se espacialmente uns dos outros, os elementos de arquitetura os enquadram. Tudo é muito claro e fácil de ser percebido objetivamente.

O contrário disto ocorre nas obras barrocas.

[pic 3]
Rubens, O Rapto das filhas de Leucipo(1634) – Estilo Barroco 

[pic 4]
Rembrandt, 
Ronda Noturna (1942) – Estilo Barroco 

 Nestas pinturas barrocas, ao contrário, podemos aplicar o conceito oposto ao “linear”:  o “pinturesco”.  As figuras, então, não são uniformemente iluminadas e muito menos isoláveis umas das outras. Antes, fundem-se umas às outras – em um caso sendo vistas através de uma luz forte e unidirecional, para considerar o quadro de Rubens, e em outro caso unificadas pela sombra envolvente no quadro de Rembrandt. Esta luz unidirecional ou esta sombra englobadora funcionam aqui como poderosos elementos intermediadores entre cada elemento do quadro e o “todo composicional”.  Assim, o contraste entre a sombra e as porções de luz no quadro "A Ronda Noturna", de Rembrandt, contribui para realçar ou obscurecer irregularmente um elemento e outro, e ainda para indeterminar os contornos das figuras que acabam se fundindo na sombra sem fronteiras bem definidas.

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