EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Por: jaicelaine • 31/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.767 Palavras (8 Páginas) • 389 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIDADE TAGUATINGA (DF) - BRASÍLIA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DESAFIO PROFISSIONAL
EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
AFRA THAIMARA NEVES ALVES – RA 2852201435
JAICELAINE ABRANTES – RA 1299112050
VANESSA MAGALHÃES – RA 2873894161
COMO É POSSÍVEL DIMINUIR AS CHANCES DE SEU NEGÓCIO DAR ERRADO
Tutora: Selma M. Borges Moura / Marcos Henrique Favaro / Naia gargitter
Taguatinga-DF, 16 de abril de 2015.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................................3
1 INSUCESSO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS...........................................4
2 APRESENTANDO O PLANO DE NEGÓCIOS E SEUS BENEFICIOS....................5
3 ASPECTOS FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS....................................................8
4 DIAGNÓSTICO DO RESTAURANTE SMAK............................................................9
5 CONCLUSÃO..........................................................................................................10
BIBLIOGRAFIA...........................................................................................................11
INTRODUÇÃO
Irena Partela é proprietária do restaurante SMAK que é tradição em comidas polonesas. Localizado no Vale de Felicidade, povoado por descendentes de imigrantes poloneses, possui hoje um passeio de trem que ocorre aos sábados e domingos, principal atração turística para quem busca explorar a paisagem natural observando seus vales, cachoeiras, fauna e flora. Teve um grande aumento de turistas e vários outros restaurantes surgiram, piorando ainda mais a situação de Irena, que já não conseguia bons ganhos há anos.
Irena possui dificuldade de administrar sua empresa, por não ter nenhum conhecimento, então vamos apresentar os principais motivos que levam uma empresa ao insucesso, os problemas que foram encontrados em seu restaurante, identificando os pontos fortes que podem ser explorados de forma eficaz e desenvolver soluções, avaliando suas fraquezas e forças, oportunidades e ameaças, para que restaurante continue sendo uma tradição Polonesa, porém criando uma identidade nova, trilhando novo caminho que atraia clientes e obtenha lucro.
O objetivo é trazer novidades para o restaurante, que tenha como principal objetivo o total e efetivo sucesso.
1 INSUCESSO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Muitas empresas brasileiras fecham as portas em dois anos de atividade. Segundo dados do SEBRAE, elas culpam a falta de clientes, a alta carga tributária, ausência de capital de giro e problemas pessoais, como brigas entre os sócios, pela falência.
O verdadeiro empreendedor sabe que não existe uma fórmula mágica para um negócio dar certo. Mas é possível diminuir a possibilidade de falência. Uma dessas formas é escolher bem o mercado que vai atuar, pois o problema de desconhecer o segmento que escolheu acontece com muito e com freqüência atrapalhando o desempenho do negócio.
Empreendedor tem que se diferenciar. “Tem que ter proposta de valor diferente e escolher clientes que queiram isso”, opina Mario Sérgio Kojima, professor de estratégia do INSPER. Vamos ver abaixo alguns motivos que levam essas empresas ao insucesso:
1. Enxergar somente a curto prazo - Planejamento é tudo para uma empresa. Tem que saber administrar os movimentos do negócio, isso irá ajudar a manter a operação saudável. Alguns empreendedores ter problemas em lidar com projetos de curto e longo prazo, não sabem conciliar visão de longo prazo com metas concretas de curtíssimo prazo.
2. Não ter controle financeiro - Além de desconhecer conceitos de finanças indispensáveis para o desenvolvimento de um negócio, faltam controles financeiros. Existem planilhas de contas a pagar e receber e o fluxo de caixa. O controle financeiro deve conter indicadores de controladoria, estudando o passo da empresa e mirando os resultados alcançados, como o balanço patrimonial, e planejamento, como o orçamento empresarial do ano.
3. Não se pode perder o senso de realidade – O empreendedor tem como principal característica o otimismo e isso o levam a abrir uma empresa. O problema está justamente ai, pois extrapolam a realidade. É preciso ser otimista, mas precisa ter senso de realidade.
4. CPF e CNPJ – Uma das razões para o fracasso. Alguns acabam misturando as contas da empresa e as despesas pessoais. Nas pequenas e médias empresas, confunde-se o CPF com o CNPJ e as despesas pessoais do proprietário são pagas com o dinheiro da empresa. A orientação é ter um pró-labore estabelecido e utilizar essas retiradas para pagar as contas pessoais.
5. Buscar sempre o produto perfeito - Segundo dados do SEBRAE, os empreendedores passam sete meses no planejamento de um negócio antes de abrir. É um período crítico, mas pode ser a razão para o fracasso, pois gastar muito no desenvolvimento e demorar a lançá-lo pode ser um problema. Não existe produto perfeito, queimar todo o caixa em busca da perfeição não vale à pena. Precisa-se lançar o produto, e ver como que ele vai se desenvolvendo após o lançamento no mercado.
2 APRESENTANDO O PLANO DE NEGÓCIOS E SEUS BENEFICIOS
Um dos principais problemas encontrado em relação ao Restaurante Smack é a falta do plano de negócios, onde tem todo o planejamento da empresa, mostrando onde atua, como deve ser feito o serviço, a estrutura física e financeira, funcionários e concorrentes entre outros.
O Plano de Negocio é o principal documento a ser apresentado pela empresa, ele é a alma da empresa.
Ele apresenta negócios da empresa, também sua experiência, solidez e sua visão de futuro, demonstrando as condições e recursos que a empresa possui para chegar aos seus objetivos.
...