ESTRUTURA DOS ATIVOS
Tese: ESTRUTURA DOS ATIVOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: monique.guimarae • 25/11/2014 • Tese • 1.619 Palavras (7 Páginas) • 257 Visualizações
INTRODUÇÃO
A administração financeira é a área responsável pela gestão financeira cotidiana de uma empresa. E o profissional que atua nesta área é o administrador de finanças que tem o papel de analisar, planejar e controlar todos os recursos financeiros da empresa.
Para desenvolver o seu trabalho, o administrador de finanças precisa conhecer as estruturas e finalidades de cada demonstração financeira e como saber analisar cada uma delas. Além disso, deve estar muito bem informado sobre as mudanças no mercado financeiro.
As empresas desenvolvem suas atividades financeiras que precisam ser registradas. Estes registros demonstram a vida da empresa e possibilitam uma análise completa de sua situação. A administração desses dados é responsabilidade do administrador financeiro, que a coleta estruturando-os e analisando-os, gerando informações essenciais para o processo de tomada de decisão.
As demonstrações financeiras são divididas da seguinte forma:
- Balanço Patrimonial:Apresenta a situação patrimonial da empresa confrontando com os seus Ativos e Passivos ou Patrimônio Líquido;
- Demonstração do Resultado do Exercício:Tem por finalidade apresentar um resumo dos resultados financeiros das operações da empresa em um determinado período;
- Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos:Relata como o Capital Circulante da empresa foi utilizado ou modificado;
- Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido:Retrata as alterações ocorridas na conta durante o período.
ESTRUTURA DO ATIVO
Ativo é o conjunto de bens e direitos de uma empresa, que se divide em três grandes grupos:
Ativo Circulante:
Realizáveis a curto prazo (Até 365 dias após o encerramento do exercício atual):
Ativos que a empresa irá receber ou realizar no prazo máximo de 1 ano a partir da data do Balanço.
Principais contas: Caixa e Bancos, Aplicações Financeiras, Duplicatas a Receber e Estoques.
Ativo não-circulante:
Realizáveis a longo prazo (Após 365 dias do encerramento do exercício atual);
Ativos que serão recebidos ou realizados após 1 ano.
Principais contas: Créditos de Coligadas/Controladas.
Ativo Permanente:
São ativos para utilização nas atividades da empresa, e esta utilização é a longo prazo.
Principais Contas: Investimentos em Coligadas e Controladas, Imobilizado (Máquinas, Equipamentos, Veículos, Móveis. Terrenos, Edifícios, etc.).
Cada um dos ativos definem prazos diferentes para a realização de cada Ativo. Realizar um ativo significa transforma-lo em dinheiro.
O ativo representa a utilização de recursos. Normalmente temos ativos quando se aplica recursos na usa compra ou aquisição. Essencialmente, a análise do ativo deve ser feita observando-se quanto há de recursos de curto prazo (Circulante) e quanto há de longo prazo (Realizável e Permanente).
O ativo mais importante é o de curto prazo, que normalmente tem maior liquidez e que é utilizado para garantir o pagamento de despesas e dívidas. O ativo imobilizado mostra somente o volume de recursos que permanece mais tempo na empresa.
ESTRUTURA DO PASSIVO
Representa as dívidas e obrigações que a empresa possui. Também se dividi em três grupos:
Passivo Circulante:
Exigíveis a curto prazo; (Até 365 dias)
Dívidas que a empresa deve pagar no prazo máximo de 1 ano a partir da data do balanço.
Principais contas: Fornecedores, Salários e Encargos, Impostos a Pagar, Empréstimos Bancários, Contas a Pagar, Adiantamentos de clientes e Imposto de Renda.
Passivo não-circulante:
Exigíveis a longo prazo; (Após 365 dias)
Dívidas que a empresa deve pagar a partir de 1 ano.
Principais contas: Financiamentos, Impostos Parcelados, Dívidas de Concordata.
Patrimônio Líquido:
São recursos de capital próprio, um bom exemplo de conta deste grupo, é o Capital Social (capital de sócios e acionistas).
Principais contas: Capital Social, Reserva de Capital, Reservas de Lucro e Lucros Acumulados.
Cada um dos 3 grupos do Passivo definem prazo diferentes para o pagamento das dívidas. Para efeito de análise, o Passivo se divide essencialmente em: Recursos de Terceiros (que são dívidas efetivas) e Recursos Próprios (que são recursos que pertencem aos sócios, mas que são utilizados pela empresa).
DEMONSTRAÇÕES DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
Nesta demonstração, é possível enxergar as despesas e receitas de um determinado exercício. O objetivo é mostrar os resultados, isto é, se a empresa obteve lucro ou prejuízo.
Para apuração desta demonstração, ou seja, para obter o Lucro Líquido do período, precisamos diminuir as despesas das receitas obtidas no período ou custos, obtendo assim os resultados.
Diferentemente do Ativo e Passivo, que mostram os saldos de cada soma, a Demonstração de resultados mostra a soma dos valores do período (no caso de Balanços, o período é anual).
RECEITA DE VENDAS
(-) Custos Produtos Vendidos
LUCRO BRUTO
DESPESAS OPERACIONAIS
Despesas com Vendas
Despesas Administrativas
Despesas Financeiras
(+) Receitas Financeiras
...