ESTUDOS DICIPLINARES
Por: Lara De Sousa • 11/4/2018 • Trabalho acadêmico • 461 Palavras (2 Páginas) • 206 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO EM GRUPO - TG
Aluno (s):
Lara Soares Muniz RA: 1612364
Jéssica Luana Da Silva Freitas RA: 1621227
POLO
GAMA-DF
2016
Sabe-se que os negociadores podem ser divididos em quatro categorias de estilos diferentes: Catalisador, Apoiador, Controlador e Analítico. Com base no trabalho de Teixeira, Vabo e Costa (2015) intitulado “A cultura nacional e as negociações internacionais: comparativo entre Brasil e Estados Unidos” e em reflexões sobre o que foi discutido nas Unidades I e II, em grupo, discutam e levantem as características de cada categoria e digam qual o estilo de negociação é considerado o mais correto.
O conhecimento dos estilos de negociação favorece saber das necessidades básicas de cada perfil. Os negociadores podem ser divididos em quatro categorias de estilos diferentes são eles:
Catalizador como o nome já diz é um estilo que atraí os negociadores. É o estilo mais criativo e muito empreendedor. Muitas vezes é considerado superficial e fantasioso em suas decisões e ações. Os profissionais com este estilo tendem a apresentar grandes ideias e grandes projetos, pois são muito indagadores, o que faz com que tenham uma base para suas negociações. Necessitam ser reconhecidos por suas ações.
O estilo Apoiador é um estilo que gosta de sempre estar à frente das tarefas, está disposto a fazer o trabalho. Gosta de trabalhar em grupo, e tende a favorecer a união entre todos. Este profissional gera um clima amigável que favorece as negociações. Deixa o trabalho em prol da harmonia do grupo. Por preferir abrir mão de resultados para não gerar desconforto com a outra parte, muitas vezes é considerado como incapaz de cumprir prazos e desenvolver projetos.
Um dos estilos mais difíceis de conviver é o Controlador. Esse profissional gosta de otimizar o seu tempo, é muito objetivo, sempre tem uma meta definida sem gastos supérfluos e é muito organizado. Este profissional é considerado muito insensível e prepotente, por ser muito focado. Tem necessidade de realização, e sua meta é ter negociações com resultados.
O Analítico é aquele estilo que antes de começar a negociação quer saber tudo; onde está pisando e em que está entrando. Faz muitos planos e estuda detalhadamente os projetos a fim de obter a maior quantidade de informações possíveis, portanto, abusa das perguntas. Ele precisa ter acesso aos dados, o que facilita a negociação. É considerado perfeccionista, detalhista e procrastinador. Evita situações inesperados por analisar muito antes fechar negócio.
Apesar de existir vários estilos de negociadores, o ideal para a obtenção do sucesso seria a miscigenação de todos eles. Não existe um estilo de negociação considerado o mais correto, vai depender de cada situação, a partir daí a junção das características necessárias trará êxito no processo de negociação.
...