EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE
Seminário: EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2014ander • 5/4/2014 • Seminário • 776 Palavras (4 Páginas) • 294 Visualizações
A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE
A função da contabilidade existe desde o inicio da civilização, avaliar a riqueza do homem, avaliar os acréscimos ou decréscimos dessa riqueza.
Alguns teóricos preferem dizer que ela existe, pelo menos, desde (4000 anos antes de cristo, outros falam em 6000 antes de cristo.)
Antigamente um homem se questiona. ¨Quanto será que o meu rebanho cresceu desde o ultimo frio até os dias de hoje, este homem, assim como qualquer um, era ambicioso, tinha desafios e queria ver sua riqueza aumentando.
Mas como contar o rebanho e avaliar seu crescimento se não existiam números ( da forma que conhecemos hoje.) nem escrita e nem moedas, assim o homem tem uma ideia, um pequeno monte de pedrinhas ao seu lado, o homem separa uma pedrinha para cada cabeça de ovelha, executando assim o que chamamos hoje de Inventário.
Passado algum tempo o homem percebeu que o nascimento era maior que a mortalidade e o descarte. A lã era tirada e parte dela negociada em troca de alguns equipamentos rudimentares de caça e pesca.
O tempo passava e para aquele homem, era o momento de fazer a provisão para sustentar sua riqueza no período da seca do inverno.
Ao comparar o atual conjunto de pedrinhas com o anterior, feito no inverno passado, o homem constata que houve excedente de pedras, isso representava que houve um acréscimo real no seu rebanho ou seja resultado positivo.
Logo adiante podemos dizer sobre o relatório contábil, o acréscimo do primeiro para o segundo inverno foi o correspondente a 14 ovelhas, que num sentido econômico, podemos chamar de lucro.
Todavia o que fica bem claro, é que mesmo sem moeda, escrita ou numero, a contabilidade, com inventario já existia, ficando evidenciado que ela é tão antiga quanto a existência do homem em atividade econômica.
Antigamente talvez na época de jó, já se introduzisse um período mnemônico da contabilidade por meio da escrita cuneiforme ou seja símbolos gravados em barro ou placa de argila, dando-se os primeiros passos para os registros. As próprias placas de argila serviam como relatórios. Outras evoluções foram observadas, principalmente, nas escritas em papiro, descoberto pelos egípcios.
A contabilidade teve um desenvolvimento muito lento ao longo dos séculos, mas somente em torno do século xv(com presença relevante no século XIII) praticamente após 5500 anos (partindo-se da hipótese de que ela existe desde 4000 a.c.)é que a contabilidade atinge um nível de desenvolvimento notório, sendo chamada de fase logica-racional ou até mesmo de fase pré-ciêntifica da contabilidade.
O que podemos dizer é que a contabilidade torna-se importante a medida que há desenvolvimento econômico.
Todavia, o principal marco deste período foi a primeira literatura contábil relevante feita por Frei Luca Pacioli, em 1494, consolidando o método das partidas dobradas, expressando a causa, efeito do fenômeno patrimonial com os termos debito e credito. ( esse método já era conhecido antes de Pacioli, era praticado no século XIII.)
A obra de Pacioli pode muito bem ser vista como o inicio do pensamento cientifico da contabilidade.
A contabilidade não é
...