Eflorescência e manchas
Por: mariafenrn • 13/11/2018 • Relatório de pesquisa • 299 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
Eflorescência e manchas
Segundo Granato (2005), a eflorescência é uma manifestação patológica facilmente encontrada, pois visualmente é notada uma coloração esbranquiçada no concreto. A eflorescência não causa problemas estruturais, mas pode ser esteticamente desagradável, o fenômeno desaparece quando o cálcio livre está esgotado do concreto.
Já as manchas de ferrugem Constance Barker (2017), diz que são um sinal de que há oxidação e deterioração da armadura da estrutura de concreto.
Causas
Para Barker (2017), a infiltração da água por meio dos poros dissolve os sais presentes no cimento e cal, e ao evaporar, essa água transporta os sais a superfície, causando as manchas brancas. A oxidação da armadura também pode causar manchas de ferrugem no concreto, elas são ocasionadas devido a infiltração.
Método preventivo
De acordo com RIPPER e SOUZA (1998), é necessário que o concreto seja o mais impermeável possível, para que se evite a infiltração que causa a lixiviação e corrosão da armadura, por isso devem ser usados aditivos que diminuem a porosidade do concreto e aumentam a sua permeabilidade. O uso de cimentos com baixo hidróxido de cálcio (principal causador da eflorescência), cimentos resistentes a sulfatos e a cura adequada (diminui a porosidade), fazem com que essa manifestação patológica não ocorra.
Método corretivo
RIPPER e SOUZA (1998) explicam, que o ideal é que se faça uma limpeza com ácido (sulfâmico, acético ou muriátrico) no local e que a superfície seja impermeabilizada posteriormente, é essencial que a origem da infiltração seja tratada, no caso de poros e trincas os mesmos devem receber revestimento adequado.
https://www.ehow.com.br/remover-manchas-ferrugem-calcada-concreto-como_182864/
RIPPER, T. e SOUZA, V. C. M. Patologia, Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto. São Paulo: PINI, 1998.
...