TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrega da Avaliação Fórum de Discussão Contabilidade

Por:   •  25/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 2

Entrega da Avaliação - Fórum de Discussão [AVA 1]

11 resposta não lida.33 respostas

Impacto do crescimento da economia nacional para as seguradoras e corretores de seguros

 

O crescimento da economia nacional nas últimas décadas e o aumento do poder de compra da população, com a inserção de novos consumidores no mercado, abrem janelas de oportunidade para as seguradoras e os corretores de seguros.

 

Como aproveitar este momento favorável?

Qual o papel do Governo na regulação e fiscalização das entidades atuantes neste setor?

 

Indicação de leitura:

Para auxiliar em seus comentários, leia também o documento O mercado brasileiro de seguros, hoje e nos próximos anos. Adaptando-se à mudança em um mundo em constante transformação. da kpmg.com/BR.

Resposta:

No Brasil surgiu a necessidade da atividade de seguros quando ainda era colônia, o seguro iniciou-se no comércio de escravos, e posteriormente oficialmente com a abertura dos portos brasileiros para o comércio internacional. O seguro tem grande influência mundial e com isso ajudou bastante os países com sua economia. No Brasil as atividades de seguros foram regulamentadas a partir do Código Comercial Brasileiro, em 1850. Com a Proclamação da República, em 1889, procurava- se o aperfeiçoamento das regulamentações específicas para a fiscalização e o controle das companhias seguradoras instaladas no território nacional.
Em 1891, foi promulgado o Decreto nº 434, que obrigava as sociedades mútuas de seguros e as seguradoras estrangeiras a terem autorização prévia para seu funcionamento em território nacional. Em 1966, foi criado a Superintendência de Seguros Privados – Susep, e a regulamentação todas as operações de seguros e resseguros, além de instituir o Sistema Nacional de Seguros Privados – SNSP, constituído pelo Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP, pela Susep, pelo Instituto de Resseguros do Brasil, pelas sociedades autorizadas a operar em seguros privados e pelos corretores habilitados.

O contrato de seguro é fundado essencialmente no Princípio do Mutualismo, ou seja, este princípio se baseia nos conceitos de Reciprocidade, de Cooperação Mútua e do Compartilhamento de Riscos. A sustentação do setor depende da conscientização sobre os direitos e, principalmente, sobre os deveres dos segurados.

A SUSEP é o órgão responsável  pelo o controle e fiscalização do setor. O governo tem o papel de fiscalizar através da SUSEP, e tem ao mesmo tempo o papel de criar medidas que beneficiem tanto as seguradoras que cooperam com o crescimento econômico do país, como também as dos segurados que ficam cobertos e possuem mais segurança no momento de reaver os seus bens e serviços, tanto material, econômico, de saúde e de vida. Atualmente as seguradoras tendem maior comprometimento com a inovação e a sustentabilidade devido ao crescimento contínuo e grande procura pelos os serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (213 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com