Estagio despesa
Por: jmcorrea • 25/11/2015 • Relatório de pesquisa • 1.137 Palavras (5 Páginas) • 232 Visualizações
Tarefa
Iniciar a partir do 2ª estágio da despesa, a liquidação, na qual, deu entrada no protocolo do setor financeiro, vindo do almoxarifado, a nota fiscal referente a aquisição de produto em compra descentralizada pela Unidade, através de uma modalidade de licitação, sendo que a empresa fornecedora é optante pelo simples.
A missão é, baseado nos conceitos do novo CPR (subsistema do SIAFI de Contas a Pagar e Receber), fazer uma descrição das ações definindo os conceitos básicos dos documentos gerados na fase de liquidação e pagamento
DESENVOLVIMENTO
LIQUIDAÇÃO DA DESPESA
Definição: é o segundo estágio da despesa. Consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. (lei 4320/64, Art. 63 § 1º). É condição essencial para que exista o pagamento de toda e qualquer despesa pública.
Nota Fiscal e liquidação no SIAFI WEB/CPR.
1º Passo: A nota fiscal só poderá ser liquidada, depois de verificado: a sua autenticidade e validade; O ateste da nota fiscal; certificando o recebimento do produto e, se o mesmo, foi efetuado pelo responsável pelo depósito de materiais; Se o objeto, as quantidades, e valores da nota fiscal estão de acordo com o empenho; e A situação fiscal do fornecedor.
2ª Passo: Antes de iniciar o procedimento de inclusão no SIAFI WEB, consultar se há saldo na respectiva conta do empenho.
2º Passo: Após acessar o SIAFI/CPR, a inclusão do documento hábil poderá ser feita a partir da linha de comando digitando “INCDH” ou a partir do menu lateral “ Menu Geral>Contas a Pagar e Receber>Documento Hábil>Incluir Documento Hábil”.
Uma vez acessado o menu de inclusão de documento hábil, será aberta uma tela para que sejam preenchidos os dados referentes ao documento. O primeiro passo é preencher o tipo de documento que será incluído, no caso deve ser preenchido com a sigla da nota de pagamento (NP) e clicar em confirmar, não sendo necessário preencher o campo “número”, que será gerado automaticamente ao se clicar no botão “confirmar”.
Após clicar em confirmar uma nova tela será aberta contendo 12 (doze) abas, porém somente 3 (três) deverão ser preenchidas, de acordo com os parâmetros do documento a ser pago, as abas são as seguintes:
Dados básicos – Principal Com Orçamento – Principal Sem Orçamento – Deduções – Encargo – Crédito - Despesa a Anular - Outros lançamentos-Compensação – Dados Do Pagamento – Centro de custo - Resumo
Segue o detalhadamente de cada uma dessas abas, com seus respectivos campos de preenchimento.
DADOS BÁSICOS: essa aba do módulo CPR deve ser preenchida com as informações básicas contidas no documento a ser pago como: data de emissão, data de vencimento, n° do processo, CNPJ do Credor, valor da nota. Após inserir todos esses dados, deverá ser incluído o documento de origem a partir do botão “incluir”, podendo, se necessário for, ser incluído mais de um documento de origem ( nota fiscal) clicando no botão “incluir”.
Os seguintes campos serão disponibilizados, a serem preenchidos com as informações do documento de origem a ser cadastrado: “emitente”, “data da emissão do documento”, “número do documento” e o “valor do documento”.
O campo “Observação” deve ser preenchido com os seguintes dados: nº e data da nota fiscal; descrição detalhada do serviço; mês ou período de referência; nº do processo.
Uma vez preenchida e confirmada a aba “Dados básicos ”, deve se passar ao preenchimento da aba “Principal com Orçamento”, clicando sobre a respectiva aba.
PRINCIPAL COM ORÇAMENTO: aba se divide em duas partes, a primeira pede-se o código de situação, o qual, é o indicador que determina o que será contabilizado quando da liquidação e do documento hábil, bem como seu relacionamento com o documento de referência(exigência, tipo, equivalência de valor etc.); é a situação que indica os eventos a serem aplicados.. No caso em questão será usado o código DSP101 – Aquisição de material para estoque. Na segunda parte deverão serem preenchidos os campos: Nº de empenho; SubItem; Liquidação?; Conta de estoque; Conta a pagar; e Valor. Todos os campos da aba preenchidos é só confirmar e passar para a próxima aba.
DADOS DE PAGAMENTO: dando um simples clique sobre a aba, abrirá a tela inicial; nessa tela da aba “Dados de Pagamento” não será necessário o preenchimento de nenhum campo, sendo necessário somente a conferência dos valores e CNPJ do favorecido, se estiverem corretos, clique em confirmar para habilitar a opção do preenchimento do “Pré-doc” referente a Ordem Bancária (OB).
Clicando em Pré-doc, abrirá uma nova aba, então, serão preenchidos os campos: Tipo de OB - com a opção OB de Crédito; Processo – com o número que consta na nota de empenho; Domicílio bancário do favorecido - com os dados bancários do favorecido, que podem serem inseridos individualmente, ou consultados pelo CNPJ na lupa disponível no campo conta corrente; e Observação - Colocando a mesma observação já preenchida na aba de dados básicos, substituindo, "LIQUIDAÇÃO" por “PAGAMENTO”.
...