Estudo de caso
Por: Márcia Fernandes • 24/9/2015 • Trabalho acadêmico • 321 Palavras (2 Páginas) • 266 Visualizações
Unigranrio – Unidade Shopping Carioca
Márcia de LimaFernandes Nacimento / Matrícula: 1006050
Curso: Gestão de Recursos Humanos
Estudo de Caso
" A empresa Jota Juta Ltda possui noventa empregados que estão trabalhando em dois turnos, um pela manhã e outro pela tarde. A empresa produz guardanapos de papel e vem crescendo bastante sua produção. No entanto as perspectivas não são boas, já que com a desvalorização da moeda chinesa, corremos o sério risco de importamos da China, guardanapos por um preço muito abaixo do oferecido pela empresa. Os funcionários estão satisfeitos com o clima organizacional mas reclamam que os salários pagos poderiam ser melhores. Eles ameaçaram uma greve para o inicio de outubro, mas o chefe de produção, Sr Carlos Roberto, negociou com os empregados e a direção da empresa, conseguindo um aumento de salário, mas uma redução da jornada, que passou de 8 horas para 6 horas e se comprometeu a dobrar a produção da empresa em três meses
Como gestor, que tipo de equipe você criaria para dobrar a produção em três meses, conforme a proposta do Sr Carlos Roberto e qual tipo de liderança deveria ser estimulada neste caso? "
Eu criaria uma equipe de trabalho (soluções de problemas)
Conheceria bem minha equipe e a habilidade de cada um;
Realizaria a distribuição de tarefas de maneira que fossem realizadas corretamente e no tempo determinado;
Definiria uma metodologia de trabalho para que os processos fossem claros e bem executados;
Controlaria a produtividade sempre com relatórios diários, quinzenais e mensais;
Conversaria com os funcionários, esclarecendo, orientando, dando feedbacks ou fazendo reuniões simples para equipe acompanhar o processo;
Adquiria um sistema para fazer alguns projetos de planejamento de esforço necessário para cada equipe, analisaria o percentual de comprometimento dos membros da equipe e avaliaria o tempo médio gasto em cada atividade, que ajudaria a minimizar riscos.
Nessa liderança eu usaria a de motivação, pois teria sempre uma palavra para motivar a equipe e tentaria ser muito perspicaz.
...