Estudo de caso parmalat
Por: Alinevc • 29/4/2016 • Trabalho acadêmico • 6.002 Palavras (25 Páginas) • 2.135 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL
ESTUDO DE CASO: PARMALAT
2015
SUMÁRIO
- Introdução --------------------------------------------------------------------------------------- 01
- Origem e Internacionalização da Parmalat ------------------------------------------------- 02
- Expansão Internacional ----------------------------------------------------------------------- 03
- Produtos e Estratégia de Atuação ------------------------------------------------------------ 06
- Estrutura Societária e Organizacional ------------------------------------------------------- 08
- Estrutura Organizacional Parmalat ---------------------------------------------------------- 09
- Variações no valor da empresa --------------------------------------------------------------- 09
- Primeiros sinais da crise ---------------------------------------------------------------------- 10
- Tentativas de resgatar a credibilidade ------------------------------------------------------- 11
- A revelação da fraude ------------------------------------------------------------------------- 13
- A concordata ------------------------------------------------------------------------------------ 14
- Investigação, Descobertas e Detenções ----------------------------------------------------- 14
- Processos e Ações Judiciais ------------------------------------------------------------------ 15
- Recuperação no Brasil e na Itália ------------------------------------------------------------ 16
- Julgamentos e Condenações ------------------------------------------------------------------ 17
- Considerações Finais -------------------------------------------------------------------------- 17
BIBLIOGRAFIA ----------------------------------------------------------------------------- 19
- Introdução
Em 1966 a empresa de Tanzi contribuiu para a evolução do mercado do leite ao implantar o processo de ultra pasteurização, assim, não seria necessário comprar leite todos os dias pois, o mesmo poderia ser estocado.
Em 1974 a Parmalat iniciou suas atividades no Brasil e em 16 anos ela se expandiu e teve seu faturamento aumentado em 47 vezes atingindo 149 milhões de euros.
Na década de 90 foi a fase mais importante do grupo Parmalat pois, passou a transitar pelas ações na bolsa de Milão e teve também as adição de novos ativos na empresa como o queijo e a manteiga.
A empresa Parmalat adquiriu empresas de diversos segmentos como: laticínios, empresas de turismo, clubes de futebol, fábrica de biscoito, entre outras. A empresa se destacava como uma das marcas mais reconhecidas. Um exemplo foi a campanha dos “Mamíferos” que foi considerados um dos maiores sucessos da publicidade brasileira em 1997.
Em 1998 e 1999 a Parmalat empregava mais de 19000 pessoas na América do Sul. Nesta região o grupo negociava jogadores e encontrava diretamente associados a três grandes times de futebol e teve maior lucratividade operacional contabilizada em 1998 e 2001.
Com o escândalo o valor de mercado da empresa foi praticamente destruído.
A crise começa quando a auditoria questiona sobre os 135 milhões de euros.
Em 10 de Dezembro de 2003 contratou Enrico Bondi como consultor com o objetivo de resgatar a credibilidade da empresa.
Em Dezembro de 2013 as ações da Parmalat despencaram no mercado, pois, tornou-se público a fraude existente na empresa e tudo que era considerado transparente foi destruído pelas irregularidades da empresa.
Logo após optaram por um pedido de concordata para evitar o pedido de falência.
Sobre a investigação o fundador Calisto Tanzi foi preso, o ex-diretor Fausto Tonna que revelou tudo o que sabia e a sua esposa acusada de lavagem de dinheiro. Essa investigação revelou que as demonstrações contábeis financeiras estavam incoerentes com a real situação da empresa.
A multinacional processou as duas empresas de auditoria que prestavam serviços antes da crise, além dos bancos.
Com as dívidas renegociadas, a Parmalat passou a transacionar ações na bolsa italiana, mas sem dúvida a credibilidade da empresa no mercado italiano foi abalada.
- Origem e Internacionalização da Parmalat
Em 1961 Calisto Tanzi aos seus 23 anos deixou o seu curso na universidade para assumir a empresa da família após o falecimento do Pai no mesmo ano. A empresa chamava-se inicialmente “Tanzi Calisto e Figli – Salami e Conserve” era uma fábrica de presunto e conservas, passando a se chamar Parmalat em 1963, o nome tem origem da junção da cidade natal do jovem italiano Parma com a palavra leite (latte, em italiano). A Parmalat foi se expandindo além das fronteiras de Collechio, próxima a Milão, norte da Itália pela inovação em seus processos operacionais, pois além de fabricação de conservas a mesma passou a produzir leite pasteurizado. A marca tinha um grande diferencial, além da excelente qualidade do leite as embalagens Tetra Pak ofereciam mais higiene e segurança. Com essas embalagens o leite era conservado por mais tempo, o que ocasionou em grande sucesso na Itália. Anteriormente o leite era envasado e distribuído fresco, o que limitava sua circulação às cidades próximas a Parma.
Em 1966 a empresa de Tanzi contribuiu para evolução do mercado de leite ao implantar o processo de ultra pasteurização, processo conhecido como UHT(Ultra-High-Temperature), o qual submete o leite a temperatura elevada (entre 130°C e 150°C), por curto espaço de tempo (2 a 4 segundos), e em sequência, resfria-lo rapidamente, o Leite Longa vida prometia durar até 6 meses.
Na década de 70 a Parmalat iniciou suas atividades no Brasil e em 16 anos ela se expandiu para mais quatro países europeus, assim em 1990 já atuava em seis nações distintas. O grande crescimento da empresa italiana ocasionou uma estratégia de internacionalização com base em aquisições, acompanhada de uma diversificação produtiva e de um consistente trabalho de divulgação e promoção da marca Parmalat, essa estratégia iniciou-se em 1974, com criação de uma joint-venture no Brasil com o Laticínios Mococa, porém essa parceria durou apenas dois anos, e em 1977 a empresa Parmalat iniciaria pela primeira vez a fabricação de produtos fora do território italiano, inaugurava na cidade Itamonte estado de Minas Gerais, e lançava o Leite Longa Vida no país.
...