Evolução histórica da contabilidade
Projeto de pesquisa: Evolução histórica da contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kauancaires • 30/9/2014 • Projeto de pesquisa • 2.637 Palavras (11 Páginas) • 378 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA – UNIDADE ANCHIETA
Administração – 2º Semestre A
Nome: Adriano S. Nascimento RA: 8071838815
Bianca Souza 1299195678
Darlon Matos da Silva 8412173440
Hermes Boccato Soler 8483180523
Juliana Ap. da Silva 8527979752
Mayara D. Xavier 8490234708
Valcir R. da Costa 8411164585
ATPS Etapa 1 e 2
Teoria da Contabilidade
Professor: João Batista Gregório
São Bernardo do Campo 2014
ETAPA - 1 – Evolução Histórica da Contabilidade
A HISTÒRIA DA CONTABILIDADE
A contabilidade apareceu desde o principio com os primitivos que praticavam uma contabilidade rudimentar ao contar seus instrumentos de caça, pesca e rebanho. Foi na mesopotâmia que se encontraram os primeiros registros patrimoniais á origem do diário.
Os Egípcios colhiam o papiro as margens do grande rio onde os escribas registravam os primeiros livros contábeis.
Surgiram novas civilizações e com elas a necessidade de avaliar suas riquezas expandindo suas redes, os portos da cidade Tiro e Sídon os fenícios expandiram sua rede de comercio e começaram a desenvolver as trocas em base monetária e simplificaram os registros por símbolo.
Na antiguidade vieram os romanos, um dos maiores e desenvolvidos impérios que se expandiu por toda Europa e norte da Àfrica e oriente médio, que pode se chamar de um sistema jurídico contabilizado e organizado, impérios nascem crescem e morrem. No final da idade média os comerciantes necessitavam de uma escritura, buscando refletir os interesses dos credores e investidores para ser útil nas negociações dos fornecedores e consumidores, com Luca Pacioli autor do método das partidas dobradas todo lançamento á credito em uma conta com que surja outra conta onde é registrada a mesma importância a debito .
Com o descobrimento do Brasil um novo país começaria a escrever uma parte da história da contabilidade, em 1770 foi baixada a lei que regulamentava o exercício da profissão contável.
Em 1810 começa a ser ensinada a contabilidade no Brasil na Associação dos Guarda Livros que surgiu na corte de 18 de Abril de 1869 no Rio de Janeiro. A classe contábil se organizava e no Século XX, mais precisamente no ano de 1905 os diplomas da academia de comércio do Rio de Janeiro e da escola prática de comércio de São Paulo eram reconhecidos como oficiais, de lá para cá, observa-se uma histórias de lutas e com isso iniciou-se os sindicatos e institutos que dariam início aos Conselhos Federais e Regionais de Contabilidade.
Em 1924, realizava-se no Rio de Janeiro o primeiro congresso de contabilidade, em parte ao recomendar a aprovação de uma lei para regulamentar o exercício da profissão, isso gerou muitas lutas, finalmente o presidente Eurico Gaspar Dutra, através do decreto da lei 9295/46 reconhecia uma das profissões mais antigas do Brasil.
O primeiro instrumento para auxiliar o homem em sua atividade contábil foi o Ábaco. Em 1450 e 1455, Guttemberg criou a primeira prensa que foi utilizada até meados do século passado para colar as folhas gelatinas dos livros diários, a primeira máquina surgiu em 1642 com o francês Blaise Pascal que desenvolveu uma maquina de calcular para auxiliar seu trabalho de contabilidade baseada em dois conjuntos de disco interligados por meio de engrenagens, ao longo dos anos o parelho foi sendo aperfeiçoado e só em 1901 com Helcon Ellis se chamava “Máquina Ellis” Percussora da famosa máquina de contabilidade.
Datilografo ou mecanógrafo é o nome técnico da máquina de escrever, inventada em 1714 pelo engenheiro Haren Dell, em 1938 coube ao americano Guilden, idealizar o primeiro modelo viável para produção em massa 1873 nas oficinas Remington. De lá para cá sua utilidade se firmou mas aos poucos foram sendo substituídas por computadores.
O PORQUÊ DA CONTABILIDADE EM NOSSO DIA A DIA ?
Porque ela estuda, analisa e interpreta a situação financeira, econômica, e patrimonial das entidades. Ela funciona como um sistema de informação destinado a prover seus usuários de dados para ajuda-los a tomar decisões no seu cotidiano.
Atividade de troca e venda dos comerciantes requer o acompanhamento das variações dos seus bens quando cada transação é efetuada. Essas informações geram registros e relatórios contábeis.
Hoje todos nós utilizamos, ou pelo menos deveríamos usar a contabilidade em nosso dia a dia. A contabilidade é uma ferramenta indispensável para todos, e inclusive as empresas de grande e pequeno porte em geral. Sem o controle das finanças em um mercado global as chances de sobrevivência é zero.
Dessa forma todos que não se enquadra neste método de trabalho, tende a perder espaço neste jogo de negócios, porém a contabilidade é a base para um negócio ir além.
Hoje mesmo, um ambulante com seus produtos, utilizam a contabilidade para controlar seus gastos e saber seus lucros. Este mesmo método serve para grandes empresas, que da mesma forma utiliza a contabilidade para além de pagar, comprar, também utilizar para controlar seus lucros e manter dessa forma a empresa informada para assim se precaver com relação ao futuro.
Nossa evolução nos termos de contabilidade atingiu praticamente todos os níveis, todas as áreas; tanto na sua maneira individual de obter recursos ou administrar e contabilizar tudo o que se possui, ou até mesmo quando compartilhamos ou vendemos algo.
Por exemplo, na antiguidade se contabilizava a quantidade de dias do ano, ou as horas do dia, através de marcações em rochas, paredes, manuscritos; á contagem de
...