Exemplo de Análise de Empresa - WEG 2016/2017
Por: Everton Mendes • 1/11/2021 • Trabalho acadêmico • 1.513 Palavras (7 Páginas) • 179 Visualizações
ASPECTOS ECONÔMICOS MUNDIAIS E NACIONAIS 2016/2017
Em 2017 o FMI projetou um crescimento de 3,7% da economia mundial, o crescimento das economias mais desenvolvidas se consolidaram sendo liderada pelos EUA dado um ritmo acelerado dos investimentos não residenciais, e nos países emergentes liderados pela China e Índia que ganharam solidez por causa de preços favoráveis nas commodities, tal expansão sincronizada no mundo não foi vista desde a crise de 2008. Fatores monetários foram importantes para esse crescimento econômico mundial devido a pouca pressão inflacionária tanto nos países desenvolvidos como nos emergentes, essas condições são altamente favoráveis para economias emergentes pois há um maior fluxo de capital em nossa direção, também significa uma valorização dos ativos e situação favorável para tomadas de decisões com maior risco.
A WEG acompanhou esse crescimento mundial crescendo em 3,6% em 2017, e poderia ser maior esse crescimento, porém foi influenciado pela lenta recuperação da Economia Brasileira em relação a Economia mundial. Essa modesta recuperação brasileira em 2017 foi reflexo de melhores aspectos macroeconômicos como queda na inflação que fechou em 2,95% abaixo do piso da meta fixada pelo governo em 3%, e também pelos cortes sucessivos na taxa SELIC que saiu de 13% em janeiro de 2017 para 7,5% em outubro do mesmo ano. Tais condições causaram uma pequena expansão na atividade industrial e foi refletido em um melhor desempenho da WEG no seu negócio de Equipamentos Eletroeletrônicos Industriais que apresentou um crescimento de 7,1% na receita operacional líquida comparada a 2016 e também em aumento de 1,8% nas vendas de Motores para Uso Doméstico. Porém a empresa passou por uma piora no seu negócio de Equipamentos para Geração, Transmissão e Distribuição com uma queda de 5,1% na receita operacional líquida em relação a 2016, causada principalmente por uma queda na atividade econômica desse setor da economia nos últimos dois anos, a atividade de geração hidráulica e térmica no Brasil esteve abaixo dos níveis históricos, o que levou a WEG agregar mais da geração eólica e solar na sua atividade e buscar oportunidades em outros mercados com seu plano expansão principalmente a partir das suas unidades do México, Estados Unidos, Colômbia e África do Sul, tal movimento foi apresentado em um maior crescimento dos estoques voltados ao mercado externo comparados aos voltados para o mercado interno entre outros fatores.
Esse interesse na atuação do mercado internacional foi refletido na aquisição da CG Power USA Inc., empresa especializada na fabricação, serviços de montagem, supervisão e comissionamento de Transformadores de Distribuição de Força de até 60 MVA – 161 kV, onde apresentou uma receita líquida no ano fiscal 2016/2017 de US$ 128 milhões. A CG possui uma participação relevante para transformadores para sites eólicos e fazendas solares nos EUA, o que é um projeto estratégico para avançar rapidamente na internacionalização do negócio de transmissão e distribuição. O setor elétrico mundial vem passando por grandes desafios relacionados a sustentabilidade da energia, os crescentes aumentos nos custos para esse setor e imprevisibilidade da matriz elétrica no futuro, o que exige que os players desse setor se adaptem para continuarem competitivos.
ANÁLISE VERTICAL E HORIZONAL DE 2016/2017
Apesar do Ativo Circulante ter crescido comparado aos valores de 2016 em 3,16%, não houve uma mudança no percentual de participação no Ativo Total, mas sim uma diminuição nessa representatividade dentro da conta totalizadora. O Ativo Não Circulante teve um aumento de 4,30% e aumentou sua representatividade na conta totalizadora.
O Caixa e Equivalente de Caixa diminuiu em 6,72% devido a uma diminuição em aplicações financeiras de moeda nacional em CDB, Operações compromissadas e também em outras moedas estrangeiras. No período houve um aumento nos valores de certificados de depósitos no exterior, destacam-se um aumento de aplicações financeiras em dólar e rupias indianas. No período havia vencimento de empréstimos e financiamentos no valor de 2 bilhões dos quais foram pagos 1,4 bilhões gerando um alto desembolso superior ao valor desembolsado em 2016 que foi de 1,28 bilhões. A conta também foi impactada por uma diminuição nas Contas a Receber que diminuiu 0,41% comparado a 2016. Destaca-se também uma grande redução líquida nos Caixas e Equivalentes de Caixa por uma variação cambial passiva de 227 milhões.
A diminuição em Contas a Receber 0,41% foi dado por uma diminuição de recebíveis no mercado interno e uma perda efetiva superior aos valores de 2016. A empresa provisionou uma expectativa menor de perda em 2017 que em 2016 e houve uma quebra de expectativa. Porém as Perdas Estimadas dos Créditos de Liquidação Duvidosa são bem inferiores a aquelas perdas efetivas, como vemos que a havia uma expectativa de perda de 44 milhões e apenas 14 milhões foram efetivamente perdidos. Onde nesse caso há impacto positivo na Demonstração do Resultado do Exercício dado a uma receita de reversão de PECLD.
O aumento de 17,60% nos Estoques teve um destaque para atender o mercado externo no qual cresceu 20% comparado a 2016 e um aumento de 14,86% em estoques voltados para o mercado interno
Esse grande aumento na conta Impostos a Recuperar em 55,71% foi dado por um aumento principalmente no IVA de controladas no exterior que saltou de 80 milhões para quase 120 milhões, ICMS que saltou de 22 milhões para 78 milhões, PIS/COFINS que saltou de 38 milhões para 72 milhões. Também foi apresentado aumento nos valores do ICMS e REINTEGRA.
Nos Investimentos o crescimento de 20,18% é dado por um resultado positivo na maioria dos Investimentos em Controladas principalmente no Brasil. Além disso a empresa em 2017 adquiriu a FTC Energy Group S.A. na qual teve um ágio de quase 2 milhões nessa aquisição do saldo remanescente de participação que a WEG tinha, também como já mencionado a aquisição da CG Power USA Inc. que teve um ágio de 23 milhões na compra, também a WEG Investment North America Inc adquiriu a participação da WEG Transformadores México S.A de C.V em 12% e também 12% de participação na Voltran S.A de C., que somaram um valor de 16 milhões para os ativos líquidos da empresa. Também houve uma aquisição de 10% do saldo remanescente de participação na Hidráulica Industrial – Indústria e Comércio Ltda., o ágio total nessa operação foi de 3,7 milhões.
...