Exercicios de Contabilidade Gerencial
Por: ohanalima • 11/4/2016 • Exam • 1.704 Palavras (7 Páginas) • 4.035 Visualizações
Universidade Federal do Pará - UFPA
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA
Faculdade de Administração – FAAD
Disciplina: Contabilidade Gerencial
Professor: Thadeu
Aluno(a): Ohana Aviz de Lima Matricula: 201104240048
Resolução dos Exercícios do Capítulo 13 – Formação de Preços de Venda
1) Quando devemos formar o preço de venda através dos custos e o que devemos fazer quando o preço de venda é dado pelo mercado? Em sua opinião, qual é a realidade empresarial: o preço de venda é dado pelo mercado, ou, não, as empresas é que conseguem impor seu preço de venda?
Resposta: Devemos formar o preço de venda através dos custos, quando o mercado está disposto a absorver os preços de venda determinados pela empresa, que, por sua vez, são calculados em cima de seus custos reais ou orçados. Parte-se do preço de venda, deduz-se a margem mínima que a empresa quer obter, bem como os custos financeiros de financiamento da produção e os efeitos monetários sobre o capital de giro. Em minha opinião, o empresário terá que adaptar os seus preços em relação ao que o mercado está disposto a pagar. Se a empresa é monopolista ela consegue aplicar um preço que possa obter maior margem, mas possui um limite para o aumento de tais preços.
2) Quais as vantagens e/ou desvantagens de se elaborar o preço de venda pelo custeio por absorção em oposição ao custeio variável?
Resposta: As vantagens estão relacionadas com a simplicidade do custeio por absorção, as empresas tomam como base os custos industriais por produto, e adicionam as taxas gerais de despesas administrativas e comerciais, despesas financeiras e margem desejada. O custeio direto utiliza somente os custos variáveis para a obtenção do produto e calculam a margem de contribuição de cada produto. A margem a ser aplicada deverá cobrir, além da rentabilidade mínima almejada, também os custos e despesas fixas, que não foram alocados os produtos.
3) Conceitue mark-up; para que serve? Explique os dois tipos de mark-up mais utilizados e os elementos constantes de cada um deles.
Resposta: Mark-up é um multiplicador de custos, é uma metodologia para se calcular os preços de venda de forma rápida a partir do custo por absorção de cada produto.
Mark-up genérico: Esse multiplicador será aplicado a todos os produtos, os indicadores de despesas (percentuais) serão os mesmos para todos os tipos de produtos. O mesmo acontece com a margem desejada.
Mark-up por produto: Esse multiplicador leva em conta cada produto, define-se percentuais diferentes de despesas por cada produto.
5) Quais os principais parâmetros externos de rentabilidade que devem ser analisados para a incorporação da margem desejada no mark-up?
Resposta: Os parâmetros básicos a serem analisados para incorporação da margem desejada são: a remuneração da poupança, e as taxas de juros interbancárias.
9) Uma empresa pretende vender $ 1.000.000 de determinado produto durante o ano. O capital investido no negócio é de $ 300.000. Qual é a margem de lucro que ela deve considerar no preço de venda sem impostos, se ela deseja uma rentabilidade líquida dos impostos sobre o lucro de 18% sobre o capital investido? Considere que os impostos sobre o lucro representam 50% da margem das vendas antes desses impostos.
Resposta:
Capital Investido 300.000 a
Rentabilidade desejada 18% b
Lucro Líquido a ser obtido 54.000 c = a x b
Alíquota de Impostos sobre o Lucro 50% d
Lucro Bruto a ser obtido 108.000 e = c.(1-d)
Faturamento esperado 1.000.000 f
Margem a ser incorporada no PV 10.80% g = e:f
10) Uma empresa tem os seguintes percentuais médios sobre vendas líquidas:
Despesas Comerciais | 12% |
Despesas Administrativas | 11% |
Custo Financeiro | 6% |
Margem de Lucro | 17% |
Pede-se:
a) Calcular o mark-up para obtenção de preço de venda sem impostos;
b) Calcular o preço de venda sem impostos de um produto que tem um custo industrial de $ 150.000.
Resposta:
Mark-up %
Despesas Comerciais 12
Despesas Administrativas 11
Custo Financeiro 6
...