FACULDADE DIADEMA CONTABILIDADE RURAL: E OS ASPECTOS CONTÁBEIS
Por: Rosangela Pereira De Oliveira • 1/10/2018 • Artigo • 3.757 Palavras (16 Páginas) • 274 Visualizações
FACULDADE DIADEMA
CONTABILIDADE RURAL:
E OS ASPECTOS CONTÁBEIS
Adriana Cristina Silva Santos
Marlon Marcus de Jesus Lopes
Mayara Priscila Silva Leite
Rosangela Pereira de Oliveira
DIADEMA - SP
2015
Adriana Cristina Silva Santos
Marlon Marcus de Jesus Lopes
Mayara Priscila Silva Leite
Rosangela Pereira de Oliveira
CONTABILIDADE RURAL:
E OS ASPECTOS CONTÁBEIS
Artigo apresentado a Banca Examinadora da Faculdade Diadema, como requisito parcial para a obtenção do titulo de Bacharel em Ciências Contábeis, sob a orientação do Prof. Dr. Tonny Robert.
DIADEMA - SP
2015
“A maior recompensa para o trabalho não é o que ganhamos, mas o que nos tornamos com ele.”
- John Ruskin
DEDICATÓRIA
Agradecemos e dedicamos este trabalho, primeiramente a Deus, por ter nos dado força e coragem para chegarmos até aqui. Em segundo lugar, agradecemos as nossas famílias, pelo apoio e incentivo e, acima de tudo, pela compreensão.
Agradecemos e dedicamos a todos os nossos professores, que com muita paciência nos acompanharam e muito contribuíram com a nossa graduação, em especial o nosso orientador Prof. Dr. Tonny Robert, pela calma e incentivo que tornaram possível a conclusão deste Artigo. Assim como, nosso professor e coordenador Marcelo Burgos, pela amizade e ensinamentos.
Por fim, agradecemos e dedicamos a todos os nossos colegas de turma pela convivência, pela divisão de conhecimentos e, por terem contribuído direta ou indiretamente para a conclusão da nossa graduação.
SANTOS, Adriana Cristina Silva. LOPES, Marlon Marcus de Jesus. Leite, Mayara Priscila Silva. Oliveira, Rosângela Pereira. Contabilidade Rural: E os Aspectos Contábeis. 2015. Artigo Científico (Graduação em Ciências Contábeis) – FAD – Faculdade Diadema.
RESUMO
Desde o início das civilizações, o homem já plantava e cultiva, retirando da terra o que lhe era oferecido. Sendo assim, as propriedades rurais produziam várias culturas e criações diferentes para sua auto-existência. Passada a época da auto-existência, veio à evolução da agropecuária, com avanços tecnológicos. O ser humano se viu forçado a administrar com coesão a sua propriedade. Portanto, o conceito sobre a agropecuária deixou de ser apenas rural e, passou a depender de vários serviços, como, por exemplo: máquinas, insumos, gerenciamento e infra-estruturas. A população começou a sair do meio rural, procurando os grandes centros urbanos e quem continuava em suas propriedades no campo, dia após dia precisava desses avanços tecnológicos, para melhorar sua produtividade. Com os avanços, houve grandes índices de produtividade na agropecuária, fazendo as propriedades passar a ser constituídas como empresas, obtendo a visão de lucro. Porém, grande parte dos empresários rurais e profissionais contábeis, até mesmo discentes, não possui conhecimento ou domínio adequado. Portanto, o produtor rural passa a precisar de ferramentas importantes para o gerenciamento de seus negócios, necessitando de um método contábil específico, devido às necessidades e particularidades, precisando planejar e controlar sua produção agrícola e pecuária, devendo conhecer as condições climáticas, sazonalidade, safra, entressafra, fatores biológicos e mercados futuros. A contabilidade no campo rural tem a função de planejar, controlar, decidir e avaliar os resultados, além de conhecer os fatores externos, acompanhando e analisando o comportamento do mercado. Portanto, o papel do contador é de extrema valia, para dar suporte a todos esses assuntos, podendo proporcionar à propriedade rural um melhor gerenciamento das informações externas e internas, atingindo seu objetivo: a maximização dos lucros e as demonstrações contábeis.
Palavra Chave: Contabilidade, Rural, Agropecuária.
Sumário
Introdução 6
Atividade Rural – Conceito Básicos 7
Contabilidade Rural 7
Ano Agrícola x Exercício Social8
Modelo de Balanço Patrimonial 10
Sistema de Custos11
Despesas Diretas e Custos Diretos 11
Registros Contábeis 11
Depreciação Acumulada 12
Casos de Depreciação 12
Imposto de Renda – Agropecuária 13
Proposição de um Plano de Contas 14
Objetivos do Plano de Contas 15
Plano de Contas proposto para Pessoa Jurídica 15
Considerações Finais 19
Glossário 20
Referências Bibliográficas 20
INTRODUÇÃO[pic 1]
Os argumentos apresentados, no presente Artigo, tratam do conceito e definições dos aspectos contábeis, explorando a literatura relacionada ao tema, com o propósito de proporcionar a sociedade, maior familiaridade com a Contabilidade Rural. Para tanto, tem como objetivo compreender a sua importância como instrumento de planejamento, acompanhamento, avaliação e controle. Além, de apresentar a estruturação das demonstrações contábeis, fluxo contábil, custos referentes à contabilidade rural, bem como, as planificações contábeis e a forma de depreciação aplicada. Trazendo como problematização: Qual a importância da Contabilidade Rural no Brasil?
A contabilidade rural abrange de forma geral o trabalho exercido nas empresas rurais. Contudo, tanto a agricultura quanto a pecuária tem como finalidade principal atender o mercado de alimentos e matéria-prima, para isso, é necessário o controle contábil. Sem contar, que a atividade agropecuária no Brasil, representa 8% do PIB brasileiro, e gera emprego para cerca de 10% da população economicamente ativa do país.
Ademais, é fato que grande parte dos discentes e profissionais contábeis, bem como, empresários rurais não possui domínio ou conhecimento adequado quanto à contabilidade rural, assim como, os produtores rurais não utilizam as informações contábeis nos projetos e nas tomadas de decisões.
...