FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
Por: Rogerio Gonçalves • 24/4/2015 • Trabalho acadêmico • 4.077 Palavras (17 Páginas) • 209 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
POLO TERESINA II
DISCIPLINA: FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
RELATÓRIO FINAL
TERESINA, SETEMBRO/2012.
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
RELATÓRIO FINAL
Trabalho apresentado para obtenção de nota referente
à disciplina de Filosofia aplicada ao Serviço Social
Tendo como tutor á distancia Prof. Dr. Potiguara Acácio
Pereira.
TERESINA, SETEMBRO/ 2012.
SUMÁRIO
1- Introdução
- Filosofia como pensamento humano e concepções filosóficas em praticas humana.
- Injustiças Sociais remetidas à Sociedade – Desigualdade social.
- O grito da população por direitos e melhorias.
- Mulher no século xx.
- Preconceito.
- Bullyng.
- Ética e Cidadania.
- Conclusão.
1. INTRODUÇÃO
Através da Filosofia é exercida na sociedade uma ação de profunda importância para a transformação do comportamento humano, isso se dá de formas mais diversas possíveis, pois é através de projetos desenvolvidos pelos filósofos que conseguimos a maioria dos avanços de liberdade e pensamentos e ações na nossa vida contemporânea. Um filósofo de grande importância para as mudanças ocorridas na sociedade foi Aristóteles, pois suas obras abrangem tanto a lógica, a física e a concepção do universo ético-politico etc. junto a outros filósofos ajudam a compreensão e nas mudanças do mundo, e na visão de toda sociedade e dos indivíduos assim como na natureza nas ideologias que ocorrem durante toda vida no mundo.
A vida em sociedade sempre é originaria de problemas, onde os indivíduos tem que ter a capacidade de administrar os conflitos próprios e os sociais, bem como saber lidar com as frustrações e sonhos. A grande questão é que o problema dentro de uma sociedade sempre se renova como problemas são originados nos seres sociais e como todo ser social é transitório e mutável. A razão humana, com sua exclusividade, desperta reflexões sobre sua origem profunda, sua finalidade e sua natureza. A Filosofia se ocupa com particular perspicácia da busca pelas respostas às questões colocadas. Como se constrói o ser humano em sua dimensão social?
O relatório em si mostra algumas etapas de uma profunda análise sobre o ser humano através da atividade prática supervisionada (ATPS) no qual priorizou que os alunos desenvolvessem suas reflexões acerca do conteúdo estudado, compreendendo a importância da Filosofia enquanto ciência que busca despertar um pensamento crítico e sua influência na prática do profissional de serviço social através de suas várias correntes.
Foram abordadas na primeira parte a história da filosofia como pensamento humano e concepções filosóficas nas práticas humanas. Na segunda parte foi realizada uma reflexão da composição da música “comida” de Arnaldo Antunes, Marcel Fromer e Sérgio Brito, que retrata uma dura realidade, podendo assim ser interpretada como uma crítica às injustiças sociais que remetem a sociedade a não desfrutar de inúmeras outras necessidades, e também da música “mulher” com composição de Erasmo Carlos e Narinha, sendo esta música também interpretada como crítica sobre o preconceito contras as mulheres, e que hoje este preconceito está mudando graças ao desempenho dessas heroínas. Abordados também fundamentos da vida moral e social destacando-se o preconceito que acima de tudo está presente na vida do ser humano, citando um dos principais e atuais, o bullying. E ocupando-se como reflexão desses fundamentos incluímos como parte da filosofia a ética e cidadania.
1. FILOSOFIA COMO PENSAMENTO HUMANO E CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS EM PRÁTICAS HUMANAS
Em uma roda de discussão foi analisado que a sociedade humana é formada de pessoas que tem necessidade uma das outras para continuar a espécie, buscar seu objetivo e realizar sonhos. Por isso que às vezes surge a oportunidade de se perguntar: o que é ser humano? O que é o mundo e a realidade em que vivemos? O que é a realidade? E entre outras tantas perguntas.
Viver não é nada fácil, cada um de nós possui nossas crenças, valores, interesses, diversos problemas e dificuldades que nos tornam um ser único. Somente a própria pessoa pode avaliar suas razões para melhor conduzir sua vida.
Viver em sociedade é algo que deve ser muito bem articulado e refletido por que em toda nossa vida, como seres humanos, temos que aprender a conviver bem com os outros, demonstrando respeito por suas opiniões e preferências e, se possível, ajudar o outro, visto que não estamos sozinhos e realmente precisamos do próximo.
Acredita-se que o homem passou a viver em sociedade provavelmente para somar esforços em prol de um objetivo comum. Mas se deparou com o problema das diferenças individuais, que são elas: diferentes vontades, atitudes, opiniões e ideias.
Descobriram-se então diferentes em quase todas as coisas. Então como fazer para dá certo essa vida em grupo, se por um lado nos proporciona maior segurança, maior economia, nos possibilita travar conhecimento, aprender um com outro e nos ensina que cooperando fica mais fácil atingir nossos objetivos.
Faz-se então, necessária a instituição de normas e conduta, leis e regulamentos que limitassem ou possibilitassem atitudes a todos, de forma que fosse mantida a individualidade de cada um. Descobriu-se também que viver em grupo poderia se tornar algo bastante prático e eficaz se fossem respeitadas as regras de convivência.
...