A Filosofia Aplicada Ao Servico Social
Casos: A Filosofia Aplicada Ao Servico Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessas007 • 24/11/2013 • 1.437 Palavras (6 Páginas) • 654 Visualizações
A Filosofia Aplicada ao Serviço Social
Relação entre a filosofia e o Serviço Social
A Filosofia (do grego Φιλοσοφία: philos - amor, amizade + sophia - sabedoria) modernamente é uma disciplina, ou uma área de estudos, que envolve a investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou visões de mundo) em uma situação geral, abstrata ou fundamental. Originou-se da inquietação gerada pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações comumente aceitas sobre a sua própria realidade. As interpretações comumente aceitas pelo homem constituem inicialmente o embasamento de todo o conhecimento. Estas interpretações foram adquiridas, enriquecidas e repassadas de geração em geração. Ocorreram inicialmente através da observação dos fenômenos naturais e sofreram influência das relações humanas estabelecidas até a formação da sociedade, isto em conformidade com os padrões de comportamentos éticos ou morais tidos como aceitáveis em determinada época por um determinado grupo ou determinada relação humana. A partir da Filosofia surge a Ciência, pois o Homem reorganiza as inquietações que assolam o campo das idéias e utiliza-se de experimentos para
interagir com a sua própria realidade. Assim a partir da inquietação, o homem através de instrumentos e procedimentos equaciona o campo das hipóteses e exercita a razão. São organizados os padrões de pensamentos que formulam as diversas teorias agregadas ao conhecimento humano. Contudo o conhecimento científico por sua própria natureza torna-se suscetível às descobertas de novas ferramentas ou instrumentos que aprimoraram o campo da sua observação e manipulação, o que em última análise, implica tanto na ampliação, quanto no questionamento de tais conhecimentos. Neste contexto a filosofia surge como "a mãe de todas as ciências". Podemos resumir que a filosofia consiste no estudo da característica mais gerais e abstratas do mundo e das categorias com que pensamos: Mente (pensar), matéria (o que sensibiliza noções como quentes ou frias sobre o realismo), razão (lógica), demonstração e verdade.
A Importância e as Características da Filosofia
A Filosofia exerce na sociedade uma ação de profunda importância para a transformação, isso se dá de formas mais diversas possíveis, pois a através de projetos desenvolvidos pelos filósofos que conseguimos a maioria dos avanços de liberdade e pensamentos e ações na nossa vida contemporânea. Ex: O filosofo, Poulain de La Barre foi o primeiro homem a desenvolver e reivindicar a educação para as mulheres. Outro filosofo de grande importância para as mudanças ocorridas na sociedade foi
Aristóteles, suas obras abrangem a lógica, a física e a concepção do universo ético político etc. Junto a outros filósofos ajudam a compreensão e nas mudanças do mundo, e na visão de toda sociedade e dos individuas assim como na natureza nas ideologias que ocorrem durante toda vida no mundo.
Algumas principais características da filosofia são; tendência racional, submissão dos problemas a analise, o pensamento é a fonte do conhecimento, o não aceitar as noções pré-concebidas, descobrir as semelhanças e dessemelhanças entre as coisas.
Em que consiste o trabalho do assistente social
Podemos dizer que o Serviço Social se caracteriza por ser uma profissão legitimada socialmente com caráter social e que está intimamente vinculada a uma visão de homem e mundo, respondendo a uma necessidade social. A ação do Serviço Social está vinculada diretamente a questão social. Podemos compreender e perceber isso nas falas de CARVALHO e IAMAMOTO (1983, p. 77 apud, Machado).
“A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão.”
Portanto Serviço Social é uma necessidade
compreendida pela sociedade a fim solucionar necessidades que surgem de acordo com as transformações geradas, tanto pelo mundo social quanto pelo mundo do trabalho.
Ao longo do desenvolvimento da sua ação, o assistente social tem enfrentado diferentes dilemas, onde podemos usar termos filosóficos no processo de construção do saber profissional a partir de uma dinâmica deliberada de investigação e discussões fundamentada no suposto conhecimento sistematizado e rigoroso que pode se concretizar pela via da reflexão de sujeitos históricos como caracteriza Myriam Veras Baptista.
A filosofia e o trabalho do assistente social
O desafio do profissional do serviço social é encarar situações concretas e analisá-las, é o enfrentamento de diferenças que enriquecem a totalidade dando-lhe um sentido histórico e é aqui que o estudo da filosofia é importante para o assistente social. Faz com que temos uma formação reflexiva e critica sobre as teorias do conhecimento e das principais correntes filosóficas que contribuíram para a construção do homem e da sociedade.
O profissional do serviço social está sempre em busca de um projeto de investigação que dê um novo significado a sua profissão. A pratica profissional não coloca imediatamente de modo pronto e acabado, mas é um conhecimento que se constrói e apesar da tendência dos profissionais ser a dedicação aos limites imediatamente colocados no cotidiano, devemos procurar as possibilidades que
estão por trás desse limite.
A Filosofia trabalha com enunciados preciosos e rigorosos, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou idéias obtidas por procedimentos de demonstração e prova, exige fundamentação racional do que é enunciado e pensado.
O filósofo não tem respostas prontas, elaboradas para os questionamentos. Ao contrário, quem filosofa questiona, duvida, indaga, suspeita,
...