FINALIDADES DA TEORIA DA AUDITORIA E RELEVÂNCIA SOCIAL DA AUDITORIA
Por: larislali79 • 9/6/2016 • Resenha • 589 Palavras (3 Páginas) • 2.028 Visualizações
AVM Faculdade Integrada
Auditoria em Organizações do Setor Público
Larissa Andrade Veloso
FINALIDADES DA TEORIA DA AUDITORIA E RELEVÂNCIA SOCIAL DA AUDITORIA
Trabalho apresentado à
AVM Faculdade Integrada como parte integrante
do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina
Teoria Geral da Auditoria.
Tutor: Róbison Gonçalves de Castro
Teresina
2016
POR QUE UMA TEORIA DA AUDITORIA?
Todo o conhecimento científico, independentemente da área escolhida, baseia-se em princípios e teorias básicas, que dão suporte à suas mais variadas vertentes.
O mesmo ocorre com a auditoria.
A existência de uma teoria da auditoria, contendo conceitos e princípios comuns que unem os diversos aspectos dessa área do conhecimento, possibilita aos profissionais que dela se utilizam, a compreensão mais apurada do universo teórico no qual estão inseridos.
Na Teoria da Auditoria, é estudado um conjunto ordenado de conceitos que representa características comuns a todos os ramos da auditoria, possibilitando uma maior compreensão e aprendizado por parte dos profissionais que as utilizam.
AUDITORIA COMO DEMANDA E TECNOLOGIA
No controle público, a auditoria pode ser considerada um dos mecanismos mais importantes e não há dúvidas de que, ao aprofundar seus conhecimentos nas modalidades e técnicas de auditoria, os órgãos de controle interno e externo da Administração Pública são bastante beneficiados.
As acepções de auditoria são as mais variadas. Cotidianamente, a auditoria costuma ser associada à ideia de fiscalização, descoberta de irregularidades e ilícitos.
No âmbito empresarial ou técnico, a auditoria é ligada à ideia de verificação contábil. Isso se deve ao fato de que, no Mundo Ocidental, os primeiros passos da auditoria se originaram nas verificações das contas financeiras devidas a proprietários privados e aos tesouros reais.
Hoje, entretanto, a área de atuação da auditoria é bem mais ampla, alcançando, por exemplo, verificação da qualidade da prestação de serviços públicos, da existência de fraudes nas declarações tributárias, correção de contas médicas, etc.
A demanda social pela auditoria na moderna sociedade ocidental tem observado um crescimento bastante considerável desde o final da década de 1980.
De acordo com Power (1999), “além da regulação da contabilidade da empresa privada pela auditoria financeira, práticas de auditoria ambiental, auditoria de desempenho, auditoria de gestão, auditoria forense, auditoria de sistemas de informação, auditorias de propriedade intelectual, auditoria médica e auditoria de tecnologia emergiram e, em graus variados, adquiriram um certo patamar de aceitação e estabilidade institucional”.
No cotidiano, podemos nos deparar com duas concepções de auditoria: auditoria como programa e auditoria como tecnologia.
Os aspectos programáticos ou normativos, são caracterizados por seus elementos, que são ideias a respeito ou da finalidade daquela prática e que têm a função de vincular a prática da auditoria a objetivos sociais mais amplos que circulam na esfera política.
Os aspectos tecnológicos ou operacionais são compostos de rotinas e tarefas que são realizadas pelos auditores como, por exemplo, amostragens, e a forma como se estruturam.
...