FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE
Por: alerafafaria • 14/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.565 Palavras (15 Páginas) • 210 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO
2.DESENVOLVIMENTO
3. CONCLUSÃO
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1.INTRODUÇÃO
A contabilidade já não pode mais ser vista como um ingênuo aparelho de escrituração contábil, empregado exclusivamente para impender normas voltadas à tributação da empresa. Muito pelo contrário, hoje ela tornou-se um meio capaz de auxiliar os empreendedores na análise de seus investimentos, sendo uma importante fonte de informações financeiras e econômicas.
Este trabalho tem como objetivo atender á atividade individual proposta ao 1º semestre do curso de contabilidade e está subdividido em quatro etapas, que tratam de assuntos solicitados pelos professores. Buscaremos através de uma pesquisa bibliográfica elaboraremos um texto dissertativo como pré-requisito para nossa parcial para a obtenção de média bimestral.
2.DESENVOLVIMENTO
2.1 O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO SOBRE AS INFORMAÇÕES DA CONTABILIDADE
Inicia-se essa redação cientifica enfatizando que a globalização nasceu deste tempos mais remotos da humanidade, contudo, com outra abordagem e com outros delineamentos. É bem verdade que a globalização vem Passar por transformações sucessivas, devido as precisões humanas e com as requisições mundiais. A principio tal avanço deve-se a expansão do capitalismo e do neoliberalismo, o muro de Berlim e com o avanço da Comunidade Comum Européia. (SOUSA, 2011)[1].
Como se há de verificar as organizações contemporâneas se encontram num mercado grandemente competitivo, com a globalização da economia. Indubitável é que a concorrência é açulada e a busca por novas ferramentas informacionais acontece de forma inflexível. É preciso insistir também no fato de que as organizações procuram tornar as informações cada vez mais competentes, adequadas e corretas para a tomada de decisão, com o escopo de manter-se no panorama presente e por conseguinte completar de maneira satisfatória as necessidades de seus clientes.
Como se há de verificar, de igual modo, os usuários das informações contábeis, é em face à globalização da economia, carecem cada vez mais que as demonstrações financeiras das organizações sejam noticiadas e prestadas de modo que possam ser percebidas em qualquer parte do mundo.
Convém ressaltar que em face do desenvolvimento tecnológico das comunicações propicia alcançarmos informações sem obstáculos de distância ou tempo, todavia cada país tem sua oportuna influência cultural, política e social o que atrapalha as explicações das demonstrações contábeis para serem empregadas como embasamento de comedimento ou checagem, por serem organizadas de acordo com padrões e práticas locais. Em linhas gerais as necessidades internas são distintos em cada país, as desarmonias nas demonstrações contábeis acabam sendo constantes.
É oportuno mencionar, que diversos países, dentre eles o Brasil, adaptaram suas demonstrações contábeis com as normas internacionais enunciadas pelo International Accounting Standards Board – (IASB). [2]
Mister ressaltar que a convergência das normas contábeis tem como principio propiciar as todas as partes interessadas nas demonstrações contábeis das organizações obter maior comodidade no entendimento de tais informações independente do local em que se encontrarem, ademais, possibilita informações mais transparentes e confiáveis, com as quais os acionistas , administradores e apresentarão mais segurança para tomar suas decisões.
“O surgimento das normas internacionais na contabilidade tem como finalidade a harmonização dos padrões contábeis, mitigando as disparidades apresentadas nas demonstrações financeiras.” (NIYAMA e RODRIGUES, 2012, p.130).
A lei nº 11.638/2007 foi aprovada alterando lei nº 6.404/1976 emite os pronunciamentos técnicos, de modo que as normas contábeis brasileiras andem rumo às normas internacionais e consistir em ser entendidas por todos os usuários das informações contábeis em todo mundo. Cumpre assinalar que o maior benefício a Lei das Sociedades foram referentes à elaboração e divulgação das demonstrações financeiras, com a desígnio de conciliar a lei societária em vigor com os métodos contábeis internacionais, além de modernizá-la.
2.2 MERCADO CONSUMIDOR ATUAL X TERIAS CLÁSSICAS E CIENTÍFICAS
Na primeira década desse milênio as empresas necessitam observar com atenção às mudanças de mercado, bem como estarem preparadas para enfrentá-las, buscando ferramentas eficazes capazes de promover sua sobrevivência e até mesmo quanto a sua concorrência antecipar-se a ela. Em virtude disso, as empresas buscam ferramentas para descobrir as verdadeiras necessidades do seu cliente para assim atendê-las, fazendo um trabalho direcionado à conquista da fidelização dos mesmos.
...