FUNDAÇÃO ESCOLA DE COMÉRCIO ÁLVARES PENTEADO – FECAP
Por: Vivi Afonso • 17/4/2019 • Trabalho acadêmico • 1.422 Palavras (6 Páginas) • 278 Visualizações
FUNDAÇÃO ESCOLA DE COMÉRCIO ÁLVARES PENTEADO – FECAP
GRADUAÇÃO em CIÊNCIAS CONTÁBEIS
João fabiano
michael CARDOZO FERREIRA SANTOS
thiago garcia
viviane batista afonso
a contabilidade em clubes de futebol brasileiro da série a
São Paulo
2018
resumo
Nonono nononononon nonononono nonono no nonono non nonono non nonon nonono nonononononononnononononon non no nonono nononnononnonononono nononononononono non nonononononononono nonononono nonononono nonononono nonononono nonononono nono ono nono nonono nononon ono nono nonono non ononono nononon ono nono non ono nonono nono nonononono nono nonono non onononon onon onono nononon onononon onono nonono nononononon onononon onono nonononono nononono nonon ononononono onono nonoonono nonnoonononon onono nononoono nonononono nonononono non onononono nononono non ononono nonononono non ononononon ononono nonon onono nonono nonononono nono nononon ono nonononono nonon ononononono nono nonononono nononononono non onono nononon ono nonononono nononon ono nonono nonononononono n ono nononono nononono nonononono no nonononononononono non ononono nonono nono nonono nono nononon ononononono nonon onono nono nonononononon ono nonononono nonon onono no nonononono nonononono nonononono nonononono nonononono nonono nono nononon onononononono nononon ono nonon onono nonono nonononon onono nonon onono nononon ono nonononono nonon onononononono no non ononono nonononono nonono nonononon onono nono nononononono nononononono no nonon onono non ononono nonononon o.
Palavras-chave:até 5 palavras, separadas entre si por ponto.
1INTRODUÇÃO
OBJETIVOS
O futebol uma paixão nacional que move o coração de milhares de torcedores apaixonados pelo clube de futebol. Paixão essa que movimenta milhões em receitas nos clubes desportivos. Esses clubes que investem altos valores em jogadores no intuito de obter retorno desse investimento em títulos conquistados, vendas de produtos da sua marca e ou em até futuras negociações. Esses jogadores alimentam o sentimento da sua torcida, portanto quando o jogador corresponde ou até supera a expectativa a consequência é o aumento da receita do clube em vendas de camisas, artigos, conquistas de campeonatos e a valorização do passe do jogador. Por outro lado quando o time tem um mal desempenho e o jogador não corresponde o que lhe é esperado a tendência é a desvalorização do seu passe e a diminuição na receita do clube, pois é natural a redução de torcedores da renda da bilheterias em jogos do clube, pois a frequência será menor e consequentemente acarretará na perda de vendas de camisas e artigos.
O atleta sendo um ativo intangível do clube esportivo com um valor de mercado diferenciado para cada jogador, sendo que o variação depende do seu desempenho e o da sua equipe. Os clubes de futebol normalmente investem mais no começo de uma temporada pensando em todos campeonatos que irá disputar, porém, no decorrer da temporada geralmente há mudanças nos times; alguns atletas são negociados e vendidos para outros clubes no Brasil ou do exterior gerando receitas.
E do conhecimento de todos que acompanham o futebol que cada clube investe de acordo com o seu poder financeiro e de acordo com o perfil do seu clube. Têm clubes de futebol que conseguem investir altos valores, pois sua receita financeira é alta e outros apostam em jogadores que são promessas devido a sua receita ser baixa.
SILVA (2004) observando esse cenário que tornou-se clara a necessidade das Demonstrações Contábeis nos clubes de futebol para que sejam informada com qualidade aos seus usuários, pois estes terão ciência da situação real econômica, financeira e patrimonial dos clubes desportivos.
Muito se comenta a importância da divulgação das informações contábeis para seus usuários interessados como: os sócios que contribuem mensamente; os dirigentes que são responsáveis pela gestão do clube; os torcedores que geram receitas para o clube através de ingressos e artigos desportivos; os jogadores para terem ciência da situação financeira do clube que vai atuar ou está atuando e os investidores que aportam alto recurso ao clube (SILVA, 2004).
Observando esse cenário o artigo procura pesquisar a variação do ativo intangível dos clubes de futebol da Série A dos últimos 6 anos e analisar qual a influência do investimento em atletas (ativo intangível) para o sucesso da equipe comparando suas demonstrações contábeis?
Objetivo geral
Observando
Os ativos intangíveis é uma das áreas mais desafiadoras da contabilidade, essa complexidade se dar no sentido identificação e definição desses ativos há também uma dificuldade no setor financeiro e empresarial. Os ativos intangível não tem forma física ou não podem ser tocados seus benefícios que sua posse confere ao proprietário assim como outros que geram benefícios futuros.( Bortoluzzi & Ensslin 2010).
Baseado na importância da
1.1.2 Objetivos específicos
1.2JUSTIFICATIVA
PROBLEMA E DELIMITAÇÃO
2 referencial teórico[a]
2.1 ATIVO INTANGÍVEL.
Segundo Mendes (2011) ativo intangível é um ativo não monetário e sem substância física, representado por bens e direitos de uma organização. Bens que não podem ser tocados, que não possuem um corpo físico. Alguns exemplos de ativos são: patentes, softwares, direitos autorais, atletas profissionais e atleta sem formação. Os ativos intangíveis possuem algumas características como: Ser Identificável, ou seja, ter a possibilidade de ser separado da entidade, vendido ou transferido. Resultar de direitos contratuais ou direitos legais como, por exemplo, um atleta, que tem o seu direito vinculado ao clube de futebol.
Ser controlável, ou seja, a empresa, clube ou instituição detém o poder de obter benefícios econômicos futuros pelo ativo. A entidade controla esses benefícios se o conhecimento for protegido por direitos legais de proteção. (MENDES 2011)
Ter benefício econômico futuro que possa gerar receita com a venda desse produto ou serviço ou redução de custo resultantes do uso do ativo pela entidade.
2.2 MENSURAÇÃO DO ATIVO INTANGÍVEL[b]
Segundo Souza & Consenza (2007) O reconhecimento dos ativos intangível gerados pela empresa é difícil de se avaliar pois seu potencial nem sempre é claro como o de outros ativos, a mensuração de seu custo e valor de aquisição. Para os ativos intangível adquiridos como combinação de negócios nas palavras de Iudícibus[c], Martins &Gelbcke (2007, p.228) devem ter seu reconhecimento separados do goobwill se no momento da aquisição for confiável no seu registro. Segundo Costa (2007) o retorno do ativo deve refletir as probabilidades futuras que esse mercado fluirá para entidade. Entre outros aspectos a dificuldade de gerenciamento dos ativos intangíveis é a falta de informações gerenciais precisas de sua performance contribuindo para complexidade de gerenciamento desses ativos, pois a contabilidade tradicional ainda está voltada para indústria onde alocar os gastos com matéria prima, salários aos custos da produção é mais tradicional Segundo( Lev,2001).
...