Fundamento da contabilidade
Por: rudicost • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.139 Palavras (13 Páginas) • 211 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1 JUSTIFICATIVA...................................................................................................04
2.2 HISTÓRICO..........................................................................................................04
2.3 TRIBUTAÇÃO......................................................................................................04
2.4 LIVROS FISCAIS.................................................................................................08
2.5 ENCARGOS TRABALHISTAS.............................................................................10
2.6 LIVROS CONTÁBEIS...........................................................................................11
2.7 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.......................................................................13
3. CONCLUSÃO........................................................................................................
REFERÊNCIAS..........................................................................................................
1 INTRODUÇÃO
A presente pesquisa se iniciou através de estudo de campo, analisando. . .
Para o embasamento da pesquisa da atividade, buscou-se analisar a atividade econômica que vem corresponder. .
A Indústria a ser criada através a pesquisa, constitui uma importante...
2. DESENVOLVIMENTO
A Indústria de Confecção tem como principais características a confecção de peças e acessórios do vestuário. Entre elas: roupas profissionais, peças diversas (cortinas, capas, tapetes), e etc. São comuns estas indústrias. . .
2.1 JUSTIFICATIVA
De acordo com a visita indústria de confecção...
Além do pouco conhecimento em relação aos processos de fabricação utilizados pela empresa de confecção, durante a pesquisa...
2.2 HISTÓRICO
No Brasil havia um grande campo para roupas feitas...
Segundo Andrade Filho & Santos (1980) no período de 1900 a 1925, houve uma mudança na indústria de confecção: da confecção feita à mão passa-se gradativamente, para a confecção industrializada. Um dos fatores que contribuíram para essa mudança foi à introdução da divisão de trabalho. Isto é, a confecção de um artigo que antes era realizada de uma só vez, a partir da divisão de trabalho, passa ser executada em diferentes operações, fazendo com que cada uma delas fosse realizada por um operador, numa determinada máquina especializada.
2.3 TRIBUTAÇÃO
Os tributos formam a receita da União, Estados e Municípios e abrangem impostos, taxas, contribuições e empréstimo compulsórios. Eles podem ser diretos ou indiretos. No primeiro caso, são os contribuintes que devem arcar com a contribuição, como ocorre no Imposto de Renda. Já os indiretos incidem sobre o preço das mercadorias e serviços.
• Federais
Imposto de Renda Pessoa Jurídica (lucro Real Trimestral): A tributação Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) - Lucro Real, se dá mediante a apuração contábil dos resultados, com os ajustes determinados pela legislação fiscal
O imposto será determinado com base no lucro real por períodos de apuração trimestrais, encerrados nos dias 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano-calendário.
No caso da apuração com base no lucro real, o contribuinte tem a opção de apurar anualmente o imposto devido, devendo, entretanto, recolher mensalmente o imposto por estimativa.
Nos casos de incorporação, fusão ou cisão, a apuração da base de cálculo e do imposto devido será efetuada na data do evento.
Na extinção da pessoa jurídica, pelo encerramento da liquidação, a apuração da base de cálculo e do imposto devido será efetuada na data desse evento.
Imposto Sobre Operações Financeiras: O Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros (IOF, que incide sobre operações de crédito, de câmbio e seguro e operações relativas a títulos e valores mobiliários) é um imposto brasileiro. É um imposto federal, ou seja, somente a União tem competência para instituí-lo (Art.153, V, da Constituição Federal).
O fato gerador do IOF ocorre: Nas operações relativas a títulos mobiliários quando da emissão, transmissão, pagamento ou resgate destes títulos nas operações de câmbio, na efetivação do pagamento ou quando colocado à disposição do interessado;
Nas operações de seguro, na efetivação pela emissão de apólice ou recebimento do prêmio;
Nas operações de crédito, quando da efetivação de entrega parcial ou total do valor que constitui o débito, ou quando colocado à disposição do interessado (neste item inclui-se o IOF cobrado quando do saque de recursos colocados em aplicação financeira, quando resgatados em menos de 30 dias).
IPI – Imposto Sobre Produtos Industrializado: É um imposto federal, ou seja, que somente a União pode instituí-lo ou modificá-lo, sobre produtos industrializados no Brasil. Está previsto no Art.153, IV, da Constituição Federal. Suas disposições estão descritas através do Decreto 7212 de 15/06/2010, que regulamenta a cobrança, fiscalização, arrecadação e administração do Imposto sobre Produtos Industrializados.
O fato gerador do IPI ocorre em um dos seguintes momentos: com o desembaraço aduaneiro do produto importado; com a saída do produto
...