Fundamentos em Contabilidade
Por: MidianMelo • 6/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.367 Palavras (6 Páginas) • 186 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
CONCLUSÃO 9
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho será elaborado para ampliar o conhecimento que gira em torno do Contexto Empresarial. Tendo como base os dois textos apresentados: “Empresa fatura R$ 300 mil por mês com fabricação de panelas” e “Com bom planejamento, empresário começa negocio sem dinheiro”. Dois casos que apresentam resultados excepcionais em meio às variáveis macroeconômicas e microeconômicas.
O objetivo do trabalho é analisar qual forma podem ser aplicadas as Funções Administrativas em cada caso, descrever como as variáveis econômicas interferem nas atividades empresariais, falar sobre a importância do controle contábil para o desenvolvimento do patrimônio e refletir sobre a competitividade no mercado, investimento em novidade e qualidade de produtos e serviços, a ética e satisfação relacionado a responsabilidade corporativa: Gestão Social Interna; Gestão Social Externa e Gestão Social Cidadã.
Através de conhecimento prévio, pesquisas nos livros das disciplinas, busca de informações em sites de pesquisa e com a reunião dos mesmos, deseja-se encontrar o melhor esclarecimento para cada conceito e demais itens, que estão em constante estudo no contexto empresarial, este que envolve diversos assuntos em sua complexidade e sofre influência de diversas forças como as tendências de consumo, a concorrência acirrada, o comportamento do consumidor, as tecnologias, entre outros.
- DESENVOLVIMENTO
Sabemos que a sociedade contemporânea é a sociedade que vivemos hoje, ou seja, os tempos modernos.Com a chegada dos tempos modernos,tudo veio a se modificar-se a forma de interpretar o mundo e a forma de consumo.Como a vida dos homens vem-se conduzindo-se depois da pós modernidade,foge-se dos padrões tradicionais que outrora ainda restava.A pós modernidade definiu-se como um divisor de águas,o mundo hoje e a sociedade contemporânea vive-se de pernas pro ar,o bombardeio de noticias chega nos a cada instante,seja por meio de rádio,televisão ou internet os atos de violência,corrupção,e os crimes de crueldades ganham cada vez mais destaque na mídia.Os valores éticos e morais estão perdendo espaço para as leis de mercado,consumo e espetáculo.Com o fim da modernidade e a chegada da pós modernidade a sociedade contemporânea passa a ser marcada pelas incertezas,troca de valores,e eis que chegou o tempo da indefinição,do medo e da insegurança.
No livro de Zygmunt Bauman “Vida para o Consumo” ele fala sobre a transformação das pessoas em mercadorias,onde a sociedade está na busca de prazeres individuais guiados pelas mercadorias de hoje em dia.Ou seja vivemos em uma sociedade consumista.De um lado,a mercadoria como praticas cotidianas,de outro uma constante orientação para o modelo de conduta seja através do ano de consumir.
Para Bauman,se o mercado passa a ser o novo espaço modelador da vida,é através de suas leis que as relações em disputa pelo poder,e assim a identidade de inclusão/exclusão passam a ser reconfiguradas.Dentre elas,encontra-se a desregulamentação:a produção incessante de desejos materializados em produtos e em consequência o desperdício.
Bauman diz que o jogo do mercado é formado por três regras:a primeira prediz que todo o produto é vendável e visa ser consumido;a segunda ,que esse consumo se vincula a satisfação de desejos;por fim,o valor a ser pago é dependente direto da confiabilidade da “promessa de satisfação”e “intensidade de desejos”.
Segundo Bauman,não existe um não consumidor,mas sim um consumidor falho.Oque convém é tornar o produto vendável,visível,capaz de se dar sustentação.Para Bauman ,a existência de uma sociedade de produtores para uma de consumidores ,sendo os marcos dessa transformação o inicio dos anos 1980.
Os anos 80 foram marcados por uma profunda crise econômica e pelo fim da ditadura (1964-85).
Na America Latina,ficaram conhecidos como a “década perdida”,na economia.Em relação das taxas do crescimento do PIB,á aceleração da inflação,passando pela produção industrial,poder de compra dos salários,nível de emprego,balanço de pagamentos e vários outros indicadores,que se tornou o resultado do período medíocre.
Essas foram as diferenças culturais,econômicas,sócias e política.
Causando assim o impacto na globalização,e gerando mudanças no cenário contábil.A globalização é um processo de integração cultural, socioeconômico, político e social visando diminuir as barreiras existentes entre os países.Ve-se que a globalização atingiu o cenário internacional da contabilidade o que gerou a necessidade de um padrão contábil e uma tendência do mesmo, por parte da maioria dos países.
No meio deste processo do cenário internacional é introduzido o Brasil. Comparando-se a situação contábil brasileira com as internacionais surge a necessidade da introdução das normas contábeis internacionais, como forma de ganhar confiabilidade no meio internacional. O nivelamento das normas brasileiras com as internacionais tem sido efetuada de forma gradativa. Com a confiabilidade internacional, por consequência, haverá um aporte maior de investimentos. As ciências contábeis são importantes no mundo socioeconômico e possuem uma longa bagagem tanto conceitual como histórica. A contabilidade surgiu com uma necessidade, que hoje pode ser considerada simples, que é controlar o patrimônio e evoluiu para um sentido muito mais amplo. Com o passar do tempo a contabilidade ganhou mais significado e uso, visto que pode ser utilizada para analisar tendências e encontrar não só possíveis problemas, mas também verificar os pontos fortes da entidade. A ciência contábil atualmente é essencial, não somente para as empresas de diversos setores, mas também para o governo e para as pessoas físicas,é primordial a contabilidade sempre ser ágil, confiante, transparente e deve realmente ser utilizada como ponto de referência na tomada de decisão das empresas.
...