TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos em Contabilidade

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.510 Palavras (11 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA 4

2.2 ASPECTOS ECONÔMICOS NO CENÁRIO DA GLOBALIZAÇÃO 5

2.3 AS MUDANÇAS DA GLOBALIZAÇÃO NO MERCADO 6

2.4 A EVOLUÇÃO DAS SOCIEDADES CONSUMIDORAS 7

2.5 AS CARACTERÍSTICAS DOS CONSUMIDORES ATUAIS 8

CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃO

Sem uma língua comum, não se podem concluir os negócios. A frase pode ser entendida de diversas formas e veremos nos textos a seguir qual a importância de entendermos o que passa no mundo dos negócios, qual a língua que devemos ouvir e entender. Os métodos que funcionaram no passado, que são usados até hoje. Os conceito e evolução das sociedades de consumo.

O mundo globalizado levou as empresas se adequarem as normas e legislações internacionais. O Brasil sendo um país emergente também se adequou, e com as mudanças na lei de sociedade por ações, pode deixar suas empresas aptas a “brigar” no mercado mundial. Com a tecnologia avançando muito, se criou diversas formas de negócios e serviços, como profissional, é importante entendermos e usarmos a tecnologia a nosso favor. Os consumidores estão muito diferentes, vamos estudar um pouco as características e o que mudou nas sociedades e empresas. Também na forma que os consumidores se comportam, qual as necessidades sociais e pessoais.

Os textos trazem uma abordagem do mundo e da sociedade em que vivemos, é preciso entender os consumidores para criar estratégias de negócios e conquistar a sociedade cada vez mais consumista e informada. Empresas sem visão e informação de mercado estão mais propensas a irem mal nos negócios.

DESENVOLVIMENTO

O INPACTO DA GLOBALIZAÇÃO NA CONTABILIDADE BRASILEIRA

Após as mudanças na legislação que ocorreu devido á Lei nº 11.638/2007, a lei das sociedades por ações, as empresas Brasileiras começaram a seguir as normas internacionais de contabilidade. Isso foi um grande avanço para as empresas, que poderão disputar o mercado internacional de igual para igual com as empresas multinacionais que já seguiam este método.

Muitas mudanças aconteceram, principalmente na área patrimonial. Dentre as mudanças, destacamos as mudanças na estrutura do balanço patrimonial, como a criação do sub grupo intangível no permanente, a extinção da possibilidade de reativação dos bens do ativo imobilizado e a eliminação das reservas de reavaliação, a eliminação da conta lucros e prejuízos acumulados, ficando a conta prejuízos acumulados.

Houve muitas mudanças também na área societária, principalmente nas demonstrações financeiras, inovando a Lei ao exigir a demonstração de fluxo de caixa e do valor adicionado, foi substituída a demonstração das origens e aplicação dos recursos. Isso torna-se necessário para a interpretação da nova e vasta legislação, que, vai convergir para uma harmonia com as normas internacionais, e a transparência das demonstrações contábeis, que torna-se obrigatória.

Estão ocorrendo grandes mudanças no cenário internacional, e o Brasil, sendo um país emergente com um potencial produtivo muito alto e vasto não pode ficar de fora, para, assim nossos procedimentos contábeis ficarem harmônicos com o resto do mundo. É imprescindível para os negócios das empresas serem entendidas por todos, da mesma forma, em todos os lugares.

ASPECTOS ECONÔMICOS NO CENÁRIO DA GLOBALIZAÇÃO

A sobrevivência empresarial depende, em grande parte, do conhecimento dos fatos atuais e da previsão dos acontecimentos futuros, tanto no plano nacional quanto no internacional.

Deve estar atento às questões como: expansão econômica, efeitos da inflação, comportamento dos preços, renda per capita, política salarial e aumento de renda, custo de vida, especialização da mão-de-obra e progresso tecnológico. É fundamental ter também o domínio e conhecimento sobre o fluxo de recursos, tais como: fontes externas, empréstimos a juros, fontes internas, exportações e importações, balança comercial, déficits governamentais e aumentos de impostos, cujos fatores provocam mutações na economia.

Os governos estão à mercê dos mercados internacionais. O comércio mundial cresceu num ritmo mais acelerado que a produção, e agora o capital internacional se movimenta a uma velocidade sem precedentes, porém, o comércio internacional não é a fonte dos principais problemas dos países, efeitos da competição internacional, decorrentes da globalização, está muito ligada à produtividade das empresas, à qualidade dos produtos, aos custos e aos serviços agregados nessas relações comerciais internacionais. O superávit comercial é importante para o país, mas nem sempre representa força, pois depende do tipo de produto que é exportado, se de valor agregado ou não, e da importância das importações para o desenvolvimento interno.

AS MUDANÇAS DA GLOBALIZAÇÃO NO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com