GESTÃO DE PESSOAS
Por: tonhobrum • 9/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.284 Palavras (10 Páginas) • 139 Visualizações
Gestão
De
Pessoas
1 - Um dos problemas que mais afeta o resultado de uma empresa é a falta de motivação dos empregados. Empresas que têm o quadro de profissionais desmotivados geralmente têm problemas para obter os resultados planejados, sejam eles financeiros, de qualidade, de produtividade etc. Afinal, de nada vale a tecnologia, o capital, os processos se as pessoas que fazem acontecer não estão motivadas e comprometidas com o resultado planejado. Quando se fala em motivação a primeira coisa que aparece na nossa mente é salário. Esse é um erro grave de qualquer gestor que pense dessa maneira. Motivação tem várias razões para estar alta ou baixa. Qual o papel e a responsabilidade do RH nesse processo?
Quando falamos em motivação do colaborador, não podemos levar em consideração somente o salário como alavanca, já que nem sempre ele serve para realização total do funcionário. Temos que levar em consideração, também, o ambiente de trabalho, a higiene, segurança e plano de carreira que a empresa oferece.
Neste cenário, o RH tem o dever de identificar os pontos pertinentes que precisam de melhorias para a motivação do profissional, como o clima da organização. Também é necessário que este setor esteja atualizado em relação ao mercado concorrente, nos quesitos salários, benefícios e premiações.
Ao fazer estas análises, o RH é responsável em descobrir suas causas para providenciar as mudanças de acordo com a capacidade da empresa.
2 - O mundo dos negócios caracteriza-se, atualmente, pela forte competitividade entre as empresas, o que impõe a busca por candidatos que melhor possam cumprir as tarefas dos cargos a serem ocupados, bem como contribuir para que a organização atinja seus objetivos. Daí a importância de um processo que viabilize a admissão de pessoas capazes de fazer o diferencial dentro da organização. Como montar um processo de Seleção de pessoal que atinja os objetivos da empresa?
Quando se abre uma vaga no mercado de trabalho, deve-se classificar o cargo disponível, e informar em sua descrição o TÍTULO DO CARGO (função), DESCRIÇÃO E ATRIBUIÇÕES DO CARGO (deveres, responsabilidades, habilidades, requisitos). Nesta classificação, já há um filtro importante de candidatos.
É interessante também, definir se: o colaborador deve ter experiência (seleção por competência), ou a empresa deseja modelar um funcionário novo no mercado de trabalho, sem vícios de serviços anteriores, com intuito de reter talento, já visando um projeto de carreira.
Partindo daí, há a necessidade de selecionar os currículos enviados e conhecer pessoalmente os candidatos em potencial. Na entrevista, além de informar ao candidato os objetivos da empresa e saber se ele terá o comprometimento desejável; é possível identificar se há algum equívoco em relação às informações descritas no currículo.
3 - Nos tempos atuais, as organizações estão ampliando a sua visão e atuação estratégica. Todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros, cada qual contribuindo com algum recurso. Os fornecedores contribuem com matérias-primas, insumos básicos, serviços e tecnologias. Os acionistas e investidores contribuem com capital e investimentos que permitem o aporte financeiro para aquisição de recursos. Os acionistas e investidores, até há pouco tempo, eram os mais privilegiados na distribuição e apropriação dos resultados organizacionais. Essa assimetria está sendo substituída por uma visão sistêmica e integrada de todos os parceiros do negócio, já que todos são indispensáveis para o sucesso da empresa. Acontece que o parceiro mais íntimo da organização é o empregado: aquele que está dentro dela e que lhe dá vida e dinamismo. (adaptado de ABRH Nacional) Dentro deste contexto, quais atitudes das empresas e dos gestores denotam uma visão mais de parceria, e não tanto de “empregados/recursos”?
Hoje em dia, os empregados precisam ser valorizados devido à sua importância nas organizações. Sem eles, nada acontece. Por mais que as empresas estejam “maquinizadas”, sempre há alguém por trás, manejando, e usando estratégias visando à maximização de resultados.
Por isso, é crucial que haja uma interação com os colaboradores, dando-lhes oportunidade para participar das decisões da empresa, evitando uma pirâmide hierárquica tão rígida.
O método da descentralização está cada vez mais presente nas organizações, já que facilita a democracia e interação dos funcionários nas tomadas de decisões.
4 - Para Robbins, (2002, p. 185), o conflito no ambiente organizacional se dá pela divergência entre os indivíduos dentro de uma estrutura hierárquica, que, por meio de suas posições, dividem opiniões díspares, as quais podem comprometer o alcance dos objetivos da organização e ocorre quando uma das partes percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente, alguma coisa que a primeira considera importante. Visto que a organização trabalha com pessoas e que estão em constante mudança, a extinção de conflitos nunca acontecerá mas pode haver uma diminuição considerável , a partir do momento que passa –se a entender que dentro da empresa deve haver COMUNICAÇÃO entre os seus membros , sendo ela uma ferramenta vital para esboçar interesses de ambas as partes. Para um melhor convívio organizacional, é preciso equilibrar as vontades dos funcionários x as vontades da empresa. Para tanto os dois lados nunca estarão em completa satisfação simultânea, visto que para amenizar conflitos em um momento um lado terá que ceder para que os objetivos do outro sejam atingidos e vice versa. (Ana Paula da Silva) Comente a dinâmica dos objetivos individuais das pessoas e dos objetivos organizacionais, descrevendo os elementos de interesses de ambas as partes.
A importância da combinação dos interesses individuais dos colaboradores e das empresas é significativa na visão das organizações.
Muitas vezes, quando a empresa identifica algum funcionário talentoso neste tipo de situação, ela procura achar alguma solução, podendo realocá-lo, estabelecer alguma meta para premiações, tudo que esteja dentro da capacidade da empresa para proporcionar a motivação e bem estar do mesmo.
As empresas sabem que quando o funcionário está realizado e sem conflitos internos ele produz mais, então ela se preocupa em preencher este quesito no intuito de um dar suporte ao outro para seu objetivo/interesse final.
...