GESTÃO EMPRESARIAL
Por: Carol Müller • 26/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.368 Palavras (6 Páginas) • 279 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................4
APÊNDICE A ............................................................................................................ 4
APÊNDICE B .............................................................................................................4
APÊNDICE C – PRÓPRIAS CONSIDERAÇÕES: .................................................. 5
APÊNDICE C – PRÓPRIAS CONSIDERAÇÕES: .................................................. 5
3 CONSLUSÃO ..................................................................................................7 e 8
4 REFERÊNCIAS ................................................................................................ 9
1 INTRODUÇÃO
Toda e qualquer organização, seja qual for o porte e o ramo de negócio, adota estratégias para alcançar os objetivos planejados, visando direcionar e coordenar esforços, definir a estrutura e sobreviver ao ambiente competitivo. Para qualquer organização, o planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão empresarial importante para a tomada de decisões e como meio de orientação para alavancá-la em meio aos ambientes internos e externos. O ambiente está cada vez mais competitivo, devido às profundas modificações políticas, econômicas e culturais porque passam as sociedades modernas. Nesse trabalho será realizada uma análise das estratégias empresariais e como as organizações estão reagindo a esse novo ambiente. Isso possibilitará a compreensão da importância da construção de estratégias empresariais eficientes, reconhecendo os diferentes tipos de estratégias, assim como distinguir maneiras de selecionar; implementar e avaliar o tipo de estratégia mais adequada a uma organização. Uma estratégia somente alcançará os objetivos esperados se for implementada de forma eficiente e acompanhada deforma sistemática.
2 DESENVOLVIMENTO
APÊNDICE A - Entrevistamos a empresa: Hiperhaus Construções LTDA, onde a sede fica em Vilhena/RO.
APÊNDICE B - CADASTRO DA EMPRESA:
B.1 - Seu ramo de atividade principal é: Transporte rodoviário de cargas e fabricação de estruturas metálicas e artefatos de cimento.
B.2 - Está no mercado desde 1986, Há 29 anos.
B.3 – As principais funções administrativas dessa empresa são:
* Financeiro: que cuida dos extratos bancários, entradas de depósito, pagamento de contas, controle de baixas de títulos.
* Gerência de transportes e logística: Arruma as cargas para os caminhões, controla os caminhos a percorrer, e faz toda a parte burocrática relacionada ao transporte.
* Departamento de vendas: Onde faz a venda dos postes, negocia preço com clientes, elabora propostas, busca novas parcerias.
* Compras: Onde há pesquisa de melhor preço para comprar de seus fornecedores, onde negocia descontos e controla os pedidos e entradas dessas matérias primas e materiais.
* Contabilidade: A contabilidade dessa empresa é interna, o departamento pessoal cuida de toda a parte relacionada a funcionários, contratações e dispensas, férias, folha de pagamento, etc.. A parte fiscal controla todo os lançamentos de notas, entregas de declarações, geração de impostos e controle para melhoria da empresa.
* Administração: Cuida das tomadas de decisões mais importantes da empresa, organiza reuniões, participa de pregões eletrônicos para venda do produto, implanta novas formas de trabalhar.
* Portaria: O guarda que está no plantão controla da entrada e saída dos caminhões próprios, e a entrada e saída de pessoas de fora.
* Gerente de produção: É a pessoa encarregada de ver a qualidade do produto, de estar a frente para poder ensinar a fazer os postes e verificar se a fábrica está tendo bom funcionamento, é a pessoa responsável a prestar contas de tudo que foi fabricado no dia e do porque de desperdício desnecessário de materiais.
Entrevistamos alguns funcionários e colhemos as seguintes informações:
B.4 – A administração contábil é própria.
B.5 – A empresa por também ser uma transportadora de cargas, corre o risco do caminhão tombar em suas viagens e perder toda a carga, como já aconteceu. Nas cargas de soja, corre o risco de dar fedegoso e com isso perder toda a carga, pois empresas como Amaggi não descarregam no porto caso tenha alguma irregularidade na carga.
B.6 – Não.
B.7 – Sim.
B.8 – O orçamento atua sobre os planos estratégicos, ajuda na gestão de gestão, controla o que foi orçado ou planejado, para o curto, médio e logo prazos.
B.9 – Sim, faz orçamento com as contas a pagar em sua própria casa, para poder ter um controle de quanto poderá gastar, o que é realmente necessário gastar, e ter uma reserva financeira.
B.10 – Sociedade Limitada (LTDA), é uma sociedade empresária de pessoas ou de capital, com finalidade lucrativa.
B.11 - Por denominação, optaram pelo nome Hiperhaus, pois é o nome da rua que consta a fábrica (Filial 01 da empresa, que foi aberta logo após a matriz).
APÊNDICE C – PRÓPRIAS CONSIDERAÇÕES:
C.1 – Sim, achei a mesma muito organizada e dividida, seus setores são bem completos, procuram ter sempre seguridade em suas operações para correrem os menores riscos possíveis.
C.2 – Pode ajudar sim. Temos nessa empresa riscos financeiros e operacionais, riscos gerais, operacionais funcionais. Com a atuária poderiam melhorar nesse sentido, se precavendo de alguns riscos. Pois todo empreendedor via de regra, necessita de um bom gerenciamento de riscos para a sobrevivência do mesmo no mercado.
C.3 - Achei bem completo o quadro de orçamentos que a empresa tem utilizado, não acho necessário utilizar mais nenhum tipo de orçamento,
...