GESTAÃO DO CONHECIMENTO
Por: ADRICP • 14/6/2015 • Trabalho acadêmico • 954 Palavras (4 Páginas) • 158 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão do Conhecimento
NOME | |
RA |
Atividade colaborativa
Anhanguera Educacional
Introdução
Este relatório tem como objetivo apresentar soluções para resolver problemas organizacionais de uma empresa do comércio varejista.
Para isso , foram abordadas teoria ligadas ao conhecimento organizacional, tais como: Inovação, conhecimento tácito e explícito, barreiras organizacionais e individuais, conhecimentos e redes, entre outros assuntos.
No decorrer desse relatório, mostrarei caminhos que podem levar a empresa casas soberba a ter uma nova ascensão no mercado, através de técnicas ligadas a gestão do conhecimento.
Consultoria soluções para o seu negócio!
Minha empresa de consultoria vem através desse relatório sugerir a empresa casas soberba soluções para que ela venha a recuperar seus resultados positivos diante do mercado, e através de estudos detalhados do caso vamos propor a empresa medidas que vão inovar seus negócios e alavancar sua vendas, acompanhe a seguir minha proposta:
Percebi que a empresa tem um sistema de trabalho que já esta ultrapassado, não acompanhou a nova demanda do mercado e por isso ficou alguns passos atrás da concorrência, além de demonstrar pouca preocupação com clientes e colaboradores, seu ambiente não é favorável e nem receptivo a novas ideias, é de extrema importância que haja uma mudança cultural na empresa.
Quando falamos em inovação devemos lembrar que ela é como um gás novo para uma empresa, por isso é tão necessária e indispensável para a as casas Soberba.
Para que possamos ter um ambiente inovado é necessário mudar alguns conceitos e quebrar alguns paradigmas, e nesse primeiro caso devemos mudar o relacionamento interpessoal, começando por valorizar o capital intelectual da empresa.
Se focarmos no capital humano da empresa certamente obteremos informações importantes e irão contribuir positivamente na busca por resultados melhores e sustentáveis. É nas pessoas que a empresa poderá encontrar um grande potencial de inovação e para isso é necessário que os funcionários e clientes sejam ouvidos e valorizados.
É necessário externalizar o conhecimento tácito que existe dentro de cada indivíduo, mas para que isso ocorra o ambiente tem que ser favorável a troca de informações e pra isso sugiro que sejam realizados eventos, a princípio entre a liderança , abordando assuntos ligados a empresa onde possa haver uma troca de ideias e uma mobilização de ativistas para que assim, eles também incentivem suas equipes a externalizar suas ideias e a se socializarem com os outros setores, transformando o conhecimento tácito em conhecimento explicito. Para esses eventos seria importante ter um diferencial, algo que chame a atenção dos colaboradores como uns brindes ou um cardápio especial, pois todos estão tão desmotivados que podem se recusar a participar.
Uma boa ferramenta também seria a realização de dinâmicas voltadas para esse mesmo fim, incentivando a criação de novas ideias e insites criativos, que possam vir a revolucionar e mudar a história da empresa.
No decorrer do meu estudo desse caso, também me chamou a atenção a existência de muitas barreiras organizacionais e individuais, os funcionários tem dificuldades emocionais e a empresa tem historias negativas que rondam o seu dia-a-dia e são sempre lembradas , evitando assim que se abra espaço para inovações.
É necessário quebrar essas barreira e reorganizar a casa se quisermos salvar a empresa, temos que dar uma nova identidade aos colaboradores, como por exemplo, coloca-los em treinamento para futuro desafios, ou remaneja-los, fazendo com que se sintam motivados pelo novo, e assim criem e desenvolvam suas funções com muito mais vontade e estímulo.
Também observei que na casa Soberba há um grande temor a concorrência, e para isso é necessário uma boa estratégia de gestão do conhecimento, um exemplo seria criar um grupo de pessoas de diferentes setores e níveis hierárquicos, voltados para pesquisar sobre esse assunto na internet e por outros meios, e assim se antecipar as novas tendências do mercado e, e dessa forma andar mais lado-a-lado com o seu concorrente e talvez até alguns passos a frente.
...