GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Por: Vinicius C. Ruiz Tiuuvi • 23/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.555 Palavras (11 Páginas) • 221 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Sistema de Ensino Presencial Conectado
Ciências Contábeis
VINICIOS CURSO RUIZ
GESTÃO E ORÇÃMENTO EMPRESARIAL.
[pic 3]
Bandeirantes
2013
VINICÍUS CURSO RUIZ
GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Ciencias Contabéis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina do 4º Semestre de 2013.
Prof. Erich dos Reis Duarte
Bandeirantes
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ...............................................................................................4
ORÇAMENTO GERAL....................................................................................5
ORÇAMENTOS FLEXÍVEIS OU VARIÁVEIS ................................................6
PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO........................7
ORÇAMENTO EMPRESARIAL E IMPACTO TRIBUTÁRIO ..........................7
ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA.........................................................7
ORÇAMENTO DO BALANÇO PATRIMONIAL ..............................................8
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)......................8
DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA..............................................11
A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS..............................................................13
CONCLUSÃO................................................................................................14
REFERENCIAIS BIBLIOGRAFICAS...........................................................15
INTRODUÇÃO
As empresas em busca da perfeição e da ampla concorrência necessitou-se de novas ferramentas para que esse sucesso fosse alcançado com isso o orçamento surgiu com ele a globalização e as novas tecnologias do mercado de trabalho. Constantes mudanças ocorrem diariamente nos ambientes dos negócios, fazendo com que as empresas inovem seus planejamentos, avaliação, controle de estoque entre outros.
“[...] à medida que o tempo passava e a crescente complexidade dos negócios reclamava métodos administrativos mais apurados, as técnicas de planejamento tiveram expandidas as suas aplicações, modificados os seus conceitos básicos e extremamente sofisticados os seus métodos de elaboração.” (PASSARELLI; BOMFIM, 2004, p. 11).
O orçamento é um instrumento fundamental para a empresa, independente de seu porte e ramo de atividade, pois é um plano estratégico que estabelece metas para um determinado período, conduzindo a empresa aos seus objetivos. Quando uma empresa opta por elaborar um orçamento, além do levantamento dos dados e agrupamento dos mesmos, é necessário um acompanhamento mensal das variações dos orçamentos.
GESTÃO EMPRESARIAL: O SUCESSO DE UMA EMPRESA.
O orçamento é um instrumento fundamental para a empresa, independente de seu porte e ramo de atividade, pois é um plano estratégico que estabelece metas para um determinado período, conduzindo a empresa aos seus objetivos. Quando uma empresa opta por elaborar um orçamento, além do levantamento dos dados e agrupamento dos mesmos, é necessário um acompanhamento mensal das variações dos orçamentos. (CREMONESI et AL, 2010, p. 2)
Podemos nos referir o orçamento como um plano de termos econômicos que tem a missão de cumprir as metas pré-estabelecidas. O orçamento é um instrumento facilitador no meio empresarial, pois através dele podemos realizar planejamentos a curto, médio e longo prazo.
O orçamento é uma prévia de despesas e investimentos dentro de uma organização. Para Lunkes (2000), em um cenário de restrição generalizada de recursos, a definição prévia de despesas e investimentos evita dispêndios desordenados e sem critérios, assegurando, assim, o emprego mais eficiente desses recursos.
Decidir implica optar por uma alternativa de ação em detrimento de outras disponíveis, em função de preferências, disponibilidades, grau de aceitação do risco etc. Nessa visão, decidir antecipadamente constitui-se em controlar o seu próprio futuro. Essa é uma visão bastante proativa no que se refere ao processo de gestão de certa organização. (ANSOFF, 1977, p.4)
Orçamento Geral
O orçamento geral expressa o orçamento operacional e o financeiro, e é composto por um conjunto de demonstrações financeiras orçadas. Por fim expressa também, o impacto das decisões operacionais e financeiras, decisões operacionais lidam com o uso de recursos escassos, e decisões financeiras lidam com como obter fundos para adquirir esses recursos.
Orçamentos flexíveis ou variáveis
Existem grandes variações entre o orçamento e o desempenho real da empresa. Isso ocorre porque o orçamento é feito com base num determinado volume de operação que muitas vezes difere das operações reais.
Para essas variações foram desenvolvidos procedimentos que ajustam os valores orçados aos níveis reais de operação. O orçamento que contém, além dos valores totais, informações unitárias para os itens variáveis, é qualificado como flexível ou variável, onde os limites totais de despesas variam em função do nível de operações adotado.
Orçamento do fluxo de caixa
O orçamento de caixa tem como objetivos básicos determinar o saldo de caixa no final do período orçado e estabelecer da maneira mais precisa valores e datas em que ocorrerão os pagamento e recebimentos.
...