GRUPOS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES EFICAZES
Por: JosueGRibeiro • 8/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 817 Palavras (4 Páginas) • 377 Visualizações
GRUPOS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES EFICAZES
Nome: Josué Gomes Ribeiro
RA: D6049G-9
Turma: P
07/05/2018
Respostas:
- Grupo de trabalho é uma união de pessoas que interagem e dividem tarefas, visando objetivos inter-relacionados ou comuns.
- Equipe de trabalho é um grupo de trabalho com as seguintes características:
- Esforço coordenado
- Papéis especificados
- Tarefas com o mesmo objetivo
3) As principais razões para a criação são: Segurança; Status; Autoestima; Associação; Poder e Realização de Metas.
- Segurança: Sentimento de força, mais resistentes às ameaças, não estar sozinho.
- Status: Inclusão em um grupo considerado importante pelos outros proporciona reconhecimento e status para seus membros.
- Autoestima: A filiação faz com que seus membros se valorizem perante os demais. Também podem conferir a sensação de valor próprio.
- Associação: Satisfazer necessidades sociais. As pessoas apreciam a interação constante pelo fato de pertencerem a um grupo.
- Poder: O que não pode ser obtido individualmente pode se tornar possível por meio da ação do grupo.
- Realização de Metas: Tarefas que demandam mais que uma pessoa, requerem a combinação de talentos, conhecimentos ou poderes para a realização de uma meta. Nessas circunstâncias, os administradores dependem da utilização de um grupo formal.
4) Grupos Formais: São definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. O comportamento de seus membros é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais.
Exemplos: Departamentos, comitês, grupos de projetos, grupos de qualidade, força-tarefa.
Grupos Informais: São formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta à necessidade de contato social ou recreativo e afetam profundamente o comportamento e o desempenho de cada um. Interações resultantes da proximidade no trabalho.
Exemplos: Grupos que sempre almoçam juntos; Outros que juntos praticam atividades de lazer nos horários de folga.
5) Estágio 1 – Formação: Vai gerar ansiedade, confusão, cautela, desconhecimento do papel a cumprir.
Exemplos: Pessoas que não se conhecem, tendem a ser introvertidas; Os objetivos de um grupo em formação, não estão totalmente esclarecidos; Entre outras coisas.
Estágio 2 – Tempestade: Conflitos, hostilidades, tensões, confrontações normais devido aos estilos individuais.
Exemplos: Pessoas de um podem ter temperamentos sanguíneos, podendo causar conflitos, devido ao seu “gênio forte”; Muitas vezes em grupos, acontecem de ter ideias que não se cruzam podendo causar tensões.
Estágio 3 – Normação: Superação das resistências e o estabelecimento dos padrões de comportamento ou conduta do grupo (normas). Coesão e comprometimento começam a se desenvolver. O grupo começa a funcionar como uma unidade coordenada.
Exemplos: O grupo atinge uma estabilidade quando começam a conhecer uns aos outro, compreender quais são as suas respectivas tarefas e aprendem a lidar uns com os outros, trabalhando sinergicamente em prol de um objetivo em comum.
Estágio 4 – Desempenho: Foco na realização de suas atividades principais. A motivação intrínseca e a criatividade tendem a se desenvolver com o desempenho do grupo. Os membros sentem que estão trabalhando “pela causa”.
...