Grupos E Equipes
Artigo: Grupos E Equipes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: testeee • 17/10/2013 • 414 Palavras (2 Páginas) • 466 Visualizações
Funcionários voltam ao trabalho e museus são reabertos nos EUA
Lei que pôs fim à paralisação e elevou teto da dívida foi aprovada na quarta.
Atividades do governo estavam suspensas desde o dia 1º de outubro.
Do G1, em São Paulo
Comente agora
Com o fim da paralisação do governo norte-americano nesta quinta-feira (17), após acordo aprovado pelo Congresso na véspera, que também autorizou a elevação do teto da dívida do país, os funcionários federais voltam ao trabalho nesta manhã e os parques e museus começam a ser reabertosO governo teve de paralisar suas atividades no dia 1º de outubro, fechando parques e dando licença para funcionários, porque o orçamento para o ano deveria ter sido aprovado até o dia 30 de setembro e não foi. Os republicanos da Câmara e os democratas do Senado não chegaram a um acordo e nada foi aprovado.
Sem esse orçamento, o governo federal vinha tendo seus gastos garantidos por permissões temporárias, chamadas de “resoluções continuadas”. A última, aprovada em março, expirou naquele dia, 30 de setembro. A Casa Branca agiu rápido na madrugada desta quinta-feira (17) para recolocar o governo norte-americano nos trilhos após 16 dias de paralisação e determinou a volta ao trabalho de centenas de milhares de funcionários federais.
A diretora de Orçamento da Casa Branca, Sylvia Mathews Burwell, emitiu uma orientação aos funcionários minutos após o presidente dos EUA, Barack Obama, ter sancionado a lei que encerrou a paralisação e elevou o limite de endividamento do governo.
A mensagem dela aos funcionários era para voltar ao trabalho no próximo dia regular, que para a maioria é nesta quinta-feira. "Todos os funcionários que estavam em licença não remunerada devido à falta de verba podem agora voltar ao trabalho. Vocês devem reabrir escritórios de uma forma rápida e ordenada", disse ela.
Burwell disse que nos próximos dias a Casa Branca vai trabalhar em estreita colaboração com os departamentos e agências federais para tornar a transição de volta ao status operacional completo o mais tranquilo possível.
Escaparam
O prazo para aprovar o aumento do teto da dívida acabaria à 0h (1h de Brasília) desta quinta. Os EUA escaparam, por pouco, de um calote histórico. A menos de duas horas do fim do prazo, a Câmara aprovou, na noite desta quarta (16), o acordo que permitirá a reabertura dos serviços públicos federais – suspensos desde 1º de outubro – e a elevação do teto da dívida do país, garantindo que os EUA tenham recursos para honrar suas contas.
O texto foi aprovado por 285 votos a favor e 144 contra.
...