GRUPO OU EQUIPE
Projeto de pesquisa: GRUPO OU EQUIPE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Miguelaine • 18/10/2014 • Projeto de pesquisa • 5.592 Palavras (23 Páginas) • 528 Visualizações
GRUPO OU EQUIPE
Pessoas podem trabalhar num mesmo departamento ou área por anos, participar de comitês ou mesmo reuniões regularmente e, ainda assim, não fazerem parte de uma equipe. Há uma enorme diferença entre pessoas trabalhando juntas num projeto e todas elas apenas trabalhando ao mesmo tempo. Nas organizações ainda temos de forma mais expressiva, pessoas trabalhando ao mesmo tempo, mas não necessariamente juntas.
Ainda assim os apelos à atividade em grupo são constantes e convincentes. “Duas cabeças pensam melhor que uma ... A união faz a força ... A participação de todos garante resultados superiores”. Quem não conhece algum dito que enalteça a ação e resultado de um grupo? Grupos existem em todas as organizações, equipes são raras ainda, embora ostentem essa denominação com frequência. O futuro pertence a organizações baseadas em equipes.
Como distinguir um grupo de uma equipe? Quando um grupo pode ser considerado uma equipe? Pode-se considerar equipe ... um grupo que compreende seus objetivos e está engajado em alcançá-los de forma compartilhada. A comunicação é verdadeira, opiniões divergentes são estimuladas. A confiança é grande, assumem-se riscos. As competências complementares dos membros possibilitam alcançar resultados; os objetivos compartilhados determinam seu propósito e direção. Respeito, mente aberta e cooperação são elevados. O grupo investe constantemente em seu próprio crescimento.
Um grupo transforma-se em equipe quando passa a prestar atenção à sua própria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam o seu funcionamento. Esse processo de auto-exame e avaliação é contínuo, em ciclos recorrentes de percepção dos fatos, diagnose, planejamento de ação, prática/implementação, resolução de problemas e avaliação.
Um grupo que se desenvolve como equipe necessariamente incorpora à sua dinâmica as habilidades de diagnose e de resolução de problemas. Esse novo modo de funcionar torna-se tão natural que deixa de ser uma ferramenta disponível para utilização somente em circunstâncias específicas. É a característica da equipe em que todas as ocasiões, em todos os processos grupais que passa a prevalecer.
EQUIPE - PREMISSAS IMPORTANTES
A principal característica de uma equipe é que seus membros apesar, de personalidades fortes e distintas; competências e experiências diferentes; comprometimento com uma variedade de objetivos pessoais, conseguem se alinhar e perseguir objetivos coletivos, através do suporte, colaboração e comunicação aberta e clara entre seus membros.
Como conseguir tal afinação e alinhamento quando falamos de pessoas, áreas e atividades tão diferenciadas presentes em uma organização?
A chave dessa questão não está em eliminar tais diferenças, pois estas podem significar a qualidade da decisão organizacional, mas sim na existência de mecanismos de integração grupal e interpessoal, capaz de lidar com tais diferenças.
Premissas:
1. AS EQUIPES, USADAS APROPRIADAMENTE, TÊM UM POTENCIAL ILIMITADO. Os desafios de desempenho que nos aguardam no futuro demandam o tipo de resposta, melhoria contínua, inovação e qualidade que as equipes podem oferecer. As equipes permitem que aproveitemos as energias coletivas e habilidades individuais complementares dos funcionários.
2. A PRESENÇA DA LIDERANÇA DE EQUIPE É CRÍTICA.
A presença de uma liderança eficaz tem um impacto significativo no desempenho de uma equipe. O papel do líder evolui à medida que os membros da equipe assumem maior responsabilidade pela liderança da equipe.
3. CADA UM DEVE ESTAR COMPROMETIDO.
Cada membro da equipe deve estar comprometido e desejoso de construir uma equipe eficaz. Um líder não pode construir uma equipe sozinho. Cada membro compartilha a responsabilidade pelo sucesso da equipe.
4. O DESEMPENHO EM SINTONIA DE UMA EQUIPE É UM PROCESSO CONTÍNUO.
O desempenho ótimo de uma equipe é um processo contínuo de diagnosticar, investigar, planejar e implementar ações durante toda a vida da equipe.
5. AS EQUIPES SÃO RESPONSÁVEIS PELOS RESULTADOS DOS NEGÓCIOS.
As equipes deveriam ser guiadas por uma missão, visão e objetivos claros, e deveriam lutar para se tornar auto responsáveis, auto administráveis e automotivadas. Às equipes deveria se dar autoridade para empreender ações.
6. NÃO HÁ UMA ABORDAGEM “CERTA”. Cada equipe é única. Consequentemente, não há uma única abordagem certa para construir uma equipe eficaz.
EQUIPE E SEUS BENEFÍCIOS
Desenvolver as pessoas para trabalhar em equipe resulta em benefícios para ambos - membro e equipe, tais como:
1. Aumento da colaboração com a redução dos níveis de competitividade individual:
Trabalhar bem juntos, dar apoio uns aos outros, se identificar com o grupo, querer que o grupo vença e tenha sucesso, é muito mais do que um estado ou comportamento de cooperação uns com outros. É um estado de colaboração, de investimento de todos num esforço grupal. Quando as pessoas aprendem a dar suporte e ter confiança uns nos outros, eles podem compartilhar o que sabem mais livremente, isto é passar as informações que os membros necessitam para operar mais efetivamente.
2. Comunicação mais ampla:
A informação flue livremente vertical e horizontalmente.
3. Aplicação eficiente dos recursos:
Há também uma aplicação eficiente dos recursos, talentos e competências porque as pessoas estão aplicando o que tem de melhor e compartilhando com os outros membros da equipe. Quando um membro carece de certo conhecimento e competência, um outro preenche esta lacuna.
4. Decisões e soluções de maior qualidade:
Quando uma decisão ou solução é elaborada simultaneamente, com todos gerando e avaliando, é inevitável que mais opções são encontradas se comparadas com as opções que um só indivíduo pode desenvolver. Decisões tomadas
...