Gerencial
Por: srnogueira • 1/9/2015 • Trabalho acadêmico • 349 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
Arrendamento Financeiro X Arrendamento Operacional
O que vem a ser o leasing?
Leasing – vêm do verbo inglês "to lease" (alugar, arrendar) -, conhecido como arrendamento mercantil.
É uma operação na qual o arrendador concede ao arrendatário o poder ou posse de determinado bem durante determinado prazo.
Se por acaso ocorrer nessas operações a transferência de risco do bem, por qualquer motivo ou natureza, a operação passa a ser considerada como arrendamento mercantil financeiro. Nesse caso haverá um novo contrato onde será determinado que as despesas com manutenção, assistência técnica entre outras serão de responsabilidade do arrendatário. O preço por sua vez com relação a compra poderá ser o valor de mercado ou outro acordado entre as partes envolvidas, assim é possível a transferência do titulo de propriedade.
Existem diferenças entre arrendamento mercantil operacional e financeiro, como exemplo:
- Preço de compra de vê ser o preço de mercado do bem;
- Não há previsão de pagamento residual garantido, não podendo ter o prazo contratual menor que 75% da vida útil do bem;
- As parcelas pagas e serviços relacionados ao bem não podem ultrapassar 90% do valor de custo do bem ao seu valor presente.
O arrendamento financeiro deve ser reconhecido em contas específicas, tais como ativos e passivos no balanço patrimonial, pela quantia equivalente ao valor justo da mercadoria. Os custos devem ser adicionados a quantia reconhecida como ativo.
No arrendamento operacional, temos os seguintes quesitos:
- Os arrendadores são obrigados a classificar de acordo com a natureza de seu ativo no balanço.
- A receita deve ser registrada no resultado durante o prazo do arrendamento, salvo se outra base tenha sido usada em beneficio do ativo arrendado e diminuído o mesmo.
- Os Custos e a depreciação devem ser reconhecidos como despesa;
- A receita exceto recebimento de serviços, deve ser reconhecida durante o prazo do arrendamento
- Custos diretos devem ser adicionados ao valor contábil do ativo arrendado e reconhecidos como despesa durante o prazo do arrendamento.
Chegamos à conclusão de que, classificam-se como arrendamento financeiro se o mesmo transferir além dos benefícios os riscos da propriedade, porem classificado como operacional se não transferir os itens citados.
...