Gerenciamento estrategico de custo
Por: tazerbato • 29/9/2015 • Trabalho acadêmico • 4.903 Palavras (20 Páginas) • 180 Visualizações
SUMÁRIO
1 Introdução 4
2 ETAPA 1- conceitos básicos de custo 5
2.1 Contabilidade de Custos 5
2.2 Conceito de Custos 5
2.3 Definição dos conceitos básicos em Contabilidade de Custos 6
2.4 Classificação dos custos diretos e indiretos 6
2.5 Classificação dos Custos em Fixos e Variáveis 7
2.6 Dados da “Empresa Fictícia Ltda.” 7
2.7 DRE Empresa Fictícia Ltda. 8
3 ETAPA 2- processo de departamentalização e rateio dos custos e despesas. 11
3.1 Conceitos, utilização e abrangência dos custos e despesas 11
3.2 Critérios de rateio e departamentalização 12
3.3 Cálculos do custo total da Caneta Azul e da Caneta Vermelha 13
3.4 Proposta para Fornecimento 14
4 ETAPA 3- Ponto de equilíbrio, redução de gastos e aumento de produtividade 16
4.1 Ponto de Equilíbrio 16
4.2 Margem de Contribuição 17
4.3 Modelos de Sistemas de Redução de Gastos e aumento da produtividade 17
4.4 Métodos de Custeio 18
4.5 Ponto de equilíbrio contábil, financeiro e econômico da empresa 19
5 ETAPA 4- analise da viabilidade econômica 24
5.1 Ciclo de vida do Produto 24
6 Relatório Final 27
7 Considerações Finais 28
8 Referências Bibliográficas 29
1
INTRODUÇÃO
Diante da globalização dos mercados e da necessidade das empresas em se adaptar a uma nova ordem econômica surge a gestão estratégica de custos como uma resposta para atender às demandas deste novo sistema econômico.Segundo MARTINS (1998) a expressão “gestão estratégica de custos” vem sendo utilizada para designar a integração que deve haver entre o processo de gestão de custos da empresa em sua totalidade.Isto porque a principal função do Gerenciamento Estratégico de Custos é mostrar o custeio em toda a cadeia de valor para que se seja possível saber onde pode ser reduzido custos e os possíveis ganhos de competitividade utilizando –se para este fim o posicionamento estratégico e os direcionadores de custos.
O objetivo do presente trabalho é elaborar um relatório com análise dos custos e despesas da Empresa Fictícia Ltda. além de apresentar a análise da viabilidade de crescimento dentro do mercado atuante.
Desta forma este estudo terá como finalidade demonstrar que o gerenciamento estratégico de custo é uma ferramenta indispensável dentro de uma organização, além de ressaltar a importância de utilizar os conceitos de custos. Portanto estaremos apresentando, conceitos de custos e terminologias empregadas, definição de gastos e suas apropriação com as técnicas expostas, os métodos custeio, margem de contribuição, o ponto de equilíbrio da empresa além de analisar a viabilidade de aceitar ou não a fabricação de um lote especial de produtos para a empresa objeto do estudo.
2 ETAPA 1- CONCEITOS BÁSICOS DE CUSTO
2.1 CONTABILIDADE DE CUSTOS
Até o século XVIII existia somente a contabilidade financeira que atendia as empresas comerciais, na época para fazer a apuração do resultado de cada período era realizado o levantamento dos estoques em termos físicos e o cálculo era feito por diferença apurando o quanto se possuía de estoques iniciais acrescentando as compras do período e comparando com o que ainda restava. Assim o para apurar o valor de aquisição das mercadorias vendidas, utilizava-se a seguinte fórmula:
Estoques Iniciais (+) Compras (-) Estoques Finais = Custo das Mercadorias Vendidas
Entretanto com o advento da Revolução Industrial e o surgimento das indústrias a preocupação com relação aos custos teve seu início, pois a contabilidade financeira já não supria a necessidade a avaliar os estoques. Já a contabilidade de custos seria capaz de determinar o grau tecnológico de produção: artesanato, produção em série, mecanização, automatização, etc. Pois ela é capaz de fornecer dados para apuração de custos para que seja calculado o preço de venda e sejam avaliados os estoques, fornece informações a administração para o controle das operações e atividades da empresa, orçamento e tomada de decisões além de atender as exigências fiscais e legais.
2.2 CONCEITO DE CUSTOS
Custo pode ser conceituado como sendo a ciência que mensura e descreve informações financeiras e não-financeiras referente à aquisição e ao consumo de recursos pela organização, fornece informações tanto para contabilidade gerencial quanto para a contabilidade financeira, pois a mesma recebe ou obtêm dados, acumula, analisa e interpreta, produzindo informações de custos para diversos níveis gerenciais.
2.3 DEFINIÇÃO DOS CONCEITOS BÁSICOS EM CONTABILIDADE DE CUSTOS
Custo
É um gasto relativo à bem ou serviço empregado na produção de outros bens ou serviços. Também é um gasto, mas é reconhecido como custo no momento da utilização dos fatores de produção para a fabricação de um produto ou para a execução de um serviço.
Despesas
São bens ou serviços consumidos para a aquisição de receitas. São itens que amortizam o patrimônio líquido e tem a propriedade de representar sacrifícios no processo de obtenção de receitas.
Perda
Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária.
Gasto
Holocausto financeiro onde a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega
...