Gestão empresarial
Por: Bruna Laiane • 20/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.309 Palavras (6 Páginas) • 382 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 GESTÃO EMPRESARIAL
3 O ATUÁRIO...........................................................................................................................5
3.1 ATIVIDADES DO ATUÁRIO..........................................................................................5
3.1.1 ATUÁRIA NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES...............................................6
4 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
O reconhecimento de uma empresa por parte da sociedade, do governo e instituições financeiras, depende de seu desenvolvimento; e para que uma empresa possa se desenvolver com estabilidade financeira, reconhecimento, responsabilidade social e fiscal; é necessário que haja uma constante manutenção do equilíbrio econômico. O equilíbrio econômico, por sua vez, depende do gerenciamento dos riscos que circundam a empresa, e é exatamente sobre a importância da gerencia de risco no contexto empresarial que pretendo tratar no presente trabalho, tendo em vista que, sem um gerenciamento responsável e meticuloso dos riscos, tanto as pequenas empresas como as grandes corporações que detém um grande poder de barganha, podem em determinados momentos se deparar com um grande desequilíbrio econômico, que pode se originar das formas mais remotas.
- GESTÃO EMPRESARIAL
A Gestão Empresarial é a atividade empresarial que através de diferentes indivíduos especializados, tais como: diretores institucionais, consultores, produtores, gerentes, entre outros, e de ações, buscam melhorar a produtividade e a competitividade de uma empresa ou de um negócio. Para que uma determinada gestão seja ideal e, portanto, alcance bons resultados, ela deve corrigir os problemas que possam afetar diretamente o sucesso da empresa e procurar a ajuda de especialistas para identificar esses problemas e buscar novas soluções e estratégias, entre outras questões.
Há quatro funções fundamentais que a administração da empresa deve cumprir para conseguir uma gestão eficiente que produza bons resultados; o planejamento, a partir do qual os recursos são combinados de modo a produzir novos projetos que possam ser rentáveis para a empresa. Em seguida, a organização, que é vital na hora de agrupar todos os recursos que conta a empresa para assim ter uma melhor ideia, promover que trabalhem em conjunto e on-line para obter um melhor aproveitamento e então esperar somente por bons resultados.
A comunicação, ou melhor, um bom nível de comunicação entre os administradores e os empregados; isto acaba por ser quase essencial quando se deseja um bom ambiente de trabalho e aumentar a eficiência. E por último o controle da gestão aplicado à administração, porque somente desta maneira é possível quantificar o progresso que tem sido observado, por exemplo, em relação aos objetivos pessoais que marcaram o início de uma estratégia ou plano.
Como gestão também se subentende que é o que leva a organizar, dispor, dirigir e dar uma ordem para que se consiga um determinado objetivo. Ao tratar do termo deve-se mencionar que a gestão é uma tarefa que requer esforço, alguns recursos, consciência e boa vontade para que se possa terminar esta tarefa. Utiliza-se a gestão para orientar a resolver um problema específico, a concretizar um projeto. A gestão também é usada para referir-se a direção e administração que se realiza em uma organização, empresa ou negócio.
Gestão também pode ser definida como um conjunto de regras para executar com a maior eficácia possível um negócio ou uma atividade empresarial; definitivamente trata-se de obter sucesso em qualquer empreendimento de caráter econômico, financeiro ou político.
- O ATUÁRIO
Atuário é o profissional especializado em matemática superior que atua, de modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos, políticas de investimentos e amortizações. E, em seguro privado e/ou social, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos financeiros e fixando prêmios, indenizações, benefícios e provisões (reservas) matemáticas, constituídas com a finalidade de garantir benefícios futuros aos segurados, tem a prerrogativa para desenvolver planos de seguros e de previdência, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos, fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas técnicas, e ainda, no mercado econômico-financeiro promover pesquisas e estabelecer planos e políticas de investimento e amortização. É o técnico especializado em matemática superior que atua, de modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos e políticas de investimentos e amortizações e, em seguro privado e social, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos e fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemáticas.
A formação básica do atuário está dentro dos campos matemático e estatístico, todavia são fundamentais os conhecimentos em todos os segmentos do mundo econômico, tais como: administração, contabilidade, legislação, processamento de dados, economia, comunicações e outros.
A profissão de Atuário foi regulamentada pelo decreto nº 66.408 de 3 de abril de 1970 e o decreto-lei nº 806, de 4/09/69 e reconhecida pelo MEC em 1970, tendo como data comemorativa no calendário oficial do país, o dia 3 de abril.
...