TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao financeira

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.926 Palavras (8 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        funções administrativas        

2.1        patrimônio        

2.1.1        FONTES DE RECURSOS        

2.1.1.1        ANÁLISES, DEMANDA E ESTRUTURAS DE MERCADO        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Com a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre o tema contexto empresarial, esse trabalho tem como objetivo abordar os aspectos principais do tema proposto, pode se afirmar que contexto empresarial com seus conteúdos, tem uma enorme importância ao estudante de ciências contábeis e ao empresário que deseja iniciar suas atividades empresariais.

Será abordado o conceito de funções administrativas, teórico que desenvolveu e principais mudanças ao longo do tempo, conceito de patrimônio, fontes de recurso, capital social, capital de terceiros, análise de mercado, demanda, oferta e equilíbrio, estruturas de mercado, e contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social, todos esses aspectos do contexto empresarial será abordado, desenvolvendo necessidades de se obter, um grande conhecimento de mercado a fim de não se cometer erros administrativos que podem levar o iniciante de uma atividade empresarial ao sucesso profissional ou ao contrario disso até mesmo a falência.


  1. FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Função administrativa é uma atividade infra legal ativa, de realização do interesse público. Henri Fayol propôs em seus estudos quatro funções administrativas ao administrador dentro de uma estrutura organizada, com a finalidade de alcançar a eficiência e a eficácia por meio da administração, constituindo o processo administrativo. São elas: planejamento, controle, organização e direção.

Planejamento: consiste em um processo administrativo onde se estabelece os objetivos ou as metas organizacionais e os melhores meios de alcança-los por meio da organização dos recursos disponíveis. É o planejamento que norteia a organização durante todo seu ciclo operacional utilizando-se da aquisição de informações provenientes do meio que a envolve da análise e interpretação dessas informações e da tomada de decisões. Planejar é prever o futuro e traçar um bom programa de ações.

Controle: função administrativa na qual a organização avalia suas realizações contidas no planejamento com o objetivo de mensurar, monitorar e acompanhar o sucesso ou os fracassos de suas atividades. Percebe-se então que o planejamento e o controle estão intimamente ligados. Entretanto o primeiro estabelece o que fazer e como fazer, e o segundo cria os meios pelos quais será feita a avaliação de como estão sendo feitas as atividades para a realização dos objetivos e metas organizacionais.

Organização: consiste em desenvolver métodos apropriados para melhor dispor dos recursos, não só materiais como também recursos humanos, necessários ao alcance dos objetivos e metas da organização de acordo com o plano estratégico. Esta relacionado ao ato de planejar .

Direção: para que as funções administrativas de planejar, controlar e organizar se efetuem, é necessário que outra função lhe dê o suporte para sua realização. Assim surge o papel da direção como função que guia as atividades dos membros da organização nos rumos adequados para o alcance dos objetivos organizacionais e pessoais de seus membros.

Entre as funções administrativas preconizadas por Fayol, planejar para ele era mais importante pois sem ela era como se as outras ficassem vazias. Ele entendia que as decisões tomadas no presente condicionavam os resultados futuros.

Henri Fayol, nasceu em 1841, e ainda muito jovem empregou-se na empresa mineradora S.A. Commenty-Fourchambaut. Fayol morreu em Paris, em 1925.

Seus conceitos sobre as funções administrativas perduram até hoje, com uma contribuição altamente positiva ao desempenho das organizações demonstrando longevidade, pois seus ensinamentos ainda fazem parte do currículo de todos os cursos de Administração.

  1. PATRIMÔNIO

Contabilidade é a ciência social que estuda e prática as funções de orientação, controle e registro aos atos e fatos da administração econômica. O objetivo da contabilidade é o estudo do patrimônio.

Patrimônio é tudo aquilo que é meu, a pagar, receber, o que eu tenho e esta em mãos de terceiros, mas é meu. O patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que uma entidade possui. Os bens (tudo aquilo que me pertence, que satisfaz uma necessidade minha, pode ser móvel ou imóvel, tangível e intangível) e os direitos (todos os valores, créditos que a empresa tem “a receber”) estão classificados no grupo do ativo. Já as obrigações (todos os valores, dívidas que a empresa tem “a pagar”) ficam no grupo do passivo.

Patrimônio líquido é o capital que os sócios aplicam ou aplicaram, na empresa, acrescentado dos lucros ou diminuindo dos prejuízos que se acumularam ao longo da vida útil da empresa.

Os elementos positivos do patrimônio são chamados de ativos e os elementos negativos são chamados de passivos. O patrimônio líquido aparece no lado direito, com elementos negativos por representar a diferença entre a parte positiva e a parte negativa, dando assim o equilíbrio na estrutura patrimonial.

Para D’Áuria (apud PADOVEZE, 2000,p.49) a “contabilidade é uma ciência que estuada e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (143.4 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com