Gestao financeira
Por: mariaramona • 20/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.859 Palavras (12 Páginas) • 256 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1.
INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 GESTAO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL 4
2.1.1 CONCEITO DE GESTAO FINANCEIRA 4
2.1.2 GESTAO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA 5
2.1.3 PRINCIPAIS DECISOES DE INVESTIMENTOS 6
2.1.4 RISCO E RETORNO 6
2.1.5 PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTOS 7
2.1.6 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A G..STAO 8
2.2 NOÇÕES DE ATUARIA 9
2.2.1 CONCEITO DE ATUARIA 9
2.2.2 PREVIDÊNCIA NO BRASIL 10
2.3 DIREITO EMPRESARIAL 10
2.3.1 SOCIEDADES EMPRESARIAS E SOCIEDADES SIMPLES 10
2.3.2 OBRIGAÇÕES DOS EMPRESÁRIOS E SOCIEDADES EMPRESARIAIS 11
3 CONCLUSÃO 13
4 REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
No cenário atual é necessário buscar profissionais qualificados para gerir a empresa. O presente trabalho aborda como o orçamento tornou-se uma peça importante na geração de benefícios para o futuro da empresa, assim como seus investimentos. Apresenta a maneira na qual é feita a gestão financeira dentro de uma empresa, como ela é importante para crescer e aumentar seu lucro.
Mostra quais as opções de investimentos que uma empresa tem atualmente e o que deve levar em conta na hora da escolha do investimento que se fará. Além disso, mostrará os riscos que a empresa tem durante seu funcionamento e como esses riscos implicam na hora da tomada das decisões.
Aborda sobre os tipos de sociedades, como elas devem se comportar na hora da abertura da mesma e as obrigações que empresários tem no momento que formam uma sociedade.
2.1 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
2.1.1 CONCEITO DE GESTAO FINANCEIRA
Uma das principais áreas funcionais da gestão das organizações. A essa cabe à análise, decisões e atuações relacionadas com os meios financeiros necessários à atividade da mesma. Sendo assim, a função financeira engloba todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controle de recursos financeiros para garantir a estabilidade das operações da organização e a rentabilidade dos recursos aplicados nela.
O objetivo da gestão financeira é o crescimento da empresa, através do esforço humano de maneira organizada com objetivos específicos. A gestão surgiu após a revolução industrial, quando os profissionais decidiram buscar solução para problemas que não existiam antes. Com o uso de vários métodos de ciências, para administrar os negócios da época, foi dado inicio a ciência da administração, pois se faz necessário o conhecimento e aplicação de modelos e técnicas administrativas.
A gestão é uma ciência humana, pois trata com grupos de pessoas e procura manter a interação entre elas com a estrutura da empresa e recursos existentes. Ela visa estruturar o sistema financeiro organizado e equilibrado, para que não ocorra risco da empresa sofrer sérios problemas financeiros. Com uma estratégia financeira, obtém-se uma soma de resultados mais elevado possível, para que a empresa produza e venda, para manter-se em atividade. Dessa forma, a maior importância da gestão financeira na empresa é de certificar-se que de quanto dinheiro ela necessita, como obter o mesmo e de que maneira vai emprega-lo para alcançar seus objetivos de forma ética, responsável e sustentável. Uma empresa não sobrevive sem uma gestão financeira correta.
2.1.2 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA
Atualmente, com o grande crescimento da competitividade é necessário se fazer uma gestão financeira de qualidade para alcançar o sucesso no negócio. Para isso é necessário que faça uso de ferramentas que norteiem o negócio, como é o caso do Fluxo de Caixa.
O fluxo de Caixa é uma ferramenta usada na administração financeira que auxilia a tomada de decisões e ajuda a melhorar o desempenho financeiro coma a otimização e alocação dos recursos da empresa. Sua estruturação é fácil, exige acompanhamento todos os dias para registrar a movimentação da mesma. É necessário que se reúna o saldo inicial, após isso se deve registrar as entradas e saídas de caixa, assim como vendas a vista e pagamento de alugueis, fornecedores, salario, impostos e outros.
Há programas que fazem o fluxo de caixa e ajudam na geração de outros demonstrativos financeiros. Apesar de uma planilha já ser o suficiente para o registro. É preciso criar um planejamento e sistematização na empresa para que exista um elo entre administrador e outros departamentos da mesma, além de ter que verificar analisar e registrar todos os tipos de movimentos financeiros. Com o fluxo de caixa já elaborado, pode-se fazer analises de como avaliar o melhor momento para certas tomadas de decisões como repor estoques, comprar ativos e fazer investimentos, para que haja desembolso juntamente com a geração de caixa, e a empresa não se afundar em dívidas.
O fluxo de caixa controla desvios, prevê aplicações que podem não ser eficientes para a empresa e apresenta a liquidez imediata da empresa. Por isso que essa ferramenta é tão importante na gestão financeira e para o sucesso
Porém, se a empresa não estiver organizada e com seus controles atualizados, o controle de caixa não é confiável nos três primeiros meses após adotado na empresa pois as projeções podem ficar superestimadas e despesas poderão não ter sido previstas.
2.1.3 PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTO
...